logo redação online

Positividade tóxica | Repertórios para o tema

positividade tóxica o que é

Quer saber mais sobre o assunto que envolve a positividade tóxica? Confira a lista de repertório que preparamos para o tema!

 

Recentemente, pessoas famosas como Claudia Leitte e Juliana Paes foram acusadas de apresentarem uma “positividade tóxica” nas redes e nos programas de televisão. No ano passado, a apresentadora Angélica também foi “acusada” pelo público, devido a falas positivas demais e descoladas da realidade. Tudo isso causa indignação em muitas pessoas. É por isso que, nesta semana, trouxemos diversos repertórios sobre o tema ”Positividade tóxica”. Vamos lá?

 

Síndrome de Poliana e a positividade tóxica

 

Poliana é uma personagem da escrita Eleanor Porter. A obra nasceu em 1913 e conta histórias de uma garota que só vê o lado positivo das coisas, vendo sempre tudo “cor de rosa”, sem maldades. Antes disso, em 1978, a síndrome de Poliana foi descrita por Margaret Matlin e David Stang como um distúrbio psicológico. Para saber mais, confira este artigo que fala sobre a Síndrome de Poliana!

 

O Segredo da Felicidade | Blogueirinha do fim do mundo

 

Este vídeo, que contém ironia (já avisamos), fala sobre o segredo da felicidade. Nele, a atriz Maria Bopp traz alguns “conselhos” positivos para lidar com situações desastrosas, como “nada como uma tragédia com 3 mil mortos por dia para fazer a gente sair da nossa zona de conforto”. Apesar de conter ironia, é interessante assistir ao vídeo e pensar que muitas pessoas, de fato, defendem este tipo de discurso.

 

 

LIVRO | A Sutil Arte de Ligar o Foda-se

 

Durante a nossa vida somos bombardeados com discursos de coaching, autoajuda, desenvolvimento pessoal e mentalização positiva para fazer com que pensemos positivo enquanto a nossa vida desmorona. Mas, e se tivermos um outro caminho, em busca de uma vida melhor? Um caminho que não envolva a positividade tóxica? Este livro, de Mark Manson, propõe que nós nos livremos da felicidade maquiada e superficial que nos rodeia. Deixo aqui um trecho da obra:

“Qualquer tentativa de escapar do negativo, evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo, falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento”.

 

A positividade tóxica e a teoria das emoções em Divertida Mente (Pixar)

 

Se você já assistiu a este maravilhoso filme, deve lembrar que a Alegria era a emoção “protagonista” no centro de comando das emoções da personagem Riley. As outras emoções, como raiva e medo, são vistas em um papel secundário.

No vídeo o psicólogo Ricardo Chagas analisa o filme e também fala sobre a importância de aceitarmos todas as nossas emoções. Então, anote os pontos importantes e pegue sua pipoca para rever o filme!

 

 

A positividade tóxica dos influenciadores

 

“Abrir o instagram e ver selfies 100% positivas o tempo todo pode ser uma experiência desanimadora”. Ao falarmos sobre positividade tóxica, não podemos deixar de lado o papel dos “influencers” e das redes sociais, que, basicamente, transparecem um mundo “cor de rosa” como o de Poliana. Ao assistir o vídeo abaixo você poderá refletir mais sobre os problemas desta positividade tóxica apresentada pelos influenciadores.

 

Você sabe o que é positividade tóxica?

 

Por fim, para ampliar ainda mais os seus conhecimentos sobre o tema, acesse este artigo que trata sobre o assunto. Nele você irá ler sobre a importância de reconhecer sentimentos como angústia, raiva e baixo astral. O artigo também fala sobre as postagens das redes sociais e o motivo de estas terem impacto negativo em muitas pessoas. Por fim, nele há a indicação de um filme sobre o assunto (Um Lindo Dia na Vizinhança). Então, leia o que foi escrito e selecione as partes que podem te ajudar em seu texto.

 

Como você pode ver, já citamos diversos materiais e trouxemos conteúdos que podem te ajudar a refletir sobre o tema Lembrou de algum filme, livro ou vídeo que trate sobre este assunto, e que não citamos aqui? Conta pra gente! Talvez o seu repertório possa ajudar outras pessoas a pensarem sobre o tema!

E claro, não se esqueça de enviar a sua redação pra gente após escrevê-la! Você receberá a correção em até 3 dias úteis! Super rápido, né?!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes