logo redação online

Vestibulares mais concorridos do Brasil: quais são?

vestibulares mais concorridos do brasil

Por significarem a oportunidade de escolher e buscar a carreira que irá nos acompanhar até o final de nossas vidas, os vestibulares são extremamente importantes na vida de qualquer estudante. Para se ter uma noção do quão procurados eles são, alguns têm quantidades enormes de inscritos — fazendo a competição ser dificílima.

E você imagina quais são os vestibulares mais concorridos do Brasil? Caso não saiba, não se preocupe; é exatamente isso que o Redação Online conta neste texto! Na sequência, além de listar os vestibulares mais concorridos do país, nós ainda falamos um pouco a respeito de cada um deles.

Para saber se o vestibular que você pretende disputar está na lista, é só continuar a leitura abaixo!

4 vestibulares mais concorridos do Brasil

1. ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) já é conhecido há alguns anos por ter um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Sendo realizado com o formato de duas fases, ele é tão procurado que a organização do vestibular aplica as provas em localidades distribuídas por 20 estados brasileiros — o que não é muito comum em outras provas.

Vale citar ainda que a busca pelo ITA é mais comum entre alunos que desejam seguir a carreira militar, especialmente em áreas ligadas à engenharia. Além de ser uma instituição de ensino prestigiada em todo o Brasil, o ITA é especializado em cursos do setor aeroespacial.

2. Fuvest

De todos os vestibulares da lista, este é o único que não é organizado pela universidade em si, mas sim por outra fundação. Para quem não sabe, a prova da Fuvest é a que dá acesso à USP. Ela está diretamente ligada à Universidade de São Paulo e seu vestibular é exclusivo para esta universidade.

Para se ter uma ideia do tamanho da concorrência, basta olharmos para os números. O curso de medicina, que é o mais concorrido em praticamente todos os vestibulares brasileiros, teve uma disputa de 154 candidatos por vaga no último ano.

Além disso, para que um candidato fosse aprovado para a segunda fase, ele deveria ter acertado pelo menos 78% da primeira prova.

3. Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) segue o padrão das anteriores — estando localizada em São Paulo. Outra similaridade com as outras universidades desta lista é que há mais de uma fase de provas. Um dado que deixa claro o tamanho da concorrência é o número de inscritos, que, no último ano, superou os 63 mil.

Mas o que realmente choca são, mais uma vez, os números do curso de medicina. Também na última edição da prova, a disputa foi de 308 candidatos por vaga. Fica clara a importância da dedicação nos estudos, certo?

4. Unesp

Encerramos com mais um vestibular paulista, o da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp). Ele segue o mesmo modelo que já vimos nos outros vestibulares citados, tendo múltiplas provas e com um número de inscritos superior a 60 mil.

Acontece que, embora  a diferença seja pouca, o curso de medicina da Unesp é ainda mais concorrido que o da Unicamp — com 310 candidatos disputando cada vaga.

E você já sabia que estes são os vestibulares mais concorridos do Brasil? Caso tenha algum deles como objetivo, agora você já sabe o quanto deve se esforçar. E, durante seus estudos, nunca se esqueça da importância da redação! Ela pode fazer toda a diferença na sua nota final.

Caso esteja buscando formas de melhorar as suas redações, saiba que você pode contar com o Redação Online! Nossa plataforma de correção de redações é capaz de fazer com que você melhore suas notas exponencialmente.

Para saber mais, entre em contato conosco!

POSTS RELACIONADOS