CONFIRA O TEMA CLICANDO AQUI!

A vontade de começar o roteiro com a famosa musiquinha do Chaves (“se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda, amanhã velho será…”) é grande, mas o assunto requer muita seriedade, já que, com o aumento da expectativa de vida, a questão do abandono de idosos tem se tornado cada vez mais relevante.

Por mais que a música do Chaves seja engraçadinha, ela traz uma verdade absoluta: um dia, que pode demorar mais ou menos tempo, também seremos idosos, mas tratamos nossos idosos como se fôssemos ficar jovens para sempre.

O abandono dos idosos tem muito a ver com a falta de empatia, de gratidão e até mesmo de amor e este é um tema que precisa ser visto além dos dados e fatos, precisa ser visto também com o coração.

Gifs Archives - Página 334 de 374 - Humordido

Vamos conferir o material que separamos para esta semana?

1- Estatuto do idoso.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm

Acesso em: 10/08/2020.

Pela proposta de redação, você deve ter visto que, assim como há um estatuto que protege as crianças e os adolescentes, também há um estatuto específico para os idosos, em vigência desde 2003.

Provavelmente, você vai se impressionar com os vários direitos que a lei assegura a nossos idosos e que não são nem de perto nem de longe cumpridos.

2- Matéria de revista física e on-line sobre o abandono dos idosos.

Disponível em: https://istoe.com.br/o-abandono-dos-idosos-no-brasil/

Acesso em: 10/08/2020.

O segundo texto motivador da proposta de redação desta semana trouxe um dos balanços feito pela revista Istoé, que, em 2018, realizou um levantamento bastante apurado sobre a real situação do abandono dos idosos no Brasil.

3- Artigo sobre o aumento da expectativa de vida no Brasil.

Disponível em: https://exame.com/brasil/expectativa-de-vida-do-brasileiro-cresce-para-763-anos-em-2018-diz-ibge/

Acesso em: 10/08/2020.

Por meio do que estudamos até aqui, é possível notar que muito da questão envolvendo o abandono de idosos deve-se ao aumento da expectativa de vida (não que isso possa ser usado enquanto justificativa, que fique claro).

A revista Exame traz as principais razões para o aumento da expectativa de vida com a divisão inclusive por estado, o que enriquece ainda mais o material.

4- Artigo sobre os impactos do aumento da expectativa de vida.

Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/danta-senrra/2019/12/07/expectativa-de-vida-do-brasileiro-aumentou-o-que-isso-realmente-significa.htm

Acesso em: 10/08/2020.

Que a expectativa de vida cresceu, já sabemos, mas quais são os principais problemas relacionados a esse fato? O colunista Dante Senra tenta, a partir da concatenação de vários temas, discutir exatamente as respostas a essa pergunta.

5- Estudo sobre a saúde dos idosos brasileiros.

Disponível em: http://elsi.cpqrr.fiocruz.br/

Acesso em: 10/08/2020.

Uma vez que a expectativa de vida cresceu nos últimos anos, é de se imaginar que os idosos tenham melhores condições de saúde, certo?

O estudo feito pela Fio Cruz traz muitas, muitas informações valiosas sobre o assunto e que com certeza vão te ajudar a construir seus argumentos.

6- Artigo do Ministério da Saúde sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos idosos no setor.

Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/41773-saude-30-dos-idosos-tem-dificuldade-para-realizar-atividades-diarias

Acesso em: 10/08/2020.

Não são poucas as dificuldades enfrentadas pelos idosos em nosso país e, mais especificamente com relação ao acesso aos serviços de saúde, são eles quem mais sofrem.

O Ministério da Saúde se propôs a fazer um levantamento acerca da qualidade dos serviços de saúde disponibilizados aos idosos a fim de qualificar o atendimento da rede pública. Todos os dados foram divulgados no link acima.

7- Artigo com a atualização sobre o abandono de idosos.

Disponível em: https://istoe.com.br/envelhecimento-sem-amparo/

Acesso em: 10/08/2020.

Neste ano, a revista Istoé fez uma atualização a respeito da situação dos idosos abandonados no país e das opções que eles têm quando esse triste fato acontece. Vale a leitura para ficar bastante atualizado.

8- Artigo sobre os efeitos da solidão na mente e no corpo do idoso.

Disponível em: http://especiais.correiobraziliense.com.br/solidao-maltrata-o-corpo-e-a-mente-dos-idosos

Acesso em: 10/08/2020.

Um dos problemas que mais afeta o idoso abandonado é a solidão, que traz sérios riscos à saúde física e mental. Muitos deles chegam a experienciar depressão profunda, causando o agravamento de várias outras doenças.

Se a relação entre solidão e saúde é um assunto que te desperta interesse, não deixe de ler a indicação acima.

9- Artigo sobre a utilidade dos animais enquanto companhia dos idosos.

Disponível em: http://hoje.unisul.br/animais-de-estimacao-uma-otima-companhia-para-idosos/

Acesso em: 10/08/2020.

Já que os humanos não sabem tratar seus idosos, os vovôs e as vovós acabam recorrendo a um amiguinho peludo para lhes fazer companhia e essa é uma escolha que traz inúmeros benefícios tanto para o humano quanto para o animal.

O artigo é curtinho, mas bastante informativo, além de conter alguns exemplos fofíssimos de amor e dedicação animal.

10- Reportagem sobre homem que abandonou seus pais idosos num bar.

Disponível em: https://www.otempo.com.br/mundo/homem-leva-pais-de-86-e-92-anos-para-almocar-e-os-abandona-em-bar-1.2192985

Acesso em: 10/08/2020.

O que você vai ler nesta reportagem parece surreal, coisa de cinema mesmo (de péssimo gosto, claro), mas, infelizmente, é verdade e virou até caso de polícia.

É impossível ler sobre o que este homem fez com os pais e não sentir pelo menos uma pontinha de vergonha alheia.

11- Documentário no YouTube sobre o abandono de idosos.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cBrvEUI9uGc

Acesso em: 10/08/2020.

Se você está acompanhando as indicações até aqui, significa que já sabe do problema que estamos enfrentando com relação ao abandono de idosos, mas nenhuma palavra escrita é capaz de expressar o que os olhos dizem neste documentário indicado.

12- Documentário no YouTube sobre o processo de envelhecimento.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i4cLyLdK5EA

Acesso em: 10/08/2020.

O documentário, bastante completo, altamente informativo e reflexivo, trata sobre as condições de envelhecimento no Brasil e como as pessoas que estão envelhecendo e chegando à terceira idade encaram essa fase.

13- Propaganda de Natal.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=w4yS2aBo6wA

Acesso em: 10/08/2020.

Talvez você já tenha visto este comercial de Natal por aí, pois, devido à sua temática dolorida, mas fundamental, ele rodou o mundo.

Assista à propaganda novamente quantas vezes forem necessárias e tente se colocar no lugar desse senhor, sentir e pensar como ele, enfim, praticar um pouco de empatia ao invés de usá-la apenas como discurso.

14- Filme: E se vivêssemos todos juntos? (2011)

Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/7954786/

Esse filme mostra a decisão de 5 amigos idosos, preocupados com o declínio da memória e outros problemas típicos da velhice, de morarem juntos para não se tornarem fardos na vida dos filhos. O inusitado projeto de vida proporciona novas perspectivas, desafios e uma convivência com muitas lembranças da amizade, que conta com mais de 40 anos. O enredo permite percebermos que a idade não é um limite para novas descobertas e a adoção de um novo estilo de vida.

Ufa, achamos que por hoje as emoções já foram grandes e intensas demais. Sua missão agora é refletir sobre tudo isso e encontrar causas e soluções para o problema que estamos enfrentando em nosso país, soluções essas que podem ser úteis para você um dia.

QUERO USAR ESSE TEMA!

Leia também:

Tema de Redação: Desafios da alfabetização tecnológica para os idosos

Tema de Redação: HIV na terceira idade

Tema de Redação: Os desafios dos atletas paraolímpicos no Brasil

Tema de Redação: desafios para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade

Tema de Redação: Inclusão de autistas no Brasil

Comentários do Facebook