Representatividade no esporte | Repertórios para o tema

por | ago 6, 2021

Início » Repertório para temas » Representatividade no esporte | Repertórios para o tema

Quer saber mais sobre a representatividade no esporte? Confira a lista de repertórios que preparamos para o tema!

Se você gosta de praticar algum esporte, com certeza deve saber que estamos em época de Olimpíadas, certo? Nos noticiários, inclusive, há gente dizendo que estas são as Olimpíadas das mulheres, pois elas têm conquistado boa parte das medalhas nas provas. Nesta edição dos jogos as mulheres brasileiras já quebraram o recorde de medalhas conquistadas: são 8 pódios (dentre ouro, prata e bronze) até agora.

Mas, além das mulheres, é interessante destacar outras minorias que vêm tendo visibilidade nos esportes, e é sobre isso que iremos falar agora!

Para ajudar a desenvolver a sua tese e preparar os seus argumentos sobre o tema da semana, trouxemos conteúdos que tratam sobre o assunto. Assim, estude-os e selecione aqueles que vão te auxiliar na defesa do seu ponto de vista na redação. Boa leitura!

LIVRO | O dia em que as mulheres viraram a cabeça dos homens

Já abordamos aqui, anteriormente, questões relacionadas ao futebol feminino. Neste livro o assunto é o mesmo: René Rodrigues Simões conta sobre como foi o convite e o processo de aceitação para ser o treinador da seleção feminina brasileira de futebol. A leitura vale a pena, como uma forma de ter contato mais aprofundado com a história do futebol feminino brasileiro (apesar de ser um livro escrito por um homem).

FILME | Uma skatista radical

Nas Olimpíadas todos se emocionaram com Rayssa Leal, a brasileira nordestina de 13 anos que conquistou medalha de prata na modalidade de Skate Street. Indo para as telonas, a Netflix disponibiliza o filme “Uma skatista radical”. Este filme é muito emocionante pois nele nos deparamos com a dura realidade das famílias e, principalmente, das meninas que vivem na região rural da Índia e têm de seguir fielmente as tradições do país. Aqui conhecemos Prerna, que encontra no skate o refúgio para a sua vida. O destaque nos créditos do filme é emocionante, pois descobrimos, neste momento, que para a produção do filme houve a construção de uma pista de skate real naquela região da Índia. Assim, hoje o Desert Dolphin Skatepark é um dos maiores partes que skate no país, e tudo isso graças às filmagens.

Além disso, saiba como você pode usar a skatista Rayssa Leal na redação:

A seguir, confira um vídeo sobre como usar a fadinha do Skate Street brasileiro em suas redações:

FILME | King Richard: Criando Campeãs

Venus e Serena Williams são duas estrelas do tênis americano. Este filme, estrelado por Will Smith, narra a história de Richard Williams, o pai das duas jogadoras. A produção mostra detalhes de todos os obstáculos superados pelo pai e pelas meninas. Além disso, há ensinamentos de Richard sobre empoderamento negro e de classes, fazendo com que as duas viessem a se tornar referência para muitas outras jovens negras e pobres pelo mundo.

O filme ainda não foi lançado, mas podemos assistir ao trailer:

A estreia do longa está prevista para o dia 19 de novembro deste ano, nos cinemas e na HBO Max.

ARTIGO | Uma Análise da Representatividade Feminina nos Esportes Eletrônicos

Os e-Sports ou esportes eletrônicos são termos que se referem às competições de jogos eletrônicos em que os embates são realizados por profissionais e assistidos por uma audiência presencial ou online. O artigo em questão propõe uma reflexão sobre a participação feminina nos e-Sports.

O primeiro registro de uma competidora em campeonatos deste gênero ocorreu apenas em 2000, com Lee Ji Eun. Abaixo, veja o gráfico trazido pelo artigo:

Além disso, no Brasil apenas 3 campeonatos femininos foram realizados até hoje. Sendo assim, percebe-se que ainda há muito a melhorar quando falamos de representatividade feminina nos e-Sports.

O artigo pode ser encontrado aqui.

FILME | Menina de ouro

Menina de Ouro é um filme de 2004 do gênero drama. Foi indicado a 7 categorias do Oscar, tendo vencido como melhor filme, melhor diretor, melhor atriz e melhor ator coadjuvante. Com este repertório, não tinha como deixar este filme de fora da nossa lista.

Confira a sinopse do filme abaixo:

Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

Atualmente, o longa está disponível na Amazon Prime Video.

Representatividade LGBT nas Olimpíadas | Douglas Souza

Neste artigo aqui você irá conhecer mais sobre o jogador de voleibol Douglas Souza. O jogador ganhou fama durante os jogos olímpicos, por postar vídeos e fotos descontraídas. Apesar de a sua homossexualidade não ser o foco dos vídeos, Douglas sabe a importância de ser o único jogador homossexual na seleção brasileira de vôlei. Vale a pena a leitura do artigo.

Trouxemos materiais e conteúdos que podem te ajudar a refletir sobre o tema. Lembrou de algum filme, livro ou vídeo que trate sobre o assunto, e que não citamos aqui? Conta pra gente! Talvez o seu repertório sociocultural possa ajudar outras pessoas a pensarem sobre o tema!

Após escrever a sua redação, não se esqueça de enviá-la pra gente! Nós corrigimos seus textos em até 3 dias úteis!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ad-3-1-1024x536.jpg
Misraely Wolfart

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Cursando MBA em Gestão Educacional.

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM