Estude com o Redação Online em 2021! Aproveite nosso cupom de desconto VOUPASSAR35 em qualquer plano do site.

Os impactos da pandemia na vida das mulheres | Repertórios para o tema

por | mar 3, 2021

A crise sanitária impactou a sociedade, no entanto a pandemia na vida das mulheres impactou ainda mais. Veja os repertórios para o tema!

Embora todo campo social que tenha sido atingido pelos efeitos da crise do coronavírus,  a pandemia causou ainda mais transtornos para um grupo social específico. Isso se deve a inúmeros fatores, conforme você viu nos textos motivadores do tema “Os impactos da pandemia na vida das mulheres“. O trabalho em home office, além da dupla jornada com os afazeres da casa – ainda delegado a elas em muitos lares -, os filhos sem escola. Além disso, muitas sofreram violência doméstica. Ainda, para completar, a preocupação com a vida e a doença, o que afeta a saúde mental. Assim, cabe refletir sobre o assunto e pensar soluções a esse problema da atualidade.

Para ajudar você escrever uma boa redação sobre esse tema, selecionados alguns repertórios para ajudar na argumentação! Leia-os, assista-os, faça anotações. Ah, e não se esqueça: faça a sua própria pesquisa, hein? Um texto bem fundamentado está a um passo de ser uma redação nota mil!

1. Artigo: 2020: o ano da pandemia e seu impacto nas mulheres, pessoas negras e LGBT+

Acesse o site Gênero e Número que, em dezembro de 2020, publicou uma matéria bem completa, com dados, mapas, gráficos e diversas informações sobre o impacto da pandemia entre os grupos minoritários, entre eles as mulheres. Um dado interessante para dicussão, por exemplo, é que, na linha de frente dos profissionais da saúde, as mulheres negras – em geral técnicas de enfermagem ou agentes comunitárias de saúde – são as mais expostas ao risco de contágio. Além disso, são elas que menos treinamento, orientação e equipamentos de proteção recebem. Então, que tal pensar sobre isso no seu texto?

Ainda se relacionando ao nosso tema, o canal no Youtube da Gênero e Número tem um vídeo que traz um retrato das mães solo na pandemia. Assista-o para conhecer essas estatísticas. O vídeo tem menos de 2 minutos!]

2 Vídeo: Pesquisa revela que mulheres sofrem mais com a pandemia

Nesta reportagem do Hoje em dia, você encontra a exemplificação de algumas das dificuldades vistas nos textos motivadores do nosso tema. Portanto, é interessante que você assista essas histórias de vida e, assim, utilize-as como exemplo na argumentação da sua redação. Dê play agora mesmo!

3. Vídeo: Violência contra a mulher em tempos de pandemia

Presente, infelizmente, todos os dias na nossa sociedade, a violência assombrou ainda mais a vida das mulheres durante a pandemia. Tendo sido tema do Enem em 2015, a violência contra a mulher ainda persiste. No canal da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade no Youtube, você encontra um vídeo curto que ajuda a pensar sobre essa problemática, que não atinge apenas as brasileiras. Confira!

4. Vídeo: Desemprego entre mulheres é maior na pandemia

A Band Jornalismo também esteve atenta aos impactos da pandemia na vida das mulheres. Nesta reportagem, o foco é o desemprego, que atingiu de forma mais severa a população feminina. Então, para elas, a retomada às atividades, mesmo com os planos de reabertura, será mais lenta. Se você não sabia que isso estava acontecendo, não deixe de assistir, combinado?

5. Vídeo: Pandemia agrava sobrecarga das mulheres no trabalho doméstico

A TV Cultura, por sua vez, trouxe um olhar sobre o fato de as mulheres estarem com uma carga de trabalho doméstico superior às 10h a mais dedicadas a isso que os homens, normalmente. Pois é, não basta estar sob uma pandemia, sofrer ameaça de violência e ter dificuldades em manter o emprego. Além disso tudo, as mulheres ainda são atingidas pelo excesso de atribuições em suas casas. Certamente, isso reflete os problemas relacionados às diferenças de gênero que ainda persistem na sociedade. Dessa forma, a matéria ajuda a pensar sobre essa situação e seus efeitos.

6. Entrevista: Psicoterapeuta fala sobre a intensificação da sobrecarga sob as mulheres/mães na quarentena

Complemente as informações da matéria anterior assistindo a esta entrevista com a psicoterapeuta Pollyana Esteves. Além de mostrar os efeitos de tantas atividades extras para as mulheres, ela aponta maneiras de cuidar da saúde mental. Portanto, não deixe de assistir. Afinal, quem sabe não surge uma ideia de proposta de intervenção daqui, hein?

7. Site: Mulheres na pandemia

Finalizando as nossas indicações, acesse o site Mulheres na pandemia e encontre informações bem detalhadas sobre a situação desse grupo social na crise causa pela Covid-19. Além de ler o conteúdo on-line, você ainda pode baixar o relatório da pesquisa “Sem parar”, que buscou identificar a situação de trabalho e da vida das mulheres durante a pandemia. Trata-se de uma carta para você ter na manga, afinal, quem não gosta de usar dados estatísticos nos textos?

Então, agora é com você! Hora de colocar a mão na massa, fazer um bom projeto de texto para tema Os impactos da pandemia na vida das mulheres e, assim, arrasar no desenvolvimento da sua redação! Lembre-se de usar esses repertórios de modo produtivo. Temos certeza de que você consegue! Ah, e se precisar de ajuda com correção, conte com a gente! Nada como o olhar de uma equipe especialista em redações para melhorar a sua escrita. Portanto, conheça nossos planos agora mesmo! Até a próxima!

[maxbutton id=”5″]

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online

Posts relacionados

Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM