Estude com o Redação Online em 2021! Aproveite nosso cupom de desconto VOUPASSAR35 em qualquer plano do site.

Romantização da produtividade excessiva | Repertórios para o Tema

por | abr 7, 2021

Confira repertórios socioculturais para usar na sua redação sobre a Romantização da produtividade excessiva!

O trabalho dignifica o homem. A nossa sociedade cresceu e se desenvolveu em torno dessa premissa. Mas, hoje, o que se vê é uma corrida pela produtividade como nunca se viu antes. O uso das tecnologias e possibilidades como teletrabalho, muito presentes por causa da pandemia, permitiram diversas mudanças que vemos no mundo.

Assim, o que se percebe é uma romantização da produtividade excessiva e uma tendência de as pessoas não distinguirem mais lazer e labor. Além disso, descansar é um ato pouco valorizado e as pessoas se veem “obrigadas” a estarem ativas o tempo todo.

Você já ouviu esta frase aqui:

Trabalhe enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Ela tem sido o parâmetro para muitas pessoas que desejam o sucesso. Mas será que esse é o único caminho? E as pessoas que estão sobrecarregadas com grandes volumes de trabalho, metas etc.? Será mesmo que o único meio é viver para produzir? Então, essa é uma das reflexões que você pode fazer para tratar o tema “Romantização da produtividade excessiva”. Portanto, na sequência, vamos dar algumas indicações de repertórios para você usar na sua redação. Acompanhe!

1. Filme: Tempos Modernos

Este já é um clássico nas redações, especialmente quando os participantes querem fazer uma relação com a Revolução Industrial e os meios de produção. De fato, ele ajuda a pensar na questão do aumento de produtividade e na valorização disso no mercado de trabalho.

No entanto, nem tudo são flores com o avanço das tecnologias na vida das pessoas. Há, no filme, uma cena antológica em que o protagonista persegue uma mulher por achar que os botões de sua roupa são os parafusos que ele precisa apertar. Isso pode nos ajudar a pensar na relação entre o trabalho/produção excessiva e a saúde mental. Vale a pena você conferir e perceber outros detalhes.

2. Filme: Amor sem escalas

Este filme pode ajudar em mais de uma temática se você conseguir traçar algumas relações. Nele, Ryan (George Clooney) tem uma profissão que consiste em viajar pelo país demitindo as pessoas. Assim seu envolvimento com o trabalho é tão grande que ele quase não se relaciona com a família (está aí um dos efeitos da produtividade excessiva). Ao mesmo tempo, ele vai tornando-se insensível para as desilusões que provoca nos demitidos – o que passa a ser questionado com a chegada de uma nova colega de trabalho e mudanças no processo da sua atividade – também visando produzir mais com menos. Confira!

3. Podcast “Fora da curva”: #9: Sem foco na pandemia? Produtividade cria sensação de fracasso

Se você estava sentindo falta de dicas de repertório para ouvir enquanto você produz (brincadeirinha! rsrs), chegou a dica de podcast. Neste episódio do “Fora da curva” a empreendedora e criadora de conteúdo Monique Evelle aprofunda questões que ganharam destaque neste momento de pandemia. Devemos ser produtivos 24 horas por dia? É pertinente acompanharmos lives, fazermos cursos on-line mesmo diante de uma crise global e sem perspectivas de futuro? Além de alertar sobre o tema, são citados os autores Byung-chul Han, de a “Sociedade do Cansaço”, e Ailton Krenak, de “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”. Então, coloque os seus fones de ouvido e bora aprender!

4. Livro: Sociedade do cansaço

E por falar em Byung-Chul Han, é recomendadíssimo que você leia sua obra “Sociedade do cansaço“. Trata-se de um ensaio que relata de forma precisa o aspecto sombrio da valorização de indivíduos inquietos e hiperativos que se arrastam realizando múltiplas tarefas em um dia a dia que exige superprodutividade. O ideal é que você possa comprar ou conseguir com alguém o livro emprestado para ler na íntegra. Mas não se preocupe. Caso não consiga acessar a obra original, separamos uma resenha para que você saiba mais sobre ela. E a revista Gente também tem um material bem completo sobre os principais conceitos da obra, com infográficos e bem ilustrativo. Portanto, sem desculpas para não acessar!

5. Vídeo – Saúde: excesso de trabalho e suas consequências

No vídeo do programa Conexão RS, da TV Ulbra, uma conversa sobre as principais consequências das cargas de trabalho excessivas. Entre elas, saiba mais sobre a Síndrome de Burnout. Você sabia, por exemplo, que crises de ansiedade, dificuldade de concentração, pessimismo e irritabilidade são alguns dos sintomas de esgotamento profissional? Pois é. O Brasil é o país mais ansioso do mundo. Portanto, são cerca de 18,6 milhões de brasileiros ansiosos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste bate-papo, a psiquiatra Tamires Bastos vai explicar os riscos do excesso de trabalho, como prevenir e tratar o transtorno.

6. Vídeo: “Prioridades” – Porta dos fundos

Esse esquete do Porta dos Fundos mostra de uma maneira bem-humorada como as pessoas acabam ocupando demais os seus dias, não sobrando tempo para encontrar os amigos. Assim, quando as pessoas não estão ocupando seu tempo com trabalho, elas buscam compensar com outras atividades que podem lhe dar prazer. No entanto, o reflexo disso tudo são pessoas sem tempo para quase nada que não esteja planejado, concorda? Então, assista. É rapidinho, tem menos de 5 minutos.

Gostou das nossas dicas? Mas não fique restrito elas, ok? Tente se recordar de tudo que você já leu ou assistiu que possa ter alguma relação com o tema. Faça um bom projeto de texto e arrase na sua redação! Ah, não se esqueça de enviar seu texto em nossa plataforma para receber a correção em até 3 dias úteis, hein?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ad-3-1-1024x536.jpg
<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online

Posts relacionados

Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM