logo redação online

Mobilidade urbana: uma questão de acessibilidade | Repertórios para o tema

mobilidade urbana acessibilidade na cidade

Quer saber mais sobre mobilidade urbana e acessibilidade? Confira alguns repertórios que listamos para o tema!

 

A discussão sobre a acessibilidade urbana vem ficando em segundo plano no Brasil, afinal, quando se fala em mobilidade nas cidades, muitos associam a questão apenas ao transporte público e privado. Visando promover essa importante discussão, nosso tema de redação desta semana é “Mobilidade urbana: uma questão de acessibilidade”. Neste texto, indicaremos alguns repertórios para você utilizar na sua redação.

 

Mobilidade Cega | Documentário

 

O documentário “Mobilidade cega”, disponível no Youtube, acompanha um pouco da rotina de Edgar Jaques, ator e deficiente visual.

O diretor Erick Monstavicius criou essa obra como continuação de JOGO CEGO, documentário lançado em 2016. A principal abordagem de Mobilidade Cega, muito diferente do filme JOGO CEGO, é a mobilidade e acessibilidade urbana para pessoas com deficiência.

“Na maior parte das vezes, quando o tema “acessibilidade” é abordado, encontramos justificativas e soluções para cadeirantes: guias rebaixadas, elevadores em prédios, ônibus com plataformas elevatórias, etc. Se a acessibilidade ainda assim é deficiente para um cadeirante, para uma pessoa com deficiência visual é ainda maior, com cidades e trechos urbanos com total ausência de equipamentos de acessibilidade para pessoas portadoras desta deficiência.”

 

 

Acessibilidade ou Inclusão | Vídeo

 

Neste vídeo do Quebrando o Tabu, é possível ver que, em tese, houve um avanço no que diz respeito à acessibilidade, mas infelizmente a realidade é bastante diferente na prática.

“A luta das pessoas com deficiência por mais acessibilidade e inclusão é um desafio constante, mesmo com a existência de diversas leis que servem como base para essa batalha”.

 

 

TEDxFortaleza com Flávio Arruda | Palestra

 

Flávio Arruda, publicitário e especialista em gestão de trânsito e transporte urbano, aos 21 anos, sofreu um acidente de carro que o deixou tetraplégico. Em sua palestra no TEDxFortaleza, ele afirma que “se a cidade e a sociedade não tomam atitudes  que visam à inclusão, são elas que são deficientes, e não as pessoas que vivem nelas.”

 

 

O que é ACESSIBILIDADE? | Vídeo

 

O vídeo abaixo, que trata sobre acessibilidade, foi produzido pelo Conade. Ele é essencial para entendermos como a falta de acessibilidade interfere na vida de diversas pessoas.

 

 

Como você pode ver, já citamos diversos materiais e trouxemos conteúdos que podem te ajudar a refletir sobre o tema. Lembrou de algum filme, livro ou vídeo que trate sobre o assunto, e que não citamos aqui? Conta pra gente! Talvez o seu repertório sociocultural possa ajudar outras pessoas a pensarem sobre o tema!

 

Agora, é hora de botar a mão na massa e escrever o seu texto! Não se esqueça de enviá-lo em nossa plataforma após finalizá-lo: nossos professores corrigem redações em até 3 dias úteis!

 

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes