logo redação online

Repertórios para o tema: ”Falsidade ideológica”

falsidade ideológica 2

Quando lemos o título “Falsidade ideológica”, o termo nos parece pomposo e, por isso, um tanto quanto fora de nossa realidade. Não imaginamos que alguém que está próximo de nós esteja (ou esteve) praticando o que a lei denomina de falsidade ideológica.

Mas, se com a leitura dos textos motivadores você ainda não notou, certamente com as próximas indicações reconhecerá um caso ou outro que pode se enquadrar no termo. A ocorrência da falsidade ideológica é mais comum do que parece.

Do aspecto legal às “pequenas infrações” do dia a dia, nossas sugestões trazem situações diversas, desde aquelas que parecem “inocentes” até aquelas com grande potencial de prejudicar bastante gente.

Estamos na torcida para que este material te ajude a desenvolver uma ótima redação.

CONFIRA O TEMA CLICANDO AQUI!

Repertório sobre falsidade ideológica: 1- Definição simplificada de falsidade ideológica.

Disponível em:

Acesso em 15/09/2020.

A definição de falsidade ideológica extrapola o sentido que o dicionário da Língua Portuguesa dá a essas duas palavras. Nosso Código Penal nos fornece todas as explicações necessárias do que é ou não falsidade ideológica no artigo 299.

Sabemos o quanto o entendimento das leis é algo complicado, por isso, resolvemos trazer a definição de falsidade ideológica por meio de um vídeo simplificado, que te ajudará a compreender mais rapida e aprofundadamente o que esse conceito realmente significa.

Aliás, o canal do professor Diego Pureza, de onde retiramos o link indicado, tem vários vídeos de explicação sobre artigos legais diversos. Ideal para quem quer saber mais sobre o tema.

2- Definição do termo ideologia.

Disponível em: abstracta

Acesso em 15/09/2020.

O termo falsidade ideológica é composto pelo adjetivo ideológica, que deriva do substantivo ideologia. E aqui, meus queridos, temos um pequeno problema.

Isso porque as pessoas aplicam o termo ideologia a muitos contextos e nem sempre essa aplicação está correta. Resultado: acabamos cheios de dúvidas sobre o que é de fato ideologia.

Mesmo o conceito do substantivo não é algo assim tão claro, mas é importante você entender por que a palavra ideológica foi escolhida para compor a expressão falsidade ideológica e é por isso que estamos sugerindo a leitura do texto acima.

3- Texto sobre as diferenças entre falsidade ideológica e falsa identidade.

Disponível em: jus

Acesso em: 15/09/2020.

Muitas pessoas acham que falsidade ideológica e falsa identidade são situações que tratam exatamente da mesma coisa, mas você descobrirá que há diferenças entre uma e outra.

A diferença entre os termos nos chama a atenção para o extremo cuidado que devemos ter com as palavras que vamos usar em nossa redação, pois, às vezes, o que seria apenas um simples sinônimo nos faz mudar completamente o assunto do texto.

4- Artigo sobre as diferenças entre falsidade ideológica e falsidade material.

Disponível em: canal ciencias criminais

Acesso em: 15/09/2020.

Uma das ocorrências de falsidade ideológica é quando acontece a adulteração de um documento, mas, nesse sentido, nosso Código Penal também trata do crime de falsidade material. Sendo assim, como saber quando uma situação pertence a um crime ou ao outro?

O artigo acima se propõe a explicar as principais diferenças entre os dois casos para que você não tenha mais dúvidas e consiga dar exemplos pertinentes em sua produção textual.

5- Questionário a respeito das dúvidas de enquadramento entre falsidade ideológica, falsidade material e adulteração de documentos.

Disponível em: ser pro

Acesso em: 15/09/2020.

Para dar aquela força amiga na explicação do artigo indicado no item 4, trouxemos este pequeno questionário, por meio do qual você poderá ampliar seu entendimento sobre falsidade ideológica, falsidade material e adulteração de documentos, já que cada caso é realmente um caso.

6- Artigo sobre os crimes de falsidade ideológica no dia a dia.

Disponível em: mundo advogados

Acesso em: 15/09/2020.

Como dissemos no início deste roteiro, a falsidade ideológica está mais perto de nós do que imaginamos e para te ajudar a perceber os casos comuns, rotineiros, mas que se enquadram nesse crime, separamos este pequeno artigo.

No texto, você lerá sobre algumas atitudes do dia a dia que parecem inofensivas, mas que não deixam de ser crimes.

7- Texto com exemplos de casos de falsidade ideológica.

Disponível em: blog certisign

Acesso em: 15/09/2020.

Este texto traz alguns exemplos em que houve falsidade ideológica e é uma ótima fonte para você poder pesquisar situações para usar enquanto exemplificação em sua redação.

8- Artigo sobre falsidade ideológica na internet.

Disponível em: fernanda fav jus brasil

Acesso em: 15/09/2020.

Você sabia que aquele perfil falso no Instagram feito somente para stalkear o/a ex pode ser crime? Pois é, a intenção era só dar uma bisbilhotada na vida alheia e não tornar-se um criminoso, não é mesmo?

É claro que existem outras características para que a criação de um perfil falso seja caracterizado enquanto crime e são essas características que você vai conhecer no artigo sugerido.

9- Artigo sobre falsidade ideológica no recebimento de auxílio governamental.

Disponível em: senado legislativo

Acesso em: 15/09/2020.

E não é que teve gente que teve coragem de cometer o crime de falsidade ideológica só para receber o auxílio governamental destinado a alguns grupos de pessoas durante a pandemia do coronavírus?

E o pior, não foram poucas não. Achamos que você vai se surpreender com o número de pessoas que cometeu (ou ainda está cometendo) essa fraude.

10- Filme Um Contratempo.

Disponível na Netflix.

Ano de lançamento: 2016.

Crimes, suspense, estratégias e um fim mais do que surpreendente, Um Contratempo é aquele filmaço que fica na sua mente por tempos após você ter assistido.

Mas estamos indicando este filme só porque ele é bom? Não, pois, apesar dele ser muito bom (mesmo!), o clímax do enredo está relacionado a um caso de falsidade ideológica.

Lógico que não vamos te dar spoiler, mas reforçamos: assista, assista e assista. Você vai se impressionar com a história e, principalmente, com o fim.

11- Filme O Intruso.

Disponível na Netflix.

Ano de lançamento: 2014.

Outro suspense incrível que a Netflix está disponibilizando em seu catálogo e que pode servir como exemplo de falsidade ideológica em sua redação. Como? Bom, para encontrar a resposta, você precisará assistir ao filme.

Porém, convenhamos que assistir a O Intruso não será tarefa muito difícil, uma vez que o filme é intrigante e te faz querer saber o que vai acontecer nas próximas cenas. Ótima indicação para o próximo fim de semana, hein.

 

Leia também:

Tema de Redação: Fake news no cenário político mundial

Tema de Redação: Crimes cibernéticos no Brasil

Tema de Redação: O abuso de poder e de autoridade no Brasil

Tema de redação: Charlatanismo nas redes sociais

Tema de Redação: A importância das redes de relacionamento on-line para os movimentos sociais

Tema de Redação: A cultura do cancelamento

 

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes