logo redação online

Como usar a série THE SOCIETY em suas redações?

como-usar-a-serie-the-society-em-suas-redacoes

Olá, pessoal! Tudo bem? The Society é uma nova série do Netflix e nós assistimos ela todinha para preparar uma super dica para vocês: como usá-la nas redações? Pegue papel e caneta e anote os temas presentes nela!

Lembrando que a mente por trás desta dica é o Lucas Felpi, que tirou nota 1000 na redação do ENEM 2018, então sigam ele no instagram CLICANDO AQUI!

The Society netflix the society GIF

SÉRIE: THE SOCIETY

2019 • 1 temporada • 60min

Sinopse: Todo mundo desaparece da próspera cidade de West Ham, menos os adolescentes. Para sobreviver, eles vão ter de organizar a sua própria sociedade.

GERAL

  • ESTADO DE ANOMIA

Quando sobram apenas os adolescentes, se evidencia um estado de anomia. Para o sociólogo francês Émile Durkheim, anomia é a ausência das normas sociais, o desrespeito às regras e às tradições comuns. Como solução, Durkheim propunha a divisão do trabalho, ao desenvolver a solidariedade social — os jovens da série também percebem a necessidade de construir uma sociedade para controlar o caos.

  • TEORIAS CONTRATUALISTAS

A questão política engloba as ideias das teorias contratualistas de Rousseau, Hobbes e Locke, pelas quais o Estado surge de um contrato social: a população cede parte de sua liberdade a um governante, que, em troca, irá assegurar a convivência e a sobrevivência de todos. Na série, Cassandra é a que consegue liderar o contrato social. Nesse caso, a teoria mais próxima é a de Thomas Hobbes, segundo o qual “o homem é o lobo do homem“, ou seja, o ser humano sem leis é destrutivo e caótico, e precisa do Estado para reprimir seus instintos.

Com o repentino isolamento dos adolescentes, são enfatizados os dramas e os aspectos característicos dessa fase da vida. Embora a costumeira rebeldia com os pais e a aparente maturidade dos adolescentes, os jovens de “The Society” se vêem perdidos, e necessitam seus pais no momento de vulnerabilidade. A redação da UFRGS de 2019, por exemplo, tratava justamente da relação entre adolescência e maturidade, no quesito dependência dos pais.

The Society netflix society the society GIF

Sam é um dos protagonistas do seriado, um menino surdo. Seu personagem carrega uma representatividade importante para a população surda, ainda subvalorizada e, muitas vezes, esquecida. O interessante é observar como sua narrativa não é o foco da série: ele é um personagem pertinente como qualquer outro e não há vitimização por sua deficiência. Os outros jovens aprendem a língua de sinais para se comunicar com ele e garantir que ele participe ativamente.

1ª TEMPORADA

Após a tragédia ocorrida com os 200 jovens de West Ham, muitos passam a encontrar refúgio na religião. O caso demonstra a capacidade da religião em servir como conforto para a incerteza humana, ao oferecer respostas, mesmo que divinas, às incessantes e inúmeras dúvidas mundanas.

Sem saber por quanto tempo teriam comida e recursos como eletricidade e água, os adolescentes precisam pensar em uma forma de desenvolvimento sustentável. Não seria sustentável viver cada um por si: seria necessário racionalizar o uso dos recursos da natureza e dos alimentos, limitados, para garantir a sobrevivência coletiva. Um dilema tanto ficcional quanto real do século XXI.

A primeira líder a organizar a sociedade é Cassandra. Ela sabe da vulnerabilidade a que as mulheres estão expostas naquele caos e promete protegê-las. Seu posicionamento firme e sua vocação como líder feminina incomoda os garotos da cidade (antes os populares do Ensino Médio) e um deles a assassina a sangue frio. Mais um exemplo de como mulheres no comando incomodam o status quo sexista e de como, assim como com Marielle Franco, este leva à morte.

Logo após a consolidação da nova civilização com Allie, um problema surge: o enorme contingente de armas na cidade. Os adolescentes, com medo uns dos outros, portavam pistolas para todos os lugares e criavam tensão entre si por quaisquer pequenos conflitos. Allie decide recolher todas as armas e proibir o porte, mas as mantém guardadas. A discussão para o uso de armas persiste muito intensa hoje.

The Society GIF
  • O PAPEL DO ESTADO

O filósofo Michel Foucault explica em um de seus livros que o papel do Estado para ele é “Vigiar e Punir”, criando prisões, hospícios e mecanismos de controle. É possível relacionar essa visão à conduta do governo de Allie criado em “The Society”, já que o seu objetivo era frear os desejos individualistas dos jovens e vigiá-los. Assim, é criada a Guarda, uma milícia para policiamento dos habitantes, além dos improvisos realizados de prisão, julgamento e punição.

  • PENA DE MORTE

Quando encontram o assassino de Cassandra, cria-se uma longa discussão em torno de qual seria sua punição, já que já não existiam leis ou sistema judiciário. Em busca de criar o seu próprio, Allie e seus aliados optam pela penitência máxima, a pena de morte. A discussão do tema é muito polêmica hoje, e relembra o lema “olho por olho, dente por dente“, notório do Código de Hamurabi.

Ao longo da temporada, é acompanhado o fio narrativo da gravidez de Becca, uma menina que acidentalmente engravida de um caso de uma noite. É notado o seu sentimento de medo e despreparo, além do desamparo de estar sozinha e não ter o pai do bebê por perto. O abandono paterno e a gravidez na adolescência são problemas indissociáveis da realidade brasileira, que causam problemas físicos e psicológicos à mãe e à criança.

The Society netflix the society GIF

A relação entre Campbell e Elle na série merece um reconhecimento de tão desesperador que é de assistí-la. Campbell manipula e força a menina a fazer o que ele deseja; bate nela e fere-a seriamente, deixando diversas marcas; impõe todas as suas vontades e não a permite fugir do relacionamento. Elle vive amedrontada e, por muitas vezes, prefere a morte a continuar na cidade com ele.

  • SOCIALISMO VS. CAPITALISMO

A sociedade de Cassandra e Allie era baseada em valores marxistas, em que prevalecia a consciência coletiva. Todos abriam mão de bens pessoais para compartilharem tudo: as casas, a comida e o trabalho. Assim, os antigos privilégios desapareciam, e isso incomodava alguns antes beneficiados por eles. Harry é um dos que mais defende a volta da propriedade privada, pela fortuna de sua família, e é o representante do que seria o capitalismo e o individualismo num mundo socialista e coletivista.

The Society netflix the society GIF
  • DEMOCRACIA VS. DITADURA

O debate se torna mais intenso quando a questão é quem fica no poder. Allie estava há seis meses no cargo por sucessão de sua irmã, como uma monarquia autoritarista, até que, enfim, decide abrir eleições para poder governar com legitimidade democrática. Como muitas tentativas democráticas, esta falha: o ódio irracional é propagado como propaganda política; a Igreja se posiciona politicamente; por todos os lados, está a ambição pelo poder. A Guarda realiza um golpe de Estado, prende Allie e Will, e impõe seus representantes. Não parece tão difícil relacionar “The Society” ao mundo real.

EXEMPLO:

Tema: “Gravidez na adolescência em evidência no Brasil”

West Ham, Connecticut, EUA. Duzentos jovens encontram-se sozinhos em sua cidade, assustados com o desaparecimento de todos os adultos. Sobretudo, Becca é uma menina que descobre que está grávida de um caso de uma noite, duplamente aterrorizada: além de lidar com os medos dos outros, deve pensar no seu bebê. Embora essa seja a trama da série “The Society”, não há dúvidas da realidade do problema da gravidez na adolescência. Assim como Becca, meninas que engravidam precocemente são forçadas a carregarem os dilemas emocionais dessa fase da vida em concomitância com as responsabilidades de ser mãe.

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir estes perfis no instagram (é só clicar em cada um):

@redacaonline

@lfelpi


LEIA MAIS:

Como usar VINGADORES: ULTIMATO em suas redações

Como usar a série GAME OF THRONES em suas redações

Como usar a série COISA MAIS LINDA nas redações

Como usar a série PRETTY LITTLE LIARS em suas redações

Documentários disponíveis na Netflix para escrever melhores redações

Dicas do Redação: temas através de filmes e séries

11 alusões históricas para usar em suas redações

10 alusões literárias para você usar nas suas redações

Conjunto de citações por tema

POSTS RELACIONADOS

Como usar a nota do Enem?

As tão esperadas notas do Enem 2023 finalmente saíram e, com elas, surgem muitas dúvidas, não é mesmo? Se você está se perguntando como utilizar