logo redação online

Prepare-se: UNESP

O que você precisa saber para fazer AQUELA Redação no vestibular da Unesp. Vamos de Prepare-se: UNESP!

A prova de redação da Unesp é realizada, geralmente, na segunda fase do vestibular e costuma cair no segundo dia de provas, que, nesse ano, acontecerá nos dias 17 e 18 de dezembro. Então, tá pronto pra ser bixo? Sim?! Então confira as nossas dicas.

redacao-online-enem

 

Para essa prova é importante que, acima de tudo, que você esteja bem preparado emocionalmente, pois a redação vale muitos pontos e você já estará cansado da maratona de estudos e de provas. Engata a primeira marcha, não dê bobeira e bola pra frente, afinal são 28 pontos em jogo, dentre os 100 totais dos dois dias de segunda fase.

A Unesp costuma pedir um texto dissertativo, o que facilita na hora de se preparar para a prova. Só não vale esquecer que uma dissertação é um texto argumentativo, o que te obriga a desenvolver uma ideia (ou questionamento) e, óbvio, a conclusão, que deve estar de acordo com os argumentos expostos.

Se você vai prestar mais de um vestibular, com toda certeza vai ver que os critérios de avaliação da redação para a Unesp são bem parecidos com os de outros vestibulares, mas não custa nada darmos uma conferida pra você re-re-re-re-lembrar:

  1. Abordagem da proposta e do tema: Nesse item, você vai ser avaliado se o seu texto está articulado com a proposta de redação e com os textos de apoio.  Também vai ser avaliado a reflexão que você fez em seu texto, as ideias expostas.
  2. Desenvolvimento: Nesse critério, você vai ser avaliado quanto ao modo como construiu sua argumentação, e se seu texto está bem desenvolvido de acordo com a estrutura base de uma dissertação: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  3. Domínio da escrita: vale ficar atento a esse critério e não perder ponto por bobeira, pois nesse item vai ser avaliado se sua escrita está de acordo com a norma culta da língua e com os elementos de coesão. Por isso, revise seu texto antes de entregar.

Sobre os temas, assim como em outros vestibulares, eles são relacionados a assuntos de destaque na mídia e nas redes sociais. Eles são temas de cunho políticos ou sociais, portanto. Aqui, colamos os cinco últimos temas de redação da Unesppra você ter uma ideia melhor do que estamos falando:

2016 – Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização? – (Esse aqui tá ali embaixo, ó, pra você praticar. Lembrando que esses temas ficam disponíveis dentro da nossa plataforma de correção também).

2015 – O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil.

2014 – Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?

2013 – Escrever: o trabalho e a inspiração.

2012 – A bajulação: virtude ou defeito?

Certamente, você consegue relacionar esses temas com assuntos que rolaram em sua timeline, ou que você viu no jornal nacional, ouviu na parada de ônibus, essas coisas? Por isso, é importante ficar atento e bem atualizado, assim, você não terá grandes surpresas durante a prova. Mas perceba também que os temas podem ter um cunho mais filosófico, como no caso do tema sobre bajulação e também no tema que discute sobre corrupção política (o crime seria reflexo da cultura brasileira).

Ah, pra finalizar, se você está preocupado em ser um vacilão e zerar a redação, fique tranquilo: a redação só é anulada em casos muito específicos. Aqui vão eles: fuga do tema, letra ilegível, texto com menos de sete linhas ou identificação da autoria da redação em qualquer ponto da folha.

Tema da Redação UNESP 2016:

Já escreveu sua redação utilizando o tema da UNESP? Não sabe se é uma redação vencedora? Então envie para nós que nossos corretores ESPECIALIZADOS irão corrigir e comentar para você!

O que achou de nosso texto sobre Prepare-se: UNESP?

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes