Estude com o Redação Online em 2021! Aproveite nosso cupom de desconto VOUPASSAR35 em qualquer plano do site.

SISU: O que é e como funciona?

por | abr 5, 2021

Saiba como funciona o SISU e confira estratégias para aumentar suas chances de garantir uma vaga a universidade pública por meio do processo seletivo!

Entre os dias 6 e 9 de abril estarão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção UnificadaSisu. Ele é o sistema informatizado do Ministério da Educação em que instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos são selecionados de acordo com as suas notas no exame. Assim, aqueles com a melhor classificação entram na universidade.

Veja as informações importantes sobre o Sisu e também conheça algumas estratégias para que você consiga a sua tão sonhada vaga. Boa leitura!

Quem pode participar?

Você está elegível a se inscrever no Sisu se:

  • participou do último Enem;
  • tirou nota maior que zero na redação;
  • não seja treineiro.

Se deu check nessas três situações, você já pode criar a sua conta gov.br para poder se inscrever no programa lá em abril.

Como funciona?

Antes de mais nada, saiba que não é cobrado qualquer valor para se inscrever no Sisu, portanto, cuidado com golpes! O site oficial para fazer a inscrição é sisu.mec.gov.br!

Escolha até duas opções de curso. Enquanto o sistema de inscrições estiver aberto, você pode alterar essas escolhas.

A distribuição das vagas vai obedecer a Lei de Cotas (Lei n. 12.711/2012). Além disso, atendendo à política de ações afirmativas, há instituições que oferecem vagas reservadas. Outras, por sua vez, adotam bônus na nota do candidato. Isso significa que é feito acréscimo de 10 a 20% na nota final do Enem para candidatos de escolas públicas da região em que a universidade está sediada.

Outra situação a que você deve estar atento na hora de se inscrever é que algumas instituições podem determinar pesos diferentes nas notas de acordo com o curso escolhido. Por exemplo, enquanto o curso de Física pode dar um maior peso para as notas de Ciências da Natureza, um curso de Medicina pode requerer média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos. Esses critérios serão especificados conforme o termo de adesão do local pretendido com o MEC.

No site oficial do Sisu você já pode conferir a lista de vagas preliminar. Acesse e já vá planejando a sua inscrição!

Nota de corte

A nota de corte serve como uma referência para que o candidato monitore diariamente a sua inscrição. Isso porque, conforme as pessoas vão se inscrevendo, as suas chances de entrar na universidade podem aumentar ou diminuir em determinada instituição.

Assim, a partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso. Essa nota corresponde à menor nota para que você fique entre os selecionados na opção escolhida de um curso. Essa nota é resultado do número de vagas e do total de candidatos inscritos.

Estratégias para aumentar as chances de conseguir vaga via Sisu

O Sisu é uma grande oportunidade para quem não conseguiu ou não pretende tentar uma vaga fazendo vestibular. Com esse programa governamental, você não se limita a apenas uma instituição, mas sim consegue se inscrever em qualquer universidade pública do Brasil. Desse modo, suas chances de iniciar uma graduação aumentam bastante.

Onde estudar?

Em primeiro lugar, pense se existe a possibilidade de você se mudar de cidade. Isso mesmo, pode ser uma decisão difícil, mas nem tanto, já que é comum esse trânsito de estudantes entre cidades, especialmente quando a sua cidade natal não oferece o curso pretendido ou mesmo quando não existe universidade nela.

Acontece que, em algumas situações, a nota do candidato não é suficiente para passar em uma universidade na sua localidade, mas com ela é possível entrar em uma que fique em outra cidade ou estado. Se você tem essa oportunidade, liste os locais para onde possa ir. Lembre-se de que deve considerar toda a situação financeira que essa decisão implica (aluguel, dinheiro para despesas básicas e a própria mudança, por exemplo).

Faça simulações

A partir da divulgação das notas do Enem 2020, e teste se a sua nota é suficiente para o curso pretendido em um simulador on-line, seja em primeira ou segunda opção. Evidentemente, as notas não serão exatamente as mesmas no site oficial, uma vez que essas simulações são feitas com notas de edições anteriores. De qualquer modo, é uma maneira de você aplacar a ansiedade e também não ser pego de surpresa na hora de fazer a inscrição para valer.

Lembre-se: a simulação não é só uma forma de se prevenir sobre o que pode acontecer, mas o que vale MESMO são as informações oficiais do site do Sisu após abertura das inscrições.

Acompanhe a nota de corte todos os dias

Como já dissemos, diariamente o Sisu calcula (a partir do segundo dia) a nota de corte, que pode colocá-lo ou não entre os aprovados. Assim, você pode acompanhar se ainda tem chance de seguir com o mesmo curso em que se inscreveu ou se precisará fazer alterações – de curso ou de universidade – na sua inscrição. Desse modo, há mais chances de encontrar a vaga perfeita pra você.

Portanto, olhe todos os dias o site de inscrições, e não se esqueça que qualquer alteração só pode ser feita até o término das inscrições. Para aproveitar ao máximo essa estratégia, não deixe para se inscrever no último dia. Quanto antes você estiver inscrito, melhor poderá acompanhar essa “flutuação” das notas de corte e assim tomar decisões mais assertivas.

Então, coloque o despertador, anote na agenda e inscreva-se no primeiro dia!

Atenção para a lista de espera e novas chamadas

Por fim, faça bom uso da sua escolha em segunda opção. Atente-se ao fato de que não é mais possível ficar na lista de espera da primeira opção se você passar para a segunda. Então, coloque um curso que você realmente tenha interesse em cursar nas duas – afinal, trata-se do seu futuro profissional.

Também é possível tentar o mesmo curso como primeira e segunda opção, mas em turnos diferentes, caso a instituição ofereça essa possibilidade. É importante que você entenda que só vai ficar na lista de espera se não for aprovado em nenhuma das opções apontadas na inscrição.

Estando na lista, acompanhe pelos canais oficiais das universidades em que você tentou as novas chamadas que são lançadas, pois há sempre a chance de alguém que passou desistir por algum motivo e assim outras pessoas são convocadas a assumir as vagas remanescentes. Confira todas as chamadas, que podem ser feitas aos poucos, até mesmo próximo ao final do primeiro semestre de aulas. Fique de olho aberto!

Esperamos que com essas dicas você se programe e receba aquela notícia mais aguardada: VOCÊ FOI APROVADO(A). Que esse seja apenas o começo da realização do seu sonho! Boa sorte!

Assine um plano do Redação Online
<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online

Posts relacionados

Como estudar redação para o Enem 2021?

Como estudar redação para o Enem 2021?

Vai fazer o ENEM 2021? Então você deveria aprender como estudar redação, pois ela representa 20% da nota total da prova! Diferentemente do que todo mundo imaginou, 2021 também será um ano de muitos desafios para quem fará o Enem. Certamente, todo mundo queria já estar...

Como funciona o ProUni?

Como funciona o ProUni?

O ProUni é um dos processos seletivos mais importantes ligados ao Enem! Confira a seguir como funciona! Criado em 2004 pelo governo federal, o Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de graduação e de...

Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM