logo redação online

Tema de Redação: Sexualização Infantil: natural ou imposta?

PROPOSTA DE REDAÇÃO – Tema de Redação: Sexualização Infantil: natural ou imposta?

Texto 1:

As crianças aprendem com tudo o que vivenciam, observam, escutam e, principalmente, com os comportamentos que absorvem dos adultos. Então, é de importância fundamental discutir de que forma os pequenos desenvolvem a relação com o seu corpo e o corpo do outro. A erotização infantil atravessa as etapas de desenvolvimento da criança e antecipam seus aprendizados, o que pode ser bastante nocivo.

redacao-online-enem

Antes de mais nada, é preciso atentar para o fato de que sexualidade é diferente de sexualização. A primeira é inata ao ser humano e deve ser estimulada de maneira saudável, de modo que a criança tenha familiaridade com seu próprio corpo, saiba identificar onde dói para ajudar os pais e cuidadores a tomar conta de sua saúde, e possa se instrumentalizar para estabelecer os limites entre carinho e abuso. Já a segunda acontece de fora para dentro, ou seja, não é um processo natural da criança, e sim uma manobra que adultiza a criança, muitas vezes é encabeçada pela publicidade infantil.

Fonte: https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/defender/indicacao/sexualizacao-precoce-precisamos-falar-sobre-erotizacao-infantil/

Texto 2:

Com a estreia da segunda temporada do seriado “Stranger Things”, os jovens protagonistas da série de ficção científica voltaram aos holofotes de fãs e imprensa do mundo inteiro – mas nem sempre de um ponto de vista positivo ou que respeite sua condição de crianças, segundo críticos. A sexualização precoce de alguns deles despertou um grande debate. Discute-se também qual será o impacto da pressão imposta pela fama em atores ainda na puberdade.

A atriz Millie Bobby Brown, que interpreta Eleven (Onze, na tradução em português), tem apenas 13 anos, mas foi listada pela revista W com um grupo de atores muito mais velhos – de Nicole Kidman a James Franco – entre os atores que “fazem a televisão estar mais sexy do que nunca”.

Com base nos textos motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como Tema de Redação: Sexualização Infantil: natural ou imposta?

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes