Precisa escrever uma redação sobre exclusão digital, mas não possui repertórios para o tema? Leia este artigo e fique preparado(a)!

Se antes da pandemia de coronavírus já sabíamos dos malefícios da exclusão digital para a sociedade, com ela isso ficou ainda mais claro. Certamente você ou alguém que você conhece já esteve sem acesso à internet. No mundo atual, isso é quase como estar em isolamento duplo. Para muitas pessoas, a falta de acesso ao mundo digital representa estar excluído de oportunidades. Com o ensino remoto durante 2020, diversos estudantes viram seu direito à educação corrompido. Além disso, incluir mulheres, idosos e pessoas com deficiência no mundo digital segue sendo um desafio. Assim, para que você consiga fazer um bom projeto de texto na sua redação, separamos alguns repertórios para o tema.

Acompanhe alguns repertórios para o tema sobre Exclusão Digital!

1. Vídeo: Exclusão Digital – Conexão – Canal Futura

Neste programa, os entrevistados Luiza Mesquita, coordenadora do Instituto de Tecnologia do Rio de Janeiro, e Bernardo Sorj, diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais discutem a questão: “o que o país perde com os excluídos digitais?”.

2. Artigo: Direito à internet e às novas tecnologias digitais deve estar acima de todos os outros

Para o advogado e historiador Victor Hugo Pereira Gonçalves, “a inclusão digital seja considerada um direito fundamental, como o direito à água, à luz, à informação, à saúde, à privacidade etc.”. Em seu estudo, ele discorre acerca de diversos tipos de exclusão digital e suas causas. Entre elas, está a ausência de políticas públicas, exclusão econômica, má qualidade dos serviços, analfabetismo digital. Além disso, ele menciona a ausência de inclusão digital em virtude de exclusões sociais históricas. Portanto, vale a pena você dar uma conferida nessa matéria.

3. Filme: Eu, Daniel Blake (2016)

Este filme pode ajudá-lo em diversas temáticas, inclusive a questão da exclusão digital. Nele, é narrada a saga de Daniel Blake para conseguir auxílio do governo após uma parada cardíaca que o levou a se afastar do trabalho. Exímio carpinteiro, ele, no entanto, é um “matuto digital”. No próprio trailer você já consegue perceber como ele não sabe nada sobre computadores e internet. Por isso, muitas vezes não consegue avançar na burocracia para solicitar seu benefício. Nessa trajetória – que quase o leva á loucura -, conhece uma mãe solteira na mesma situação complicada, e eles desenvolvem uma forte amizade. Além do encontro de gerações, o drama ajuda a refletir sobre questões fundamentais da vida em sociedade. Confira!

4. Vídeo: Exclusão digital é assunto em evidência na população brasileira

Realizado já na pandemia, essa entrevista do Jornal da tarde da TV Cultura com o coordenador de projetos de pesquisa do Cetic.br enfatiza o problema, que se agravou com a necessidade de distanciamento social. Com as escolas fechadas e o ensino remoto, 4,8 milhões de crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos que não têm acesso à internet viram-se excluídas de seu direito à educação. Assim, mais um desafio entrou na vida de estudantes e famílias nesse momento tão adverso da nossa história. Acompanhe!

5. Pesquisa: PNAD Contínua TIC 2018: Internet chega a 79,1% dos domicílios do país

Um bom repertório sociocultural conta com dados estatísticos bem fundamentados. O IBGE é uma de nossas melhores fontes nesses casos. Então, é fundamental que você veja os resultados da pesquisa mais recente acerca do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação pelos brasileiros. Assim, não deixe de conferir!

6. Artigo: Desafios para plataformas digitais mais acessíveis para pessoas com deficiência

Outro aspecto que pode ser tratado na redação é a exclusão sofrida por pessoas com deficiência com relação ao digital. Por isso, entre os repertórios para o tema trouxemos este artigo que mostra como entre 50 sites de empresas brasileiras, apenas um é acessível. Assim, além das barreiras para conseguir o acesso à internet, quando ela exista ainda existem outros obstáculos para as PCD ultrapassarem. Portanto, cabe um olhar para essa problemática e pensar em possíveis soluções. Afinal, por que é tão difícil o acesso a todos?

7. Podcast: Café da manhã

No episódio “A pandemia expõe a desigualdade da internet brasileira” discute-se como, na crise sanitária devido ao coronavírus, praticamente toda a comunicação passou a ser virtual. Sendo assim, ter uma boa conexão serviria não só para assistir aulas, lives e trabalhar em home office. O próprio auxílio emergencial disponibilizado pelo governo só poderia ser solicitado via site ou aplicativo. Desse modo, a exclusão digital ainda colocou em risco as pessoas, pois precisaram ficar em longas filas para tentar conseguir o benefício. Coloque os fones de ouvido e aproveite para ficar por dentro desse conteúdo!

 8. Artigo: LIVE | Acesso à internet: desigualdades, qualidade e direitos do consumidor

Em junho de 2020, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), na onda das lives, fez uma que pode servir como repertório para o nosso tema. Nela, a discussão parte da questão: “qual a importância do acesso à internet durante uma pandemia?”.  Assista!

Essas são as nossas dicas de repertórios para o tema “Exclusão digital“. Não se esqueça que o seu repertório precisa ser pertinente e ter uso produtivo no texto. Portanto, de acordo com seu projeto, faça a sua própria pesquisa, selecione e organize os fatos e dados da melhor forma. Assim, você conseguirá um desenvolvimento coerente e terá mais chances de uma boa nota na redação! É isso aí! Estamos na reta final para o Enem. Siga treinando. Nós seguimos aqui na torcida por você! Precisa de ajuda com a correção? Conheça nossos planos! Ainda dá tempo de receber um feedback detalhado e orientações da nossa equipe de corretores! Então, venha para o Redação Online!

QUERO APRENDER REDAÇÃO!

propaganda redação online

Comentários do Facebook