Se, ao sentar para fazer a redação, a primeira coisa que passa pela sua cabeça é a letra da música do CPM 22 “O tempo corre contra mim, sempre foi assim e sempre vai ser” (Um minuto para o fim do mundo, 2005), este artigo é para você.

Provas de grande porte normalmente despertam o medo de não conseguir responder tudo a tempo, já que são muitas questões, leituras, contas, além, claro, da redação, que é uma das partes em que mais gastamos minutos (se não for a mais demorada de todas).

Realmente, a gestão do tempo não é algo assim tão simples de se fazer. Prova disso é o número de vezes em que reclamamos que não há tempo suficiente para fazermos algo que queremos ou precisamos, mas há técnicas que podem nos ajudar nessa organização.

O primeiro ponto que precisa estar bastante claro para você é que as provas têm horário certo e fixo para começar e terminar. Isso significa que não existe a opção de extensão do tempo de duração e você deve se programar para executar todas as partes dentro das horas estabelecidas.

Classic Film Time GIF by Warner Archive - Find & Share on GIPHY

Cada dia da avaliação do ENEM, por exemplo, conta com duração máxima de 5h30min, sem nenhum minutinho a mais, portanto, não adianta você treinar a resolução da prova em 6h ou até mesmo em 5h40min.

Por isso, sua primeira ação deve ser no sentido de saber exatamente quanto tempo de duração a prova tem e por quantas questões a prova é composta. Todas essas informações devem constar nos editais e você não terá dificuldade em encontrá-las.

Vamos usar a estrutura do ENEM novamente como exemplo. A redação acontece no primeiro dia, que tem, como você já sabe, 5h30min de duração avaliativa. Os candidatos devem responder a um total de 90 questões (45 de Ciências Humanas e 45 de Linguagens e seus Códigos) e redigir uma dissertação argumentativa com tamanho máximo de 30 linhas.

Para fins matemáticos, vamos considerar a redação como mais um bloco de questões, sendo assim, faremos a divisão de 5h30min por três blocos, o que nos dá o total de 1h50min por bloco.

Sabendo exatamente o número de minutos ou horas que você pode gastar em cada parte da prova, incluindo a redação, fica muito mais fácil programar sua própria mente para desenvolver tudo o que for necessário dentro desse período.

Time GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Mais especificamente no caso da redação, sabemos que um texto bem feito possui três fases: planejamento, escritura e revisão. Uma das técnicas utilizadas para otimizar o tempo da redação é dividir o tempo total destinado à redação igualmente em três.

Vamos dar uma olhadinha em como ficaria essa divisão no caso da redação do ENEM? Definimos que podemos utilizar 1h50min ao todo na redação. 1h50min dividida por três partes nos dá cerca de 36 minutos por parte (a conta dá um resultado quebrado, sendo assim, você tem dois minutos de sobra para “respirar”).

Se você for uma pessoa bastante disciplinada, que tem facilidade em seguir regras estabelecidas e gosta da segurança de saber exatamente quanto tempo pode ser gasto em cada etapa da prova, essa técnica pode funcionar muito bem.

Já para aqueles que se sentem ainda mais pressionados e detestam ser limitados ao relógio girando e girando, recomendamos que você esqueça tudo isso de conta, divisões, números exatos etc. e defina o seguinte: em que disciplina ou parte você leva mais tempo na hora de resolver a prova?

Normalmente, levamos mais tempo nas disciplinas que são mais difíceis para nós, porém, essa é uma escolha bastante pessoal. Não se deixe levar por pessoas que dizem que a disciplina “a” ou “b” requer mais minutos para a resolução das questões. Observe-se e veja o que acontece com você.

Tendo isso determinado, comece pelo mais complicado, pois é ainda mais desesperador ter que fazer algo que é difícil para nós com um tempo muito apertado. Além do mais, o alívio de já ter deixado o mais complexo para trás concede um pouco de leveza para os blocos que faltam.

Gif animado de Relógios De Cuco e imagens isentas

É claro que isso não significa que você poderá gastar todo o tempo do mundo na parte mais complicada. Não se esqueça de que há uma série de pontos a serem resolvidos na sequência.

Outra técnica que também tem sido útil para fazer muitos candidatos ganharem minutinhos preciosos no dia da prova de redação é ler o tema dela logo no início e depois partir para a resolução das questões de Linguagens.

Essa pode ser uma boa ideia, pois as questões de Linguagem frequentemente trazem textos, dados e outras informações que podem auxiliar na compreensão do tema da redação ou até mesmo na construção dos argumentos, dessa forma, será possível ganhar tempo durante a fase de seleção e organização dos argumentos.

Independentemente da técnica que você escolher, um princípio é o mais básico de todos: treine num contexto real. Somente o treino vai te ajudar a enxergar qual parte da redação tem sido uma pedra no seu sapato, fazendo com que você gaste tempo em excesso.

Desenvolva o hábito de cronometrar o tempo gasto na redação, mas não perca seu foco vendo os minutos passarem no cronômetro do celular ou no aplicativo. Isso é mais comum do que parece.

Aliás, um excelente aplicativo para te ajudar na tarefa de otimização do tempo da redação (e da prova, como um todo) é o Forest, inicialmente criado para fazer com que os usuários fiquem um tempo longe do celular. A cada meta cumprida você planta uma árvore em sua floresta. Caso você não consiga cumprir a meta, a arvorezinha morre e fica seca. Você não vai querer matar uma árvore, vai?

Era [...] | Otanix Amino

Procure sempre estudar cada vez mais a estrutura da redação de sua prova. Quanto mais informações você tiver, menos tempo será gasto na estruturação do texto, pois isso acabará sendo natural, desde que você tenha treinado muitas vezes, claro.

Se treinar as três partes da redação de uma vez ainda te parece uma tarefa muito pesada, tudo bem! Treine parte por parte, mas também com tempo dividido e cronometrado.

Use marca-textos, post-its e o que mais você tiver disponível para destacar (visualmente) o que te tomou um tempo maior durante o treino, assim, você já sabe qual elemento precisa mais da sua atenção.

E para os ansiosos de plantão (bate aí, colega. Estamos juntos!), que não conseguem mais pensar em nada quando veem o primeiro candidato levantando e entregando a prova, vai uma dica adicional: se o tempo total da prova é de 5h30min, calcule pelo menos 1h a menos e divida seu tempo com base em 4h30min, assim, quando os outros candidatos começarem a entregar a prova, você já estará finalizando a sua também e a ansiedade não vai te atropelar feito um trem desgovernado.

QUERO APRENDER REDAÇÃO!

LEIA MAIS:

Como vai funcionar o ENEM DIGITAL?

10 coisas que você não deve fazer na redação do ENEM

BRAINSTORMING: Como usar este método antes de escrever a redação?

Podcasts brasileiros que irão te ajudar a escrever redações

Como escrever uma redação sem saber nada sobre o tema?

 

Comentários do Facebook