logo redação online

A importância da representatividade na publicidade | Repertórios para o tema

a importância da representatividade

Quer saber mais sobre a importância da representatividade na publicidade? Confira uma lista de repertórios que preparamos para o tema!

 

Em uma sociedade, os indivíduos são diversos e, assim, devem ser representados em todos os cenários, inclusive na publicidade. Assim, é fundamental refletirmos sobre o tema “A importância da representatividade na publicidade. Principalmente em um momento em que certos grupos estão sob ameaça por motivos de preconceito. Portanto, esta é a proposta de redação desta semana. Então, o que você tem a dizer sobre isso?

Para ajudar no seu projeto de texto e argumentação para defesa da sua tese, trouxemos alguns conteúdos que podem ajudar a entender mais sobre o assunto. Assim, consulte-os e selecione aqueles que são mais pertinentes ao seu ponto de vista sobre o tema. Boa leitura!

 

TODxS – Uma análise da representatividade na publicidade brasileira

 

Neste estudo, produzido pela agência Heads Cominicação, você encontrará alguns dados relativos à representatividade na publicidade. Desde 2015 a empresa se ocupa de trazer essas informações no sentido de entender como ocorre a entrada de diferentes perfis nas campanhas e o efeito disso nos consumidores. São 31 slides com um conteúdo importante para o seu texto. Acesse e confira!

 

Dove enfrenta nova polêmica sobre racismo em propaganda

 

Relembre o caso de uma campanha que foi um fracasso quando surgiu nos meios de comunicação. Nela, uma mulher negra levantava uma blusa marrom para revelar, abaixo, uma mulher branca. Esse pode ser um exemplo de como a publicidade ainda tem muito que andar para ser diversa sem ofender determinados grupos sociais. Acesse a matéria aqui. Então, veja a repercussão e como a falta de cuidado põe em risco a própria reputação da marca.

 

Comerciais de Bradesco e Natura têm casais gays inter-raciais

 

Nesta matéria, você vai encontrar a descrição de duas campanhas em que havia casais gays e que, diferentemente do ocorrido com a empresa O Boticário em 2015, foram bem aceitas pelo público. Será que é um sinal da mudança (para melhor) da sociedade? Confira a reportagem e tire suas próprias conclusões. Além disso, reflita também sobre a importância desse tipo de representatividade na publicidade.

 

Representatividade é: vermos nossas iguais nas telas | Cine-Delas

 

Neste vídeo, do Canal Brasil, artistas convidadas contam como a representatividade é importante para uma sociedade igualitária. Assim, elas mostram que é necessário termos outros pontos de vista e não apenas o do homem branco. Assim, isso vale para diversas formas de cultura e mídia, assim como para a publicidade. Assista!

 

Representatividade: o que isso significa?

 

Mas, afinal, o que significa REPRESENTATIVIDADE? O site Politize! traz algumas explicações sobre esse conceito. De fato, eles podem ajudar a fundamentar seus argumentos na redação. Lembre-se de que explicar conceitos conta pontos na hora de demonstrar repertório legitimado e pertinente ao tema. Portanto, leia agora mesmo!

 

Entenda o projeto que quer proibir publicidade LGBT em São Paulo

 

Não soube da última? A deputada Marta Costa (PSD), em um projeto de lei em tramitação, associou a comunidade LGBT a “práticas danosas” e, por isso, pretende proibir a sua representação na publicidade. Portanto, acesse a matéria do Metrópoles e entenda esse caso e ainda confira o posicionamento de publicitários sobre a questão.

 

STF aprova a criminalização da homofobia

 

Aproveite o caso acima (que é inconstitucional) e relembre nesta matéria que a homofobia é crime. Essas duas legislações (Constituição e Lei de Racismo n. 7716/89) podem estar na sua redação como argumentos. Certamente, saber os regramentos a que estamos sujeitos é sempre uma boa carta na manga. Assim, eles podem ser uma boa aquisição para os seus estudos de repertórios por eixos temáticos.

 

Mídia e representatividade: esporte, filmes, literatura | Canal das Bee no GNT | Orgulho LGBTQI+

 

No segundo vídeo da série do Canal GNT em parceria com o Canal das Bee, Fernanda e Herbet falam sobre representatividade LGBTQI+ na mídia. Assim, a partir dele, você pode refletir sobre a importância também para o setor publicitário, que é uma mídia superimportante em uma sociedade de consumo como a nossa. Portanto, clique e assista!

 

E aí, já tem um bocado de conteúdo para ler e assistir, não é mesmo? Com certeza, a parte da pesquisa é fundamental para fazer uma boa redação, especialmente se você não está muito por dentro do assunto. Portanto, além desses materiais, pesquise na internet outros que você julga que podem ser relevantes na sua argumentação.

Lembrou de algum filme ou série, ou até mesmo um livro que trate desse tema? Escreva nos comentários. Assim, você ajuda outras pessoas a ampliarem o seu repertório sobre a representatividade na publicidade!

Então, até a próxima!

POSTS RELACIONADOS

Como usar a nota do Enem?

As tão esperadas notas do Enem 2023 finalmente saíram e, com elas, surgem muitas dúvidas, não é mesmo? Se você está se perguntando como utilizar