logo redação online

Música na redação do Enem | Como usar?

jovem ouvindo música

Usar uma música na redação do Enem pode dar um efeito bem legal! E o bom disso é que músicas a gente lembra fácil! Não existe nenhuma obrigação de se usar música especificamente na redação do Enem.

Mas dependendo do tema, se uma música vem na nossa memória automaticamente, por que não aproveitar, não é? Saiba como inserir uma música como repertório sociocultural na redação do Enem!

 

Pode usar música na redação do Enem?

 

Músicas são interessantes porque um compositor pode conseguir dizer algo que você está querendo dizer, mas de forma objetiva e mais tocante! Elas podem dar um reforço ao que você está tentando escrever. Sua escrita fica mais eficiente e envolvente. E você quer envolver o corretor, claro! 

Músicas dão mais expressão a suas ideias. Mas estamos falando de músicas que têm a ver com seus argumentos, que fique bem claro! Por isso, a ordem das coisas é a seguinte: pense no argumento que você quer usar e, se algum trecho de música aparecer automaticamente em sua mente, aproveite, porque tem tudo para combinar!

Quanto mais clara a relação dela com seu argumento, mais chances seu repertório tem de ser classificado como legitimado. Mas é claro que o argumento em si precisa estar adequado. Se o argumento não estiver adequado, citar músicas na redação do Enem não tem nenhuma utilidade.   

Se você gosta de ouvir música brasileira, se é fã de algum cantor ou grupo musical, aí está mais uma carta na manga para melhorar sua redação! Vamos te explicar agora como fazer isso!

 

5 exemplos de como usar músicas na sua redação 

 

Temos aqui alguns exemplos reais para ajudar você a citar músicas:

 

“Construção”, de Chico Buarque

 

A música “Construção” é um clássico, muito usada inclusive nas escolas para treino de interpretação de texto – então é bem provável que você a conheça. 

Digamos que você está argumentando afirmando que as relações de trabalho têm sido injustas no Brasil. Ouça a música de Chico Buarque e veja como ela reforçaria esse seu argumento: ela toca na questão das relações de trabalho injustas, que tiram a dignidade do ser humano. Ficaria perfeito!

É como se você dissesse “veja, eu sou apenas um aluno do ensino médio, mas o Chico Buarque,  um compositor muito experiente e conhecido, também pensa como eu!”.

Músicas em geral não servem para provar argumentos, elas servem para destacar um argumento, torná-lo mais fácil de ser compreendido, e a música “Construção” também não estaria provando seu argumento:  ela reforçaria o que você está querendo dizer!

Portanto, é preciso ir treinando para perceber a hora certa de usar músicas.

 

 

“Podres Poderes”, de Caetano Veloso

 

Essa foi uma música lançada no final da Ditadura Militar, se você não está sabendo – ouça aqui! Um trecho da música “Podres Poderes”, do Caetano, diz assim

“Enquanto os homens exercem/Seus podres poderes/Morrer e matar de fome/De raiva e de sede/São tantas vezes/Gestos naturais”

Imagine agora que num seu argumento você falaria do descaso que sente da parte dos governantes em relação à população. Você vê como esse trecho reforçaria o argumento? Essa música não prova que os governantes tendem a ignorar quem mais precisa deles, ela é só uma música; mas ilustra muito bem o argumento, concorda!

 

 

“Boa Esperança”, do Emicida

 

Agora o exemplo seria para uma argumentação em que você afirma que a vida nas favelas de hoje se equipara à dos escravos no passado. Se você é fã do Emicida, vai se lembrar da música “Boa Esperança” imediatamente! Se você nem sabe do que estamos falando, aqui está a música para você conhecer. Ela pode ser inserida no seu argumento assim 

“… O Grupo Emicida, com sua música “Boa Esperança”,  foi direto ao ponto ao ver na favela uma forma de senzala dos dias atuais”. 

Veja que aqui não se copiou trechos da música (vai que você nem lembra direito, né?), mas se comentou o teor da música, o que ela queria dizer. Isso que você tem que ter em mente: a relação de significado entre seu argumento e a música que vem à sua mente.

 

 

“O Circo”, de Sidney Miller 

 

Digamos que você esteja argumentando sobre a infância abreviada de tantas crianças no Brasil, pobres ou não. Aquela situação de ter de trabalhar muito cedo, ou de sofrer agressão dentro de casa ainda na infância. Tema triste esse, né?

Os últimos versos da música “O Circo” dão esse tom triste de um jeito até mais tocante, como você gostaria de passar ao corretor. 

“Morre o circo, renasce na lembrança/Foi-se embora e eu ainda era criança”

Está bem, você pode não saber quem foi Sidney Miller, e a maioria não sabe,  mas a simpática música “O Circo”, que você pode ouvir aqui,  foi eternizada na voz de Nara Leão, que é uma conhecida cantora da MPB – essa todo mundo conhece! 

 

 

Aprenda a usar músicas na redação do Enem do jeito certo

 

Estas dicas são bem importantes:

  • não copie longos trechos da música, porque o importante é o trechinho que tem a ver com seu argumento;
  • em vez de incluir exatamente o trecho da música, você pode parafraseá-lo, ou resumi-lo – quer dizer, conte com suas próprias palavras o que ela diz;
  • se não lembrar o nome do cantor ou compositor, não tem problema, mas pelo menos o título dela é importante lembrar; 
  • se não lembrar o título da música, mas lembrar o cantor ou compositor e o significado da música ou de um trecho dela, está valendo;
  • use aspas no título da música;
  • inclua músicas em qualquer parte da redação para reforçar sempre o seu ponto de vista.

 

Está aí: aproveite aquelas músicas que você canta para deixar sua redação do Enem ainda melhor, e mande para os nossos corretores ainda hoje! Nós corrigimos seus textos em até 3 dias úteis!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes