Qual a pontuação no Enem necessária para passar em medicina?

por | jun 8, 2021

Saiba qual pontuação você deve fazer no ENEM para passar em medicina!

O curso de medicina, tradicionalmente, é um dos mais concorridos nos vestibulares do Brasil. Para se ter uma ideia, na UEL (Universidade Estadual de Londrina), em 2021, o vestibular teve cerca de 265 candidatos por vaga. É bastante concorrência, não é mesmo? Porém, com as novas formas de ingresso nas faculdades via Sisu e Prouni, por exemplo, mais oportunidades de conseguir a sonhada vaga são possíveis. Mas você sabe qual a pontuação Enem necessária para passar em medicina? Venha com a gente que vamos contar como você pode tentar garantir a sua.

No Sisu 2021, o curso de medicina teve a maior nota corte para ingressar na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A pontuação Enem mais alta para a vaga foi de 952,51, liderando o ranking. Para saber um pouco mais sobre essa disputa, você também pode acessar o comparativo das notas de corte dos cursos de medicina no Sisu 2021. Nele, foram consideradas as vagas relativas à ampla concorrência, mas já serve como uma base sobre a pontuação que você deve atingir quando chegar a sua vez.

Mas o que é a nota de corte?

A nota de corte equivale à menor nota que um candidato precisa ter para conseguir disputar por uma das vagas disponíveis na instituição de sua escolha. Para Medicina, estima-se que é necessário ter cerca de 70% de acertos no Enem para obter mais chances no Sisu. No ProUni também há notas de corte para pleitear as bolsas de estudos integrais ou parciais. Embora para se inscrever seja necessário apenas ter no mínimo 450 pontos e não ter tirado zero na redação, com essa pontuação no Enem é pouco provável que se consiga uma vaga em medicina. Tenha em mente que nos últimos anos a nota do Enem necessária para conseguir uma bolsa do ProUni nesse curso teve uma variação de 720 até quase 800. Então, será necessário que você consiga fazer quase o dobro da nota mínima para ter mais chances.

Neste ano, uma estudante de Uberaba que disputava uma vaga em medicina pelo Sisu produziu uma planilha com as notas de corte para o curso. Com base nos dados dos canais oficiais das instituições, ela analisou todas as notas de corte e depois divulgou o seu método, que acabou viralizando, conforme divulgado pelo Jornal da Manhã. Você pode consultar a planilha dela para ter mais informações, que depois incluíram a situação das pessoas que disputam as vagas por cotas.

Como a redação pode melhorar a nota geral do Enem?

Muitas pessoas tentam vagas em que a disputa não seja tão grande para tentar ingressar na universidade logo. Outras, no entanto, apostam na carreira dos sonhos desde o começo e, assim, investem seu tempo e energia para conseguir alcançá-la. Para boa parte dos estudantes brasileiros, uma nota alta no Enem pode colocá-los mais próximos de realizarem seus sonhos profissionais. Por isso, ir muito bem nas provas é primordial.

E a redação, como você que nos acompanha já sabe, equivale a 20% da média geral do Exame Nacional. Então, é evidente que ela é muito importante, especialmente para quem busca uma vaga no curso de medicina. Além de ir muito bem em todas as demais provas, a redação precisa atingir os níveis mais altos em todas as competências para, dessa forma, garantir uma pontuação acima de 730.

O que fazer para tirar uma boa nota na redação do Enem?

Vamos relembrar as 5 competências e dizer como você pode atingir os níveis mais altos em cada uma delas para assegurar uma boa nota na redação. Anote aí e veja se já está fazendo o possível para ter uma boa pontuação Enem para medicina!

Competência 1

Avalia o domínio da modalidade formal da língua portuguesa na escrita. Quanto menos desvios e melhor a estrutura sintática das suas orações, maiores são as chances de chegar a 200 pontos nessa competência. São permitidos até 2 desvios e uma falha de estrutura para atingir o nível 5.

Competência 2

Avalia se o participante compreendeu a proposta de redação. Além disso, verifica-se se ele soube aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para fazer um bom desenvolvimento, dentro da estrutura dissertativo-argumentativa. Ou seja, aqui é analisado se foi atendido o tipo textual solicitado e se houve bom uso de repertório sociocultural, produtivo e pertinente ao tema. Quem está se preparando para ingressar em medicina certamente está também ampliando seu repertório. Isso é fundamental para conseguir 200 pontos nessa competência. Então, não tem outro jeito: é preciso também treinar muito a escrita!

Competência 3

Este quesito avalia se o estudante conseguiu selecionar, relacionar, organizar e interpretar as informações, os fatos e as opiniões para defender o seu ponto de vista. Em outras palavras, avalia-se a coerência do projeto de texto e o nível de desenvolvimento da argumentação.

Competência 4

Avalia se houve uso diversificado de elementos coesivos. Os níveis mais altos nessa competência são atingidos quando o participante faz uso de expressivos elementos coesivos inter e intraparágrafos, com raras repetições e sem inadequações, com pelo menos 2 momentos com operadores argumentativos entre os parágrafos e 1 elemento coesivo de qualquer tipo dentro de todos os parágrafos.

Competência 5

A nota máxima nessa competência acontece quando os 5 elementos obrigatórios da proposta de intervenção aparecem no texto. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito e um detalhamento.

Prepara-se para vencer!

Lembre-se: não é porque é difícil que é impossível! Portanto, mesmo sendo um curso bastante disputado, você tem chances, sim, de conseguir a sua vaga em medicina! Estude bastante e não se esqueça de treinar muito a redação! Ela pode elevar bastante a sua pontuação Enem geral, então dê atenção a ela no seu cronograma de estudos. E conte conosco para aumentar ainda mais a sua média. Conheça os nossos planos! Nós temos um especial para quem quer cursar medicina, o ENEM VIP! Aproveite!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ad-3-1-1024x536.jpg

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM