Confira repertórios para o tema Maus-tratos a crianças e adolescentes no Brasil e fundamente os argumentos da sua redação.

Recentemente, o caso de um menino encontrado amarrado em um barril em Campinas (SP) chocou o país pela crueldade. Assim, levantou-se novamente a questão sobre os maus-tratos contra crianças e adolescentes no Brasil. Com a pandemia, o número de denúncias caiu. Porém, alega-se que isso se deve ao fato de ser nas escolas que se identificam esses casos, geralmente. Desse modo, diante das situações de violência que atentam contra os direitos das crianças e adolescente, assegurados pelo ECA, é fundamental que se reflita sobre essas ocorrências. Então, para ajudar você, a seguir, selecionamos alguns repertórios para o tema maus-tratos para se preparar melhor para discorrer sobre o tema Maus-tratos a crianças e adolescentes no Brasil. Portanto, fique atento(a) às dicas!

1. Estatuto da Criança e do Adolescente

Primeiramente, acesse a íntegra do ECA. Assim, fique bem informado(a) sobre o que diz nossa legislação para proteger a infância e a adolescência dos brasileiros.

2. Documentário: TODA CRIANÇA É CRIANÇA – o Estatuto da Criança e do Adolescente

Produzido pela TV Câmara, o documentário “Toda Criança é Criança” mostra um panorama do funcionamento do Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Desse modo, relembra mobilizações e ações da rede de proteção à infância e à juventude. Além disso, mostra depoimentos da relatora do projeto e de outros parlamentares que atuaram para a aprovação do ECA e são comentados os principais acontecimentos históricos sobre os direitos da criança e do adolescente. Portanto, assista ao vídeo para complementar suas informações sobre o Estatuto!

3. Reportagem: Menino de 11 anos é resgatado após passar um mês acorrentado pelo pai e preso em um barril

Assista a íntegra da reportagem que chocou o país no dia 31 de janeiro deste ano e que comentamos no início deste post. Além de mostrar a face cruel de quem poderia proteger o garoto, essa triste história pode aparecer como um exemplo de maus-tratos na sua introdução ou na argumentação da sua redação.

4. Projeto crescer sem violência – Canal Futura

O projeto tem o objetivo de abordar o tema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, uma das formas de maus-tratos pelas quais eles passam. A intenção é tratar desse tema tão pesado de forma didática e lúdica, e é fruto de uma parceria entre o Canal Futura, o Unicef Brasil e ONG Childhood Brasil.  Do projeto, surgiram 3 séries para alertar educadores, crianças, adolescentes e famílias sobre o conhecimento do próprio corpo, a importância da autoproteção e do respeito ao direito à sexualidade. O projeto e os episódios das séries podem ser acessados aqui.

Abaixo, destacamos um vídeo que narra o caminho para a denúncia de abusos.

5. Filme: SPOTLIGHT – SEGREDOS REVELADOS

Vencedor do Oscar de melhor filme em 2016, Spotlight conta a saga de um grupo de jornalistas que descobre e denuncia o abuso sexual de crianças por padres católicos em diversas partes do mundo. Com base em fatos reais, o filme mostra que nem mesmo em instituições religiosas as crianças e adolescentes têm segurança.

6. Série: Conselho Tutelar

Com três temporadas, a série “Conselho tutelar”, da RecordTV, inspira-se em casos reais mostra dramas pessoais de seus personagens principais que trazem luz às negligências, maus-tratos e abusos sofridos por crianças e adolescentes antes que se tornem irremediavelmente danificados.

7. Observatório da criança e do adolescente

Acesse o portal do Observatório da criança e do adolescente e acompanhe as propostas legislativas ligadas à questão da violência contra essa população mais vulnerável da nossa sociedade. Além disso, o site é uma fonte de pesquisa sobre temas e indicadores relacionados às crianças e adolescentes de todo o Brasil. Certamente é importante que você anote algumas dessas informações em seu cadernos de estudos por eixos temáticos.

8. Artigo: Atenção aos sinais: as várias formas de violência contra crianças e adolescentes, sujeitos em condição peculiar de desenvolvimento

Este artigo traz importantes informações sobre o marco legal de proteção da infância e da adolescência no Brasil. Desse modo, esclarece sobre o ECA  e destaca os tipos de violência existentes. Ainda há destaque para para os profissionais que atuam na defesa desses grupos e, além disso, mostra qual o melhor caminho para a denúncia de violações aos direitos. Portanto, acesse e leia todo o conteúdo, pois ele pode ser um dos repertórios para o tema maus-tratos contra crianças e adolescentes no Brasil.

9. Pandemia acentua os casos de violência contra crianças e adolescentes

Por fim, conheça os efeitos que a pandemia de Covid-19 trouxe também para o cenário da violência contra crianças e adolescentes no Brasil. Assim, leia o artigo da revista Cláudia. Nela, ainda se destaca a lembrança do caso do vídeo publicado pelo atual ministro da Educação intitulado “A Vara da Disciplina” em que ele afirmava:

[…] que as crianças deveriam sentir dor para que fossem de fato educadas. Segundo o ministro, a correção não seria obtida por “métodos suaves”. “Deve haver rigor, desculpe. Severidade. E vou dar um passo a mais, talvez algumas mães até fiquem com raiva de mim. [As crianças] devem sentir dor”, diz ele no vídeo.

O que você pensa sobre essa declaração? Bom, depois dessa, está na hora de reunir os seus argumentos, fazer o projeto de texto e começar a treinar, não é mesmo?

Então, agora que você já tem algumas ideias de por onde começar, faça a sua própria pesquisa. Certamente você já viu algum filme ou série, ou mesmo leu algum livro que traga exemplos sobre essa temática tão importante de pensar. Assim, reúna todos os seus conhecimentos e produza uma redação nota mil. Não sabe se está indo bem na escrita? Não se preocupe! Conheça nossos planos e conte com uma equipe de especialistas em redação para melhorar o seu desempenho! Tá esperando o quê?

QUERO APRENDER REDAÇÃO!

propaganda redação online

 

 

 

 

Comentários do Facebook