Ícone do site Redação Online

Como citar repertórios socioculturais na redação do Enem?

estudante escrevendo

Muitos candidatos citam repertório da forma errada sem saber. É a hora de você saber como citar repertórios socioculturais na sua redação do Enem do jeito certo! 

Por que é importante usar repertório na redação Enem?

Tudo que você viveu na vida, que você ouviu, leu e aprendeu serve como repertório sociocultural para o Enem. É uma forma de mostrar ao corretor tudo que você aprendeu até o momento e que tem a ver com o tema. Por isso você precisa incluir repertório na sua redação Enem!

Mas se você tiver um repertório sociocultural com fonte confiável… aí você pode conseguir a máxima pontuação no repertório do Enem!

Repertório com fonte garantida prova que você não está inventando nada: está reproduzindo o que alguma autoridade disse ou o que um fato indiscutível comprova.

Mas e se você não tem esse repertório confiável?

Fique tranquilo: ainda assim é possível conseguir a nota máxima para repertório no Enem. Uma dica é aproveitar as listas de fontes de repertório, como a que está no final deste artigo, por exemplo.

Não, não é só decorar e pôr na redação – isso pode até prejudicar sua nota! Você precisa ter alguns cuidados que vamos ensinar agora. 

Como usar repertórios na redação do Enem?

A melhor forma de entender como usar repertório do jeito certo no Enem é usando redações de verdade. Nós adaptamos duas da cartilha de corretores Enem, e você vai ver por que elas não usaram repertório corretamente.

Repertório fora do tema

Esta redação tem um repertório sociocultural no final. Analise-o.

É possível afirmar que os usuários têm se tornado um livro aberto a sites e aplicativos que conseguem traçar seus perfis, gerando assim um banco de dados, que possibilita a manipulação de suas decisões. Isso se evidencia não apenas pelo conhecimento sobre eles mas também pela propaganda em sites. 

“Para mudar o futuro é preciso aprender com o passado”, quando homens dominavam a tecnologia da época e conheciam tudo sobre ela. Hoje em dia a internet tem se tornado um campo vasto onde cada vez mais se sabe menos sobre ela, e seu sistema permite nos conhecer cada vez melhor. 

Além disso, quando se faz uma busca em um site, ele nos dá várias opções, nos direcionando a outra etapa e de formas úteis leva-nos a optar por suas propagandas criando assim um círculo vicioso.

Desse modo, o governo deve investir pontualmente na educação da sociedade, e pontualmente nos jovens acerca do perigo de se usar a internet sem conhecê-la e promover campanhas que alertem sobre a manipulação do usuário ao acessar essas páginas. Segundo Platão, o importante não é apenas viver, mas viver bem. 

Você vai concordar que Platão é uma fonte de repertório indiscutível – ele existiu mesmo. Mas essa frase de Platão não tem relação com o que foi escrito no restante da redação

Então, qual a lição que você tira desta falha?

Que o repertório que você usar precisa estar relacionado ao assunto, ao tema

Repertório improdutivo

Analise agora esta introdução – o repertório que o aluno escolheu está logo ali.

          Segundo Kant, a menoridade é o conceito de não ser capaz de pensar por si próprio. No advento da atualidade, o problema da manipulação do comportamento por meio da internet é presente no dia a dia e tem tendência a aumentar na mesma medida em que os avanços tecnológicos ocorrem. 

Você, como aluno atento, deve ter notado que o conceito de Kant tem a ver com a manipulação pela internet, mas houve um “salto” entre a primeira ideia e a segunda. 

Em outras palavras, Kant foi abandonado lá no começo da introdução… Talvez o aluno tenha notado que uma coisa lembrava a outra, mas não explicou detalhadamente essa ligação.

Qual a lição que você leva daqui?

Que ao citar um repertório sociocultural, por favor, explique de forma didática o que ele tem a ver com sua ideia. Só citar o repertório é apenas parte da sua nota! 

O que pode ser usado como repertório na redação? 

Na cartilha dos corretores do Enem há um trecho assim:

“…o repertório sociocultural configura-se como toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência vivida”.

O Enem está dizendo que há inúmeros tipos de repertório, portanto repertório não é somente frase de filósofos! Vamos ver 3 tipos de repertórios que não são frases de filósofos.

Estatísticas

Embora ainda haja uma disparidade entre a presença de homens e a de mulheres em altos cargos, isso já está se revertendo. Basta ver o caso do Ministério das Relações Exteriores: ele tem agora em torno de 30% de mulheres em carreiras diplomáticas, segundo o próprio site do Senado.

Pronto! Um repertório com fonte confiável (o site do Senado), que dá respaldo a um argumento. 

E se você está estudando de verdade para o vestibular, há muitas estatísticas em seus livros e apostilas – já experimentou usá-las?!

Casos, fatos, notícias

Um fator que pode contribuir para o estresse é a quantidade de informações que recebemos hoje. E se pensarmos que muitos de nós estão viciados em notícias, isso é ainda mais alarmante. Recentemente o Correio Braziliense divulgou que pessoas “viciadas” em notícias são mais propensas a adoecer.

O aluno que criou este parágrafo andou lendo o noticiário, como se pode ver. Leia as notícias que delas pode sair um bom repertório para sua redação!

Publicações 

Existe uma busca pelo ter, pela ostentação, e por trás da ascensão social de muita gente, é verdade, estão atos ilícitos. Isso remete ao personagem Paulo Honório, do romance São Bernardo, que fez uso tantas vezes de ameaça e roubo. Assim como no livro, muitas celebridades de hoje, dentre elas os influenciadores, buscam pelo poder que o “ter” exerce sobre o público. 

Livros, revistas, teses, tudo isso serve como fonte confiável. No trecho acima a ideia do aluno o fez lembrar um livro, o de Graciliano Ramos. Foi um repertório usado para ilustrar, e não para comprovar, já que livros como esse são ficção, não são prova de nada.

 

Confira os 6 repertórios mais usados em redações nota 1000:

 

 

Gostou? Ficamos felizes que você tenha lido nosso artigo que ensina como citar repertórios socioculturais na redação do Enem! Agora que você já aprendeu a citar repertórios, envie sua redação em nossa plataforma e receba a correção em até 3 dias úteis!

Sair da versão mobile