CONFIRA O TEMA COMPLETO CLICANDO AQUI!

Talvez você não reconheça o nome, já que ele é um pouco diferente mesmo, mas a alienação parental é um fato extremamente comum e com o qual você já deve ter tido alguma experiência (por ter vivido ou por acompanhar situações de outras pessoas) ou, pelo menos, já ouviu falar de um caso.

A alienação parental não é somente uma forma de demonstrar mágoa por conta de um relacionamento que acabou, usando os filhos enquanto estratégia, mas é crime e precisa ser entendido e tratado como tal.

Para que você consiga desenvolver o tema de redação proposto nesta semana com mais propriedade e conhecimento (pautado em fatos e números), selecionamos algumas sugestões sobre o assunto. 

Let Me See GIF by Election 2016

  • Vídeo do YouTube Saiba mais- Alienação Parental

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=PfQLVjawJrc /Acesso em 26/01/2020.

Precisando entender melhor sobre o que é, de fato, a alienação parental? Afinal, esse não é, nem de perto e nem de longe, um assunto simples de se abordar. Então ótimo! 

Nesse vídeo, temos a explicação de um advogado especialista em direito da família com todos os detalhes que você precisa saber sobre o tema para conseguir distinguir uma situação de alienação parental.

O vídeo faz parte do canal oficial do Supremo Tribunal Federal (STF), o que garante maior confiabilidade às informações transmitidas. Alguns dados podem até mesmo compor os argumentos de sua redação, uma vez que eles são oficiais.

  • Artigo de especialista 10 coisas que você precisa saber sobre alienação parental.

Disponível em http://www.rodrigodacunha.adv.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-alienacao-parental/ Acesso em 26/01/2020.

Compreender as leis nem sempre é algo simples, não é mesmo? Por isso, recomendamos esse artigo. Nele, o autor faz uma explicação de pontos essenciais para a compreensão da lei, o que torna nosso entendimento muito mais fácil.

Se você já sabe algo sobre o tema, o artigo poderá fundamentar melhor seus conhecimentos e até esclarecer alguma possível dúvida. A leitura é rápida e as informações são valiosas, ótimas para te darem uma base mais clara a respeito do assunto.

  • Vídeo do YouTube O que é alienação parental?

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rMtH4UT4oOY / Acesso em 26/01/2020.

Essa é mais uma sugestão para você aprender com profundidade sobre o que é alienação parental, mas há um detalhe em especial: a visão dos pais sobre o assunto. Inclusive, a mãe também é advogada e consegue falar sobre o tema analisando-o a partir de duas perspectivas diferentes.

Além de saber mais sobre alienação parental, você também conseguirá ver como os argumentos são construídos a partir de um ponto de vista.

  • Notícia e vídeo Lei de alienação parental, que tem menos de dez anos, corre risco de revogação.

Disponível em https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI309251,11049-Lei+de+alienacao+parental+que+tem+menos+de+dez+anos+corre+risco+de

Acesso em 26/01/2020.

A alienação parental não é simplesmente uma discussão que acontece na sociedade, mas sim é uma lei, porém, a lei da alienação corre risco de ser revogada.

Os motivos para a possível revogação? Você conhece na notícia e no vídeo do site Migalhas.

  • Notícia Pai que praticava alienação parental deve indenizar ex-mulher em R$50 mil.

Disponível em https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI278351,61044-Pai+que+praticava+alienacao+parental+deve+indenizar+exmulher+em+R+50

Acesso em 26/01/2020.

Se a alienação parental é crime e constitui até mesmo lei, isso significa que há punições para quem comete tal violação. É justamente sobre um caso desse que a notícia trata, também no site Migalhas.

Nela, há o detalhamento de um homem que foi julgado como culpado por alienação parental e que recebeu enquanto sentença o pagamento de R$50 mil.

  • Artigo de revista on-line Alienação parental: entenda o que é e como prejudica as crianças.

Disponível em: https://bebe.abril.com.br/familia/alienacao-parental-o-que-e-como-prejudica-crianca/ Acesso em 27/01/2020.

O artigo da revista on-line especializada em bebês e na infância de modo geral, Bebê.com.br, faz um levantamento sobre as principais consequências da alienação parental para as crianças. Os resultados levam em conta os impactos psicológicos e de desenvolvimento da criança que sofre com a situação.

  • Artigo de revista on-line Brasil: um a cada três casamentos termina em divórcio.

Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Familia/Sexo-e-Relacionamento/noticia/2019/04/brasil-um-cada-tres-casamentos-termina-em-divorcio.html /Acesso em 27/01/2020.

Um dos grandes responsáveis pela alienação parental é o divórcio, principalmente quando ele não ocorre em comum acordo.

Na matéria da Revista Crescer, vamos saber um pouco mais sobre o aumento do número de casos de divórcio em nosso país e quais são as possíveis razões para isso.

  • Artigo de especialistas Quais as diferenças entre separação e divórcio?

Disponível em https://www.mundoadvogados.com.br/artigos/quais-as-diferencas-entre-separacao-de-divorcio /Acesso em 27/01/2020.

Os textos motivadores desta semana afirmam que a alienação parental está intimamente ligada à questão da separação e do divórcio, mas quais são as diferenças entre os dois?

Querendo entender melhor? A página Mundo dos Advogados te disponibiliza um artigo claro e objetivo sobre o tema.

  • Matéria de revista on-line Lar com mãe ou pai solo não afeta o bem-estar da criança, conclui estudo.

Disponível em https://www.mundoadvogados.com.br/artigos/quais-as-diferencas-entre-separacao-de-divorcio /Acesso em 27/01/2020.

Mas será que todos os casos de divórcio e separação, quando há filhos envolvidos, acabam em alienação parental É claro que não! E nessa matéria, também da Revista Crescer, temos relatos bem-sucedidos de filhos que são criados só pela mãe ou só pelo pai sem que haja alienação parental.

  • Artigo Qual o papel dos pais na formação do caráter dos filhos?

Disponível em http://www.marupiara.com.br/qual-o-papel-dos-pais-na-formacao-do-carater-dos-filhos/ Acesso em 27/01/2020.

O artigo é curto e objetivo, mas, por meio dele, você será capaz de compreender o quanto os pais influenciam, positiva ou negativamente, na formação do caráter de seus filhos.

Apesar de ser o artigo presente na página de um colégio, as informações são bastante válidas e servem para nos fazer refletir sobre quanto as opiniões dos pais determinam a forma de pensar dos filhos.

read suicide squad GIF

 

Sabemos o quanto tratar de relacionamentos familiares é um assunto complexo e delicado, por isso, sugerimos que você tenha bom-senso, capacidade analítica e moderação ao escrever sobre alienação parental. Posicionar-se de forma extremamente drástica (independentemente da posição) pode dar a impressão de radicalismo e falta de empatia.

Com certeza, os materiais indicados no roteiro de estudo de hoje vão te ajudar a esclarecer melhor sobre os mecanismos de funcionamento da alienação parental e suas consequências, tanto para o indivíduo em si quanto com relação às leis de nosso país.

QUERO USAR ESSE TEMA!

Leia também:

Repertório para o tema “Coronavírus e emergência na saúde global”

Repertório para o tema ”Gordofobia e o culto ao corpo padrão”;

Repertório para o tema “Brasil e as tensões geopolíticas no Oriente Médio”

Repertório para o tema “O mercado de cosméticos falsificados”

Comentários do Facebook