Redação Online

Temas de Redação do CNU (Concurso Nacional Unificado) 2024 – Confira os Blocos

O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024 ocorreu no último domingo, dia 18 de agosto, trazendo uma série de desafios para os candidatos. Com oito blocos temáticos, a prova de redação surpreendeu com temas complexos e de grande relevância social. Entre os assuntos abordados, estiveram em pauta questões sobre o Estatuto da Cidade, direitos dos povos indígenas, políticas ambientais e muito mais. Neste post, vamos detalhar quais foram os temas de redação que caíram em cada bloco e oferecer um panorama completo para você entender melhor como esses temas foram abordados.

Veja essa análise aprofundada dos temas de redação que caíram no Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024 com a professora Chay:

No Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024, os temas de redação CNU foram distribuídos pelos diferentes blocos temáticos de forma a abranger uma variedade de assuntos relevantes para o contexto atual:

Confira agora como você poderia ter abordado cada um desses temas de redação CNU:

Tema: Estatuto da Cidade


🔍 Sugestões de Abordagem:

Instrumentos da Política Urbana:

Plano Diretor:


Tema: Programação em SQL e Análise de Dados Estatísticos Educacionais


🔍 Sugestões de abordagem:

  1. Adequação da Visualização do Gráfico: discutir a importância da clareza na apresentação de dados, especialmente em gráficos utilizados para políticas públicas. Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) – Determina que informações públicas sejam apresentadas de forma clara e acessível.
  2. Impacto de Iniciar o Eixo Vertical em Zero: explique como iniciar o eixo vertical em zero garante uma interpretação precisa da evolução das matrículas.ISO 31-11:1992 – Norma internacional que define a importância de iniciar o eixo vertical em zero para evitar distorções na visualização de dados.
  3. Justificativa para Guardar o Total de Matrículas: apresentar cenários em que armazenar o total de matrículas pode ser útil para consultas rápidas, justificando a prática.
  4. Operação SQL para Calcular e Guardar o Total de Matrículas: Explique a operação SQL que permite calcular e armazenar automaticamente o total de matrículas sempre que novos dados são inseridos.

Tema: Política nacional sobre Mudança do Clima


🔍 Sugestões de Abordagem:


Tema: Proteção dos Direitos Trabalhistas da Gestante no Contexto da Insalubridade


🔍 Sugestões de Abordagem:


Tema: Direitos dos Povos Indígenas e Desafios Contemporâneos


🔍 Sugestões de Abordagem:


Tema: Execução Orçamentária e Financeira das Pendências



🔍 Sugestões de Abordagem:


Tema: Sistema Prisional e Saúde do Preso


🔍 Sugestões de abordagem:

No nosso blog, antes do Concurso Nacional Unificado, disponibilizamos prontinho o esquema do Bloco 8 para você utilizar na sua redação. Se você aproveitou essa dica, tenho certeza que se saiu muito bem! Veja como você poderia usar esse modelo preenchido abaixo. Se você deseja ver o post original com o esquema e outros conteúdos relacionados, confira neste link em nosso blog.

Tema: “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?”

📌 Introdução CNU – Bloco 8


1º período: utilize um repertório sociocultural relevante, como uma citação, fato histórico, referência literária ou dados estatísticos.

Exemplo: “Conforme o filósofo Jean-Paul Sartre, ‘a liberdade é o que você faz com o que foi feito de você’.”

2º período: apresente o tema de forma direta e clara, estabelecendo a problemática. Exemplo: “Entretanto, no contexto brasileiro, essa liberdade é frequentemente ameaçada pelos desafios sociais e estruturais, como a desigualdade de acesso à educação e ao progresso tecnológico.”

3º período: indique os dois principais argumentos que serão desenvolvidos ao longo da redação. Exemplo: “Dessa forma, é essencial discutir a igualdade de oportunidades educacionais e o avanço tecnológico como fatores determinantes para a solução dessa problemática.”

📌 Modelo de Desenvolvimento 1 – Bloco 8


1º período: retome o primeiro argumento, estabelecendo a ideia central do parágrafo.

Exemplo: “Primeiramente, é importante destacar que a igualdade de oportunidades educacionais desempenha um papel crucial na questão abordada.”

2º período: insira um repertório que dê suporte ao argumento, como uma citação, exemplo histórico ou dados relevantes.

Exemplo: “Segundo Nelson Mandela, ‘A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo’. Essa citação ressalta a importância da educação como um mecanismo de transformação social.”

3º período: desenvolva o argumento com mais detalhes, explicando causas e consequências.

Exemplo: “Essa realidade é causada por desigualdades socioeconômicas e resulta na perpetuação da pobreza, impactando diretamente a mobilidade social.”

4º período: conclua o parágrafo com uma ideia que amarre o argumento, podendo preparar o terreno para o próximo parágrafo.

Exemplo: “Desse modo, é evidente que a promoção da igualdade educacional é essencial para a redução das desigualdades sociais.”

📌 Modelo de Desenvolvimento 2 – Bloco


1º período: retome o segundo argumento, introduzindo a nova linha de pensamento.

Exemplo: “Além disso, o progresso tecnológico se mostra igualmente relevante na discussão sobre a desigualdade social.”

2º período: inclua outro repertório que fortaleça o segundo argumento.

Exemplo: “Nesse contexto, o livro ‘A Quarta Revolução Industrial’ de Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, evidencia como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para diminuir as desigualdades, ao criar novas oportunidades de emprego e melhorar a qualidade de vida.”

3º período: explore as causas e consequências ligadas ao segundo argumento.

Exemplo: “Prova disso é que o acesso desigual à tecnologia pode aprofundar a exclusão social, enquanto sua correta implementação pode promover uma sociedade mais equitativa.”

4º período: finalize o parágrafo conectando a ideia com o próximo passo da argumentação ou com a conclusão.

Exemplo: “Dessa forma, fica claro que o fortalecimento das políticas educacionais e tecnológicas é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa.”

📌 Modelo de Conclusão – Bloco 8


1º período: apresente uma solução concreta (ou uma síntese) para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.

Exemplo: “Para mitigar os problemas causados pela desigualdade educacional e pelo acesso desigual à tecnologia, propõe-se a ampliação de políticas públicas que garantam tanto o acesso igualitário à educação básica de qualidade quanto a inclusão digital, assegurando que todos tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento.”

2º período: relacione a solução proposta com os dois argumentos discutidos no desenvolvimento. Exemplo: “Essa medida é essencial para solucionar tanto a falta de igualdade de oportunidades educacionais quanto a exclusão tecnológica, promovendo um desenvolvimento social mais justo e inclusivo.”

3º período: conclua com uma frase de efeito que retome algum repertório utilizado no texto.

Exemplo: “Assim, conforme Klaus Schwab, o progresso tecnológico, quando aliado à educação inclusiva, tem o potencial de transformar a sociedade, tornando-a mais equitativa e próspera para todos.”


O tema de redação CNU do Bloco 8 foi: “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?”


A redação foi avaliada com base nos seguintes critérios:


Motivos para receber nota zero incluem:

Por fim, o Concurso Nacional Unificado (CNU) trouxe uma gama variada de temas na prova de redação, cobrindo áreas cruciais como infraestrutura, direitos sociais e sustentabilidade. Desse modo, entender os temas abordados e os critérios de avaliação é essencial para uma boa preparação. Por isso, não se esqueça de conferir nossas dicas e se preparar com a Redação Online para garantir a melhor performance na redação dos próximos concursos!

Sair da versão mobile