logo redação online

Tema de Redação: A relação entre professor e aluno e o processo de aprendizagem

A relação entre professor aluno e o processo de aprendizagem

Leia e interprete os textos motivadores abaixo e após redija o que é pedido.

Texto 1

Relacionamento Professor X Aluno

A relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a Educação, pois a partir da forma de agir do mestre é que o aprendiz se sentirá mais receptivo à matéria.

A reciprocidade, simpatia e respeito entre professor e aluno proporcionam um trabalho construtivo, em que o educando é tratado como pessoa e não como número, ou seja, mais um.

Os objetivos da Educação seriam mais facilmente alcançados se muitos dos problemas disciplinares fossem resolvidos com maior cautela, sem dramatização, em que um simples comentário bem feito solucionasse o problema.

Atividades variadas previnem a indisciplina dentro da sala de aula

A elaboração de provas justas e bem dosadas estimula o aluno a estudar mais e diminui, ou até mesmo elimina, a “famosa cola”, afastando um dos maiores atritos que existem entre ambas as partes.

Outra forma de melhorar essa relação é aplicando trabalhos interessantes que desafiem a capacidade do estudante e que não gerem angústia e nem desânimo pelo grau de dificuldade.

[…]

Não é possível educar sem dialogar

Buscando um melhor relacionamento, o professor será tratado com respeito e como educador, dando oportunidade ao diálogo.

Às vezes, o professor usa de expressões ameaçadoras para com os alunos, como: Calem a boca! É para ser feito assim, pronto e acabou! Dessa forma, deixa transparecer que quem está à frente (o educador) não tem controle sobre a situação, atitudes e sentimentos.

Existem quatro elementos fundamentais para o ato de ensinar: o processo, a matéria, o aluno e o professor, sendo esse último o fator decisivo na aprendizagem, levando em conta a influência que exerce sobre a classe para ministrar as aulas.
O professor tem que estar sempre aberto às novas experiências, aos sentimentos e aos problemas de seus alunos. É claro que a responsabilidade da aprendizagem está ligada ao aluno, mas essa deve ser facilitada pelo professor, levando o aluno à autorrealização.

Fonte: Brasil Escola – Educador Acesso em 05/04/2020.

Texto 2

O que é ser professor nos dias atuais

Por:

Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
15 de Outubro de 2015

Eu sempre digo que foi o magistério que veio atrás de mim. Quando era criança, as meninas brincavam de ser mãe ou professora. Comigo não era diferente. Eu sentava com as bonecas, escrevia no quadro, copiava os textos no caderno de cada uma delas, fazia os exercícios e depois corrigia as respostas. Outras vezes a aluna era uma colega. Naquela época, imitava minha mãe, que também era professora.

Cresci e bem que tentei fugir, mas a brincadeira virou realidade e sou professora. Iniciei minha carreira dando aulas particulares para pagar a faculdade de Pedagogia. Assim que me formei, comecei a lecionar e, desde então, observo as transformações que vem ocorrendo na minha profissão. Sei o quanto preciso estar atualizada, comprometida e buscando parcerias sempre.

Os avanços tecnológicos e as frequentes e intensas mudanças acarretaram impactos no âmbito educacional, no qual se viu o nascimento de um novo papel do professor, mais acessível e comprometido com o aprendizado. Mas, no entanto, apesar dos discursos, o cenário político ainda não priorizou como deveria a Educação, oferecendo condições que promovam a formação contínua deste profissional e valorizem sua missão.

Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, à pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos. Como mediador da aprendizagem, participa ativamente do processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber que pretende ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, por meio da realidade que o cerca. Ufa, quanta coisa. Mas não é tudo. Do docente também se espera paciência, criatividade, humildade, carisma, saber lidar com público etc.

A relação de autoridade entre professor e aluno, que antes permeava o ambiente educacional, deixou de existir. O docente passa a ser reconhecido e respeitado por aquilo que sabe e por como consegue fazer com que o estudante aprenda. É um profissional mais próximo do estudante, enxergando-o em sua integralidade, levando em consideração seus traços como pessoa. Esta valorização do humano deixou a prática educacional com mais significado, pois o professor passa a olhar para seus alunos como indivíduos com necessidades diferentes e particulares. O docente tem que desenvolver em si próprio o olhar integral e humano para educar, além de ser um bom conhecedor do conteúdo programático e das práticas pedagógicas.

[…]

Ser um professor hoje é ser protagonista do ensino. É renovar e interagir com os alunos, pois, sem isso, o processo de aprendizagem não é otimizado. Quanto melhor for o desempenho do docente, melhor será o desempenho do estudante.

[…]

Fonte: Gestão Escolar Acesso em 09/04/2020

Texto 3

Q553779 - Questões de Concursos | Qconcursos.com

Após a leitura dos textos motivadores e levando em consideração suas experiências e conhecimentos sobre o assunto, redija uma dissertação argumentativa, na modalidade padrão da Língua Portuguesa, com tamanho máximo de 30 linhas, sobre o tema: Como a relação entre professor e aluno impacta na aprendizagem?

CONFIRA REPERTÓRIO PARA ESTE TEMA CLICANDO AQUI!

Leia também:

Tema de Redação: Educação domiciliar no Brasil

Tema de Redação: A importância da música na educação infantil

Tema de Redação: Educação sexual e infância

Tema de redação: Os desafios da Educação Inclusiva no Brasil

Tema de Redação: O histórico desafio de se valorizar o professor

Tema de Redação: Desafios da alfabetização tecnológica para os idosos

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes