Com base nos textos motivadores abaixo, produza uma redação dissertativo-argumentativa sobre o tema: transporte público no Brasil.

correção de redação

Texto 1

Atualmente no Brasil estamos enfrentando grandes problemas relacionados principalmente com o transporte público, esses problemas vão desde a má prestação de serviços pelas empresas de transporte coletivo, ao grande número de veículos que não param de aumentar transitando por nossas cidades e centros urbanos.

Se fossemos enumerar a quantidade de problemas que sofre a nossa sociedade hoje, em virtude dessa desordem urbana relacionada com o trânsito, um artigo apenas seria muito pouco para tanto. Estudos comprovam que um dos meios de transporte mais seguro e de baixo custo para a população é o transporte ferroviário. Países de primeiro mundo utilizam esse meio como um dos principais para transporte de passageiros e de cargas, o Brasil mesmo já comprovou essa eficiência a vários anos atrás. Mas, para incentivar a produção de veículos de carga e o transporte rodoviário, deixou de lado a manutenção e o interesse pelo transporte ferroviário.

Diante desses fatos apresentados ficam os seguintes questionamentos: Quem ganha com a desativação e privatização da rede ferroviária? Por que as autoridades competentes não elaboraram ainda algum tipo de programa visando à reativação desse serviço? Já que sabemos que além de melhorias na qualidade, pode também prestar um serviço a preço acessível à população.

redacao-online-enem

Fonte: http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/atualidades/transporte-publico-no-brasil.htm

Texto 2

Os engarrafamentos colossais, uma chaga que se reproduz cada vez mais nos grandes centros urbanos do País, são frutos de um novo e velho Brasil. A elevação do poder aquisitivo da população e as facilidade para se comprar um automóvel fazem parte deste novo País. De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), a frota brasileira de automóveis e motos deve dobrar até 2025.O conhecido Brasil da falta de investimentos em transporte público, dos ônibus e trens sucateados e do planejamento urbano restrito também contribuem para atar ainda mais o nó do trânsito nas ruas e estradas brasileiras. Nos últimos 10 anos, segundo a pesquisa do Ipea, o uso dos veículos coletivos desabou em 30%. 

Fonte: http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/transporte-brasil/

Texto 3

Cinco dados mostram como o transporte público ainda não é prioridade no Brasil:

  1. 57,2% das distâncias percorridas pelas pessoas é feita em transporte público.
  2. O transporte coletivo representa 29% das viagens, mas consome 49% do tempo gasto pelas pessoas
  3. 72% de toda a energia consumida em transportes em um ano foi gasta por automóveis.
  4. Transporte individual é responsável por 77% dos gastos públicos com mobilidade.
  5. Transporte individual provoca custo de acidente de trânsito 6 vezes maior que o coletivo.

Os dados estão entre os números apresentados no relatório Sistema de Informações da Mobilidade Urbana, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Fonte: http://www.huffpostbrasil.com/2014/08/04/cinco-dados-mostram-como-o-transporte-publico-ainda-nao-e-priori_a_21673352/

ESCREVER SOBRE ESTE TEMA!

Comentários do Facebook