Texto I

A Agricultura Familiar consiste em uma forma de organização social, cultural, econômica e ambiental, na qual são trabalhadas atividades agropecuárias e não agropecuárias de base familiar, desenvolvidas em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas, gerenciadas por uma família com predominância de mão de obra familiar e que apresenta papel relevante para o desenvolvimento do País.

Fonte: http://www.bancoamazonia.com.br/index.php/agricultura-familiar

Texto II

“O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) definiu, na última semana, o planejamento para o ano 2018 em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. De acordo com a prefeitura, cerca de 1 mil famílias em estado de vulnerabilidade social e 42 entidades sociais do município serão beneficiadas com os alimentos a partir de janeiro.

O PAA tem como objetivo comprar produtos da agricultura familiar da região e distribuí-los gratuitamente para famílias e entidades previamente cadastradas.

Em Ariquemes, o PAA começou a funcionar em 2013, com a finalidade de colaborar com o fortalecimento da agricultura familiar. Segundo o coordenador do Banco de Alimentos do município, Oade Lucas, o número de produtores que contribuem com o programa só tem aumentado desde o início da ação no município. […]”

Fonte: https://g1.globo.com/ro/ariquemes-e-vale-do-jamari/noticia/cerca-de-1-mil-familias-vao-receber-alimentos-da-agricultura-familiar-em-ariquemes-ro.ghtml

Texto III

“Agricultores familiares e assentados da reforma agrária são os dois principais grupos responsáveis pelo aumento da produção de alimentos orgânicos no Brasil, que neste ano deve ultrapassar os 750 mil hectares registrados em 2016.

Segundo a Coordenação de Agroecologia (Coagre) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no ano passado foram registradas 15,7 mil unidades com plantio orgânico no país, mais do que o dobro das 6,7 mil computadas em 2013.

‘Os assentados da reforma agrária têm uma clara preferência em incentivar a produção orgânica. A ideia deles é produzir alimento com qualidade e preço acessível, não é uma visão elitista’, afirma Suiá Kafure da Rocha, especialista em políticas públicas e gestão governamental da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

Segundo ela, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está para se tornar o maior produtor de orgânicos do país, tendo como companhia a agricultura familiar. ‘O perfil dos agricultores familiares se encaixa com a agricultura orgânica. Junto com os assentados, são os dois pilares da revolução orgânica, é o público que mais produz.’ […]”

Fonte: http://cartacampinas.com.br/2017/03/mst-e-agricultores-familiares-mst-mst-sao-os-maiores-produtores-de-alimentos-organicos-do-brasil/

Texto IV

“[…] ‘O sistema alimentar ou a soberania alimentar e nutricional só serão construídos efetivamente a partir do momento que nós tivermos fortalecido o modelo de agricultura familiar’. A afirmação é do conselheiro Marcos Rochinski, representante do grupo de trabalho organizador da 4ª Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Durante sua fala na abertura do evento, cujo tema foi ‘Agricultura Familiar e Compras Públicas’, ele apresentou indicadores da atividade rural no Brasil e detalhou a importância da produção familiar camponesa. ‘Esse modelo é mais viável porque, além de produzir alimentos saudáveis, gera trabalho e renda’, ressalta.

Rochinski é líder na criação da Frente Sul da Agricultura Familiar dos Estados do Sul. Em entrevista ao Consea, ele destacou que a agricultura familiar representa a base da alimentação no país. ‘O agricultor familiar produz cerca de 70% dos alimentos que compõem a cesta básica do brasileiro. Quando você for comer, separe 70% daquele alimento e imagine se os outros 30% são suficientes para matar a fome. Esse é o exercício que o povo brasileiro precisa fazer’. […]”

Fonte: http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/entrevistas/2017/agricultura-familiar-representa-base-da-alimentacao-dos-brasileiros-diz-conselheiro

Texto V

Fonte: https://latuffcartoons.wordpress.com/2012/07/12/charge-voce-sabe-o-que-e-agroecologia/

Com base nos textos motivadores e no seu conhecimento, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema: Agricultura familiar no Brasil.

ESCREVER SOBRE ESTE TEMA!

Comentários do Facebook