Texto 1:

O problema social das drogas ilícitas desafia o papel da entidade familiar e avoca a responsabilidade do Estado enquanto fomentador de ações e políticas públicas destinadas à satisfação dos direitos e garantias fundamentais do indivíduo. Difícil, então, é determinar uma técnica eficaz de repressão ao comércio desse tipo de substância, pois mesmo tipificado como crime, trata-se de uma fonte altamente rentável e sedutora. Argumenta-se que a sociedade contemporânea – pautada na informação – é fator determinante para a propagação do tráfico e abuso de drogas. Nesse contexto, exige-se uma atuação constante das instituições sociais (família e Estado) no processo de incentivo à educação e de construção de uma comunidade civil independente. 

Fonte: http://www.jornaldocomercio.com/site/noticia.php?codn=45303

Texto 2:

A pesquisa “Panorama Nacional, a Execução das Medidas Socioeducativas de Internação” foi realizada pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF) e pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ). O levantamento foi realizado por uma equipe multidisciplinar que visitou, de julho de 2010 a outubro de 2011, os 320 estabelecimentos de internação existentes no Brasil, para analisar as condições de internação de 17.502 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de restrição de liberdade. Durante estas visitas, a equipe entrevistou 1.898 adolescentes internos.

Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/04/75-dos-jovens-infratores-no-brasil-sao-usuarios-de-drogas-aponta-cnj.html

Com base nos textos motivadores e no seu conhecimento, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema: Drogas ilícitas na sociedade contemporânea.

QUERO APRENDER REDAÇÃO!

Comentários do Facebook