Pressão escolar e saúde mental | Repertórios para o tema

por | ago 19, 2021

Quer saber mais sobre pressão escolar e saúde mental? Confira a lista de repertório que preparamos para o tema!

Se você é estudante, já deve ter se deparado com este assunto em algum momento. Os casos de depressão, por exemplo, têm aumentado quando falamos de estudantes que estão se preparando para vestibulares. A cobrança por resultados, a pressão para se sair bem e até mesmo a competição com os colegas são desencadeadores de doenças mentais. Por isso decidimos abordar este tema aqui!

Para ajudar a desenvolver a sua tese e preparar os seus argumentos sobre o tema desta semana, trouxemos conteúdos que tratam sobre o assunto. Assim, estude-os e selecione aqueles que vão te auxiliar na defesa do seu ponto de vista na redação. Boa leitura!

MATÉRIA | Dinheiro e pressão na escola são as maiores causas de ansiedade para jovens no Brasil

 

Esta matéria cita um estudo que concluí que apenas 16% dos adolescentes brasileiros se sentem “emocionalmente bem”. A conclusão da Fundação Varkey, que realizou a pesquisa, é a de que problemas com dinheiro e a pressão escolar são as maiores fontes de ansiedade para os adolescentes brasileiros. Vale a pena ler a matéria e anotar os dados citados, para ajudar a desenvolver a argumentação.

LIVRO | Saúde Mental na Escola: O que os Educadores Devem Saber

Este livro é interessante pois aborda o papel da escola e, mais especificamente, dos professores, no que diz respeito à saúde mental dos estudantes. A obra traz dicas e exemplos que auxiliam os educadores a lidarem com questões de saúde mental na escola.

SÉRIE | Os 13 porquês

Baseada na obra literária de mesmo nome, do autor Jay Asher, a série aborda muitos assuntos polêmicos que envolvem problemas na adolescência, como depressão, bullying, abuso sexual e suicídio.

Os episódios contam a vida de Hanna Baker, adolescente que se suicida e deixa 7 fitas com gravações onde enumera 13 razões que a levaram ao suicídio. Dentre os motivos estão alguns relacionados especificamente à escola, como o bullying sofrido pela aluna quando os colegas colocam seu nome na lista sobre as garotas mais atraentes da escola.

Por fim, descobrimos que, após passar por diversos momentos difíceis na escola, Hanna conta sua história para o conselheiro escolar Kevin Potter, que duvida das narrativas contadas pela jovem. Ao assistir a série, é importante notar como a postura do conselheiro impacta a decisão de Hanna de tirar sua vida, e como o final poderia ter sido diferente.

VÍDEO | Saúde mental na escola e na universidade

Neste vídeo, a Youtuber Louie ponto fala sobre a ansiedade que o mestrado desencadeou em sua vida. Além disso, Louie narra histórias vivias enquanto estava no ensino médio, como a convivência com professores homofóbicos. Vale a pena assistir ao vídeo para entender quais vivências escolares podem ser gatilhos para os transtornos mentais dos adolescentes.

SÉRIE | Merlí

Esta série narra o cotidiano de Merlí Bergeron, um professor de filosofia que tem métodos nada tradicionais de ensino. No decorrer dos episódios o público vai conhecendo as histórias dos alunos de Merlí. O professor, então, ajuda os alunos a solucionarem seus problemas pessoais, que envolvem desde questões com os pais até a pressão sofrida no ambiente escolar.

FILME | The Breakfast Club (Clube dos Cinco)

Estreado em 1985, o filme conta a história de 5 estudantes totalmente diferentes que são forçados a passar um sábado na escola, na detenção. No decorrer do longa os telespectadores conhecem as perspectivas dos jovens, que relatam seus problemas familiares e que não sabem lidar com a pressão constante sobre eles (ou com a falta desta).

Vale a pena assistir a este clássico e fazer as suas anotações!

FILME | Sociedade dos Poetas Mortos

John Keating, o novo professor de Inglês, começa a lecionar em escola preparatória de meninos conhecida pelo alto padrão e tradicionalismo. Utilizando métodos não muito ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola, ele os ajuda a se livrarem da timidez, seguirem seus sonhos e aproveitarem cada dia.

Como você pode ver, já citamos diversos materiais e trouxemos conteúdos que podem te ajudar a refletir sobre o tema. Lembrou de algum filme, livro ou vídeo que trate sobre o assunto, e que não citamos aqui? Conta pra gente! Talvez o seu repertório sociocultural possa ajudar outras pessoas a pensarem sobre o tema!

Organize os repertórios e escreva seu texto!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ad-3-1-1024x536.jpg
<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/misraely/" target="_self">Misraely Wolfart</a>

Misraely Wolfart

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Cursando MBA em Gestão Educacional.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM