logo redação online

Conjunto de temas cobrados nos principais vestibulares em 2018

conjunto-de-temas-cobrados-nos-principais-vestibulares-em-2018

E aí, pessoal, tudo bem? Já estão em clima de carnaval? Não esqueça de ver os temas que caíram nos vestibulares 2018 para se preparar para 2019!

Melhor não bobear e continuar estudando porque em 2019 o carnaval é só em março.

No texto de hoje, como ainda estamos neste clima de começo de ano, decidimos abordar alguns temas de redação, aqueles que foram cobrados nos principais vestibulares em 2018. Vamos lá então?

FUVEST

Todos sabem a importância deste vestibular, não é mesmo? A prova de redação da Fuvest 2019 abordou o tema “A importância do passado para a compreensão do presente“. Foram convocados 35.371 candidatos, quantidade 62,3% maior do que em 2018. O primeiro dia de exame apresentou um índice de abstenção de 7,7%.

UNESP

A Unesp trouxe o tema “Compro, logo existo?“, uma reflexão sobre o mundo do consumo. É importante lembrar que este também já foi tema de uma prova do ITA, por exemplo. Veja abaixo alguns dos textos motivadores:

UERJ

A UERJ, como texto motivador, trouxe um trecho do romance O seminarista, de Rubem Fonseca; veja o tema:

““O primeiro que matei foi o porteiro que quis impedir a minha entrada sacando uma arma da cintura. Escondi o cara atrás do balcão, peguei o elevador. Bati no apartamento do Ziff e matei o cara que abriu a porta. Fui entrando pela casa e matando tudo o que se mexia na minha frente, acho até que matei um cachorro, um papagaio e um peixinho dourado dentro de um aquário”.”

O romance O seminarista, de Rubem Fonseca, traz como protagonista um matador de aluguel contando em primeira pessoa suas paixões, seus problemas e os assassinatos que cometeu. Depois de sua namorada ser morta por outro matador, ele procura vingança à sua maneira, como se vê no trecho acima.

A partir da leitura do romance, é possível pensar sobre a seguinte questão: é justificável cometer um crime para vingar outro crime?

A partir do tema, o aluno deveria desenvolver um texto dissertativo-argumentativo.

Unicamp

A prova de redação na segunda fase do vestibular 2019 da Unicamp abordou como temas a “doutrinação ideológica na sala de aula” e a relação entre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB).

No primeiro caso, a universidade propôs ao candidato a elaboração de um abaixo-assinado onde deve pedir explicações para uma escola, após a professora de filosofia ser alvo de ameaças anônimas por conta da suposta prática no trabalho.

Já a segunda proposta do exame era a elaboração de um comentário, para fórum em rede social, a partir de dois gráficos.

UFSC

A redação do Vestibular UFSC 2019 apresentou como tema aos candidatos os agrotóxicos no Brasil e a possibilidade de redigir um texto em até três formatos: carta aberta, conto ou a tradicional dissertação. E foi pela mais convencional forma de escrever textos para o concurso que a maioria dos vestibulandos optou.

E aí, curtiram os temas? Que tal escolher algum deles e começar a praticar a escrita em nosso site? =)


Leia também:

Análise do Tema da Redação do Enem 2018

Como estar pronto para qualquer tema que caia no Enem

Documentários disponíveis na Netflix para escrever melhores redações

 

POSTS RELACIONADOS

Como usar a nota do Enem?

As tão esperadas notas do Enem 2023 finalmente saíram e, com elas, surgem muitas dúvidas, não é mesmo? Se você está se perguntando como utilizar