Como conseguir um bom estágio?

por | abr 1, 2022

Existe um estereótipo entre os jovens: o estágio é uma perda de tempo, no qual você precisa carregar documentos, tirar fotocópias, fazer um trabalho desnecessário por várias horas. Nos filmes norte-americanos, vemos os estagiários em estilo informal, às vezes de patins no escritório, sonhando em encontrar com o CEO da empresa na sala de café.

Neste artigo, iremos desmistificar o conceito de estágio e mostrar que ele não é como nos filmes. Além disso, daremos dicas de como conseguir um bom estágio, onde procurar tais ofertas e no que você deve prestar atenção para que as expectativas e a realidade coincidam. Anote as nossas dicas e obtenha uma experiência valiosa, além de uma linha de bônus em seu currículo e, quem sabe, até uma oferta para um emprego permanente.

O que é um estágio?

Para começar, vamos descobrir o que é um estágio, quem pode se candidatar e ser chamado de estagiário. Estágio é o ato educativo escolar supervisionado e desenvolvido no ambiente de trabalho, com o objetivo de preparação do estudante para o mercado de trabalho, seja ele do ensino superior, médio, técnico ou dos anos finais do ensino fundamental.

Neste caso, é celebrado um termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino. Cabe à entidade de ensino avaliar as instalações, zelar pelo cumprimento do termo de compromisso e do plano de atividades do estagiário, que é anexo ao termo.

É atribuída uma bolsa de estudos ao estagiário, que é paga nos termos previstos do termo de compromisso. Para o estágio na empresa, em regra, é atribuído ao estagiário um professor orientador: cabe a ele o acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário.

Onde procurar vagas de estágio?

Vale a pena começar pelas expectativas: o que você quer obter com o estágio? Novos conhecimentos, uma linha no seu currículo, conhecer novas pessoas ou um possível emprego permanente no futuro?

Anote os critérios que são importantes para você! Isso o ajudará a não se perder na diversidade de “equipe amigável e unida” e “ambiente informal”. Se você não sabe o que quer, tudo bem! Você pode descobrir durante o processo de busca, lendo a descrição das vagas atentamente e pesquisando sobre as empresas.

Uma vez que você tenha decidido seus objetivos, surge a pergunta: onde um estudante deve procurar um estágio? Aqui estão os métodos gerais:

Sites oficiais das empresas

Bancos, empresas, indústrias, na área de TI, agências de marketing. Em geral, grandes organizações têm seções intituladas “carreira”, “trabalhe conosco” ou ”vagas”. Nestas seções, você encontra informações sobre vagas e estágios, além de entender a faixa de salários e bônus para cargos juniores.

Grupos de empresas nas redes sociais

Grandes marcas estão interessadas em recrutar jovens talentosos. Para isso, as empresas criam departamentos separados de promoção de carreira. Esses recursos falam sobre oportunidades e perspectivas de carreira para os alunos, convidam-nos a participar de eventos da empresa e falam sobre benefícios de trabalho de diferentes maneiras.

Um dos meios são as redes sociais. Muitas empresas têm grupos no LinkedIn, por exemplo. Canais semelhantes podem ser encontrados no Telegram e no Instagram.

Feiras de emprego

Em tempos pré-pandemia, as feiras de emprego eram realizadas presencialmente nas universidades ou em espaços da cidade. Informações sobre tais eventos podem ser encontradas nos canais de comunicação da instituição de ensino. Agora, as feiras de emprego são realizadas de forma remota com sucesso.

A vantagem das feiras é a comunicação pessoal. Você pode responder pessoalmente a perguntas de interesse de gerentes de RH, por exemplo, e pode conhecer várias empresas ao mesmo tempo, deixar seus contatos e currículo.

Sites de busca de emprego

Estágios em sites de busca de emprego não são comuns, mas existem. Aqui, você já precisa entender exatamente o que está procurando. Ao acessar estes sites, você insere o nome da especialidade desejada na barra de pesquisa e escolhe as condições de trabalho e ofertas dos empregadores, no caso, uma vaga de estágio.

  • Trouxemos como sugestão um site internacional de busca de empregos: o Jooble adiciona diariamente vagas de mais de 250 mil sites de todo o mundo, incluindo do Brasil. As fontes incluem sites corporativos de empresas, redes sociais, fóruns de discussão e outros recursos. Assim, todas as ofertas de emprego ficam disponíveis em um só lugar.

Aqui, por exemplo, você encontra estágios atuais no Brasil. Boa busca!

Dicas para o processo seletivo de estágio

Encontrar o estágio certo é metade da batalha. Agora, vamos descobrir como conseguir, de fato, esse estágio. As etapas de seleção e os critérios de avaliação em várias empresas costumam ser padronizados e rigorosos.

Para conseguir um estágio, geralmente você precisa passar por uma seleção competitiva em várias etapas, que pode incluir o preenchimento de um questionário ou currículo, a escrita de uma redação, a aprovação em um teste e/ou uma entrevista.

Como escrever um currículo de estágio?

Existem dois erros típicos em currículos de jovens candidatos: pouca informação ou, inversamente, muita informação. Um gerente de RH analisa dezenas de currículos de candidatos todos os dias, e seu perfil deve ser cativante, conciso e compreensível.

entrevista de estágio

O que o currículo de estágio precisa ter?

Um currículo é um documento que precisa ter uma estrutura clara. Essa estrutura ajuda os recrutadores a encontrar as informações de que precisam mais rapidamente. Pensa bem nesta estrutura pode aumentar as suas chances de sucesso.

  • Informações de contato

Digite seu nome completo sem abreviações, as informações devem indicar várias formas de contato. Certifique-se de verificar a exatidão dos dados especificados. Mais da metade dos gerentes de RH visualiza contas de mídia social: certifique-se de criar uma conta no LinkedIn e de verificar se está tudo certo com suas outras contas.

  • Uma foto

Que bom que você conhece a Bahia, que você tem um abdômen malhado e o cachorro mais fofo do mundo: mas o recrutador não precisa saber disso! Sua foto deve ser em estilo comercial, onde o rosto fique bem visível, sem detalhes desnecessários. A mesma dica vale para foto do LinkedIn!

  • Experiência de trabalho

Muitas vezes, os jovens candidatos deixam a seção em branco, o que reduz significativamente as chances de um convite cobiçado. Se não houver experiência formal de trabalho, indique informal: educacional, cursos on-line, trabalho de pesquisa, supervisão de cursos juniores, assistência no departamento, programas de voluntariado, auxílio em eventos, trabalhos informais – tudo isso pode ser apresentado como competências ao empregador.

  • Habilidades-chave

Você não deve mencionar resistência ao estresse e habilidades de comunicação, bem como habilidades elementares, como a capacidade de usar e-mail. Especifique as habilidades específicas necessárias para concluir as tarefas do trabalho.

Onde estudantes podem fazer estágio?

Se você é estudante e está pensando em sua futura carreira, recomendamos que você participe de processos seletivos de estágio para grandes empresas. Elas serão capazes de lhe dar uma experiência inestimável e uma vantagem que será muito útil para você após a formatura.

Os graduados com experiência de estágio são sempre considerados em primeiro lugar para emprego em qualquer empresa! Confira algumas sugestões de onde fazer estágio:

  • Estágio bancário
  • Estágio de marketing
  • Estágio em manufatura
  • Estágio em uma empresa de TI

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM