CONFIRA O TEMA CLICANDO AQUI!

Abordar tensões que envolvam o Oriente Médio é algo sempre bastante complexo, já que as influências religiosas e culturais falam muito alto e exigem de nós, analisadores do tema, bom senso e atenção redobrada.

Separamos para vocês indicações diversas que vão fornecer um bom panorama sobre o embate que envolve os Estados Unidos e o Oriente Médio e como o Brasil está relacionado ao assunto.

Resultado de imagem para irã estados unidos

  • Matéria de jornal on-line A relação entre EUA e Irã em 10 capítulos.

 Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/01/08/a-relacao-entre-eua-e-ira-em-10-capitulos.ghtml  Acesso em 11/01/2020.

Por meio da leitura da matéria, vamos saber com mais profundidade que a relação entre os Estados Unidos e os países do Oriente Médio não é algo novo, por isso, um retorno “aos capítulos anteriores” é essencial para compreendermos a fundo o desenrolar desse relacionamento tão conturbado como vemos hoje.

  • Vídeo do YouTube Oriente Médio (canal Nerdologia).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yAwCFfO1Zv0&t=151s  Acesso em 11/01/2020.

Precisando entender um pouco mais sobre a cultura e os costumes do Oriente Médio? Nesse vídeo do canal Nerdologia, há um apanhado muito rico de informações que vão te auxiliar a interpretar um pouco melhor esse universo tão diferente do nosso.

  • Matéria de jornal on-line Por que a morte de Qasem Soleimani é mais impactante que a de Osama Bin Laden?

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51015111   Acesso em 12/01/2020.

Mas por que a morte de Qasem Soleimani tem causado tanta revolta a ponto de quase fazer estourar uma guerra? Por meio do artigo da BBC, passamos a conhecer sobre a importância política e ideológica do general iraniano, tido como o segundo homem mais poderoso do Irã (você saberá quem é o primeiro homem mais importante durante a leitura da matéria) e dos motivos que o fazem ser considerado até mais relevante do que Osama Bin Laden.

Para saber mais sobre a vida e a história de Qasem Soleimani, recomendamos a leitura presente no link https://www.bbc.com/portuguese/internacional-50981383, em artigo também da BBC.

Resultado de imagem para Qasem Soleimani

Já para relembrar as informações essenciais sobre Osama Bin Laden e o ataque do 11 de setembro, sugerimos consultar o link https://veja.abril.com.br/noticias-sobre/osama-bin-laden/ , da revista Veja.

  • Matéria de revista física e on-line Os efeitos para o Brasil de uma possível guerra entre EUA e Irã.

 Disponível em: https://veja.abril.com.br/mundo/os-efeitos-para-o-brasil-de-uma-possivel-guerra-entre-eua-e-ira  Acesso em 12/01/2020. 

No último fim de semana, a revista Veja fez um apanhado de informações e uma análise bastante apurada sobre as consequências que nosso país sofreria no caso de uma efetiva guerra entre Estados Unidos e Irã.

Com gráficos bastante ricos que facilitam a compreensão sobre o assunto, a matéria ainda traz índices e pontos de vista de especialistas na temática, tudo para deixar sua redação muito bem fundamentada.

  • Matéria de página on-line Conflito entre EUA e Irã: existe lado certo na crise entre os dois países?

Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2020/01/09/conflito-eua-ira.htm  Acesso em 12/01/2020.

Sabemos que redações como a do ENEM e de vestibulares exigem que tomemos uma posição a favor ou contra um determinado assunto, mas posicionar-se diante de um conflito que ceifa vidas inocentes e promove tanta violência mundo afora, é, no mínimo, uma situação delicada, e é justamente isso que o artigo disponível no link acima vai discutir.

Para quem está buscando argumentos contra e a favor dos dois países, a leitura é obrigatória, pois ela está cheia de apontamentos do tipo, o que nos permite traçar uma linha comparativa após o entendimento da matéria.

  • Matéria de jornal on-line EUA X Irã: O que o Brasil tem a ganhar ou perder ao apoiar Trump no conflito.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51026485 Acesso em 12/01/2020.

Já é sabido que o presidente Jair Bolsonaro, por meio do Palácio do Itamaraty, ao ser consultado a respeito de seu apoio no conflito entre americanos e iranianos, declarou estar ao lado de Donald Trump, e, assim, necessariamente, contra o Irã, porém, nessa acepção, há pontos positivos e negativos, ganhos e perdas que precisam ser considerados. Quer saber quais são? Então corre lá para a matéria.

Resultado de imagem para BOLSONARO TRUMP

  • Vídeo do YouTube Brasil adota posição correta em relação ao conflito entre EUA e Irã.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l-LYtwU_7g0  Acesso em 12/01/2020.

Neste pequeno vídeo de pouco mais de 5 minutos, o jornalista Alexandre Garcia, respeitado em cenário nacional, aborda o tema sobre a posição adotada pelo Brasil no embate, explicando por quê, de acordo com seus argumentos, o país fez uma escolha acertada ao oferecer seu apoio aos Estados Unidos.

O vídeo traz outras informações de temas variados no início. A parte a respeito da posição brasileira começa por volta dos dois minutos e dez segundos.

  • Podcast e matéria de jornal on-line Ainda há risco de guerra entre Estados Unidos e Irã?

Disponível em: https://oglobo.globo.com/podcast/ainda-ha-risco-de-guerra-entre-estados-unidos-ira-24178934   Acesso em 12/01/2020.

Passada mais de uma semana do primeiro ataque dos Estados Unidos contra o general iraniano, surge a dúvida: A guerra entre os dois países ainda pode acontecer ou tudo não passa de dramatização? O podcast discute exatamente a probabilidade (e os motivos) de haver uma guerra.

  • Matéria de página on-line Petróleo pode ser usado como arma do Irã contra os EUA?

Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/01/08/petroleo-pode-ser-usado-como-arma-do-ira-contra-os-eua.htm   Acesso em 12/01/2020.

Mais um ponto a ser tratado com extremo cuidado, já que alguns especialistas dizem que todo esse embate entre as duas nações tem apenas um motivo: o domínio sobre o petróleo, abundante no Oriente Médio.

Com pareceres de nomes de peso no assunto e evidências numéricas, o artigo do UOL é uma excelente ferramenta para você esclarecer suas dúvidas sobre a importância do petróleo na crise estabelecida.

Resultado de imagem para PETROLEO IRA

  • Matéria de jornal on-line Em meio à crise EUA x Irã, brasileiros pedem #BolsonaroFicaCalado.

Disponível em: https://www.diariodaamazonia.com.br/em-meio-a-crise-eua-x-ira-brasileiros-pedem-bolsonaroficacalado/  Acesso em 12/01/2020.

Você já deve ter ouvido que, no Brasil, qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, vira meme. E não é que conseguimos transformar até a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial em meme? Na matéria indicada, você poderá saber um pouco mais sobre o movimento #BolsonaroFicaCalado, que foi inclusive endossado pelo youtuber Felipe Neto.

Aliás, caso você tenha acesso ao Twitter, a própria hashtag pode ser pesquisada.

  • Matéria de página on-line 30 filmes de guerra que você precisa assistir.

Disponível em: https://gq.globo.com/Cultura/noticia/2016/08/30-filmes-de-guerra-que-voce-precisa-assistir.html   Acesso em 12/01/2020.

Apesar de o brasileiro conseguir fazer memes (você pode conferir alguns aqui https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/fotos/memes-sobre-3-guerra-provam-que-o-brasileiro-nao-tem-limites-veja-03012020#!/foto/1 e refletir a respeito do assunto) mesmo diante de uma possível guerra iminente, a situação de guerra é algo absolutamente desolador.

Na matéria que indicamos, a GQ, disponível no site da Globo, faz o levantamento de 30 filmes imperdíveis para quem quer conhecer um pouco mais sobre as guerras que já aconteceram. É um excelente recurso para que se perceba como é a vida dentro de um cenário como esse.

Ao assistir aos filmes, além de se preparar para um provável tema de redação, você também conseguirá revisar vários tópicos importantes da disciplina de História, ou seja, é um “dois em um” perfeito.

Alguns filmes estão disponíveis na Netflix, outros, na Amazon Prime e para locação no YouTube Filmes. 

QUERO USAR ESSE TEMA!

Leia também:

Tema de Redação: Mulheres na política brasileira

Tema de Redação: Fake news no cenário político mundial

12 novos documentários disponíveis na NETFLIX para escrever melhores redações

5 formas de melhorar seu repertório sociocultural para a redação

Tema de Redação: Saneamento básico no Brasil

Comentários do Facebook