Relacionamento abusivo entre pais e filhos | Repertórios para o tema

por | jul 2, 2021

Quer saber mais sobre relacionamento abusivo entre pais e filhos? Confira a lista de repertório que preparamos para o tema!

Que atire a primeira pedra quem nunca pensou que nossos pais são os grandes responsáveis por nossas crises, choros e traumas. A verdade é que todo tipo de relacionamento é complicado em algum nível, pois nenhuma pessoa é igual à outra. Quando falamos de pais, então, a coisa tende a piorar, pois passamos as primeiras etapas da nossa vida ao lado deles (infância e adolescência, pelo menos). Estas primeiras etapas são aquelas em que nos sentimos mais sensíveis e inseguros, e por isso tudo que nossos pais fazem ou dizem tende a nos afetar.

Para ajudar a desenvolver a sua tese e preparar os seus argumentos sobre o tema dessa semana, trouxemos conteúdos que tratam sobre o assunto. Assim, estude-os e selecione aqueles que vão te auxiliar na defesa do seu ponto de vista na redação. Boa leitura!

Precisamos falar sobre filhos que estão em quarentena com pais abusivos

Não é fácil identificar uma relação abusiva, e é ainda mais complicado de ver isto em relações entre pais e filhos. Neste artigo  você irá ler sobre os filhos que estão isolados em quarentena com pais abusivos. As dificuldades com relação a isto são duas: identificar a relação tóxica e superá-la, pois, diferente de namoros, não há como simplesmente “terminar” uma relação com os pais.

Leia o artigo com calma, para entender mais sobre o assunto antes de iniciar a escrita da sua redação.

Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela | Movimento #FreeBritney

Neste documentário, disponível no Globoplay, pessoas próximas à cantora avaliam sua carreira, enquanto ela batalha com o pai no tribunal.

Além do documentário, é importante destacar o movimento “Free Britney”, que pede a liberdade da cantora. Desde 2008 os bens, a carreira e a vida pessoal de Britney são controlados pelo pai, Jamie Spears. De lá para cá, algumas pessoas têm citado abusos do pai. Iggy Azalea fez, recentemente, revelações sobre o assunto, como neste trecho:

“Eu a vi restringida até mesmo nas coisas mais bizarras e triviais: como quantos refrigerantes ela podia beber”.

Relacionamentos entre mãe e filho nos filmes de Xavier Dolan

Os filmes “Eu matei minha mãe” e “Mommy” – ambos do ator e cineasta canadense Xavier Dolan – mostram relações conturbadas entre uma mãe e seu filho.

No primeiro deles (Eu matei minha mãe), de 2009, é o próprio Xavier quem vive o personagem Hubert, filho de 17 anos de idade que vê a mãe com desprezo. A relação que se constrói entre a mãe e o filho se torna cada vez mais abusiva no decorrer do tempo.

No filme Mommy (2014), dirigido por Dolan, Diane Després é uma mulher com muitos problemas: um deles é seu filho, Steve, que acaba de ser expulso da instituição onde vinha sendo tratado por problemas de comportamento. Juntos, os dois têm uma relação de amor e ódio, expressa em picos de carência e violência. A tensão entre os dois é constante e qualquer motivo faz com que as conversas progridam para agressões.

FILME | Lady Bird

Neste filme de 2017 é retratada a história de Christine McPherson, adolescente, e de sua mãe. A mãe frequentemente demonstra impaciência ao ver Christine tomando decisões com as quais não concorda. Vale destacar, no filme, a frustração da mãe quanto ao futuro imaginado para a filha, o que é um indício de relação abusiva entre pais e filhos.

Carta ao pai | O desabafo de Kafka

Conhecido pela obra A Metamorfose, Kafka é conhecido hoje como um dos maiores escritores alemães de todos os tempos. Em Carta ao pai podemos ler a carta que Kafka escreveu (e nunca enviou) para seu pai, após ter ficado insatisfeito com a reação deste diante do anúncio de seu noivado. Nela, o filho expõe toda a sua mágoa em relação ao pai autoritário, que ele chama, alternadamente, de tiranoregenterei e Deus.

FILME| Fuja

Este filme, disponível na Netflix, traz a história de uma mãe que cuida de sua filha e, juntas, elas passam por várias dificuldades. Até aí tudo bem, certo?

Devido a problemas de saúde, Chloe (a filha) toma remédios e vive isolada com a mãe. De acordo com os títulos de abertura, Chloe convive com uma série de doenças: arritmia, hemocromatose, asma, diabetes e paralisia. Isso a coloca em uma cadeira de rodas e ela precisa de uma variedade diária de comprimidos.

Porém, na verdade é a mãe quem faz a filha ficar com a paralisia, devido aos medicamentos dados, para que esta fique sempre ao seu lado.

 Pegue sua pipoca e curta este ótimo suspense!

MINISSÉRIE | The Act

The Act, minissérie original de 2019 da Hulu, dramatiza a história verídica de Dee Dee e Gypsy, conhecidas mundialmente por um dos crimes mais bizarros dos EUA. A trama aborda o complexo e absurdo abuso parental sofrido por Gypsy, uma jovem que passou a vida inteira acreditando que tinha uma grave doença por causa de Dee Dee, sua mãe superprotetora.

Como você pode ver, já citamos diversos materiais e trouxemos conteúdos que podem te ajudar a refletir sobre o tema.

Além destes, é importante que você faça sua própria pesquisa sobre o assunto.

Lembrou de algum filme, livro ou vídeo que trate sobre o assunto, e que não citamos aqui? Conta pra gente! Talvez o seu repertório sociocultural possa ajudar outras pessoas a pensarem sobre o tema “Relacionamento abusivo entre pais e filhos”! Organize os repertórios e escreva seu texto!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ad-3-1-1024x536.jpg
<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/misraely/" target="_self">Misraely Wolfart</a>

Misraely Wolfart

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Cursando MBA em Gestão Educacional.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM