Estude com o Redação Online em 2021! Aproveite nosso cupom de desconto VOUPASSAR35 em qualquer plano do site.

Verticalização urbana: avanço ou problema? | Repertórios para o tema

por | mar 17, 2021

Você já refletiu se a questão da verticalização urbana é um avanço ou problema para as cidades? Conheça repertórios para usar na sua redação!

Já foi notícia e chamou muito a atenção a famosa praia Central, de Balneário Camboriú (Santa Catarina), e não apenas por suas belezas naturais. Acontece que a grande concentração de prédios altos na orla faz sombra na praia já no início da tarde. Assim como lá, muitas cidades estão em processo de verticalização urbana.

Isso nos faz questionar se estamos diante de um avanço ou problema. Agora que você já leu o tema de redação, conheça alguns repertórios socioculturais que selecionamos para ajudar você a saber mais sobre o assunto. Desse modo, você vai conseguir arrasar na sua argumentação! Boa leitura!

1. O que é um plano diretor?

Você sabe a resposta? Se não, procure conhecer do que se trata. Neste artigo, que na verdade faz parte de uma trilha de conteúdos sobre planejamento urbano, você vai saber como ele é elaborado. Ele é o documento que orienta a política de desenvolvimento dos municípios brasileiros, estando previsto na Lei 10.257/01 (Estatuto da Cidade). Municípios que tenham mais de 20 mil habitantes devem elaborá-lo. Assim, entre algumas de suas determinações está o que se permite em relação às construções. Aproveite e confira as outras trilhas também. Desse modo você ficará ainda melhor informado sobre questões relativas à urbanização no país. Vai que caia algum assunto como esse nas provas, não é mesmo? Aproveite e dê uma olhadinha na legislação também!

2. Verticalização urbana: o que é, vantagens, viabilidade e mais!

Aqui nesta leitura você vai encontrar um detalhamento maior sobre a verticalização urbana. Aqui, você vai encontrar um breve histórico a respeito do assunto, tendências, vantagens etc. Mas tome cuidado: procure pesquisar também as consequências não tão boas desse processo. Afinal, você precisa forma a sua opinião para decidir se verticalizar é avanço ou problema. Portanto, não se contente apenas com o primeiro texto que surgir, tá legal?

3. Verticalização das cidades

Este vídeo curtinho revela alguns dos problemas causados pela verticalização urbana: engarrafamentos e abastecimento de água prejudicado. Então, confira: são só 3 minutos!

4. Meu ambiente: verticalização urbana

Aproveita que está no Youtube e assista a mais um vídeo de menos de 10 minutos que traz algumas informações sobre os aspectos negativos desse processo urbanístico. O foco é Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Lá moradores e pesquisadores já notaram os principais efeitos desse problema, especialmente a elevação da temperatura da cidade. Saiba por que isso acontece.

5. Arranha-céus de Balneário Camboriú roubam o sol de quem está na praia

Agora, confira a reportagem especial do Fantástico que mostrou, em 2018, a sombra que os prédios geram na areia da praia que comentamos na introdução deste post. Entre as torres, há algumas que pretendem chegar a 81 andares. Então, por essas e outras a cidade é conhecida como “Dubai brasileira”.  Porém, há problemas que surgem na cidade, afinal, nem tudo é glamour. Ainda não conhece essa história? Assista ao vídeo e veja alguns dos efeitos da verticalização. Será que ela é benéfica para todo mundo? Fica aí o questionamento!

Imagem

Fonte: https://twitter.com/showdavida/status/951021042071465984

6. Pesquisa questiona se construir mais prédios faz cidades mais inclusivas

No Jornal da USP, encontramos este artigo bem completo. Ele discute se há mesmo inclusão por meio da verticalização ou se isso é apenas um discurso para “vender” essa ideia e, assim, cada vez mais termos prédios altos nas cidades. Esse projeto de pesquisa, que iniciou em 2017, estava previsto para encerrar em 2020. Mas, de qualquer forma, você consegue ter acesso às primeiras impressões das análises dos pesquisadores. Assim, não deixe de ler e fazer algumas anotações sobre isso.

E aí, você já formou  sua opinião: é avanço ou problema verticalizar a área urbana? Certamente, na sua cidade deve ter algum exemplo desse tipo de intervenção. Então, que tal ampliar seu repertório conhecendo o plano diretor do lugar onde você mora? Além disso, pesquise se há essas situações em que as construções, além de mudarem a paisagem, estão causando alguns problemas, seja de mobilidade ou outros. Lembre-se que usar exemplos é sempre uma ideia bem-vinda na argumentação, mas não esqueça de referenciá-la, beleza?

Mas é como sempre dizemos por aqui: procure mais referências, lembre-se das aulas de Geografia. Veja outras reportagens nas plataformas on-line. Enfim, cerque-se de argumentos que ajudem a defender a sua tese. Faça um bom rascunho, revise-o e passe a limpo! Precisa de uma mãozinha com a correção? Conheça nossos planos e saiba se mandou bem nesse tema. Estamos esperando seu texto, hein?! Até mais!

[maxbutton id=”5″]

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online

Posts relacionados

Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM