Estude com o Redação Online em 2021! Aproveite nosso cupom de desconto VOUPASSAR35 em qualquer plano do site.

Desafios da produção científica no Brasil | Repertórios para o Tema

por | abr 15, 2021

Confira uma lista de repertórios socioculturais para usar em sua redação sobre o tema “Desafios da produção científica no Brasil”!

O que seria de nós sem os avanços científicos, não é mesmo? Graças a eles, o ser humano revolucionou seu modo de vida, facilitou seus meios de trabalho, encontrou a cura de muitas doenças. Até para o espaço o homem foi por causa da Ciência.

Porém, mesmo com toda a sua importância para a civilização, há quem acredite que o investimento nessa área é um gasto desnecessário. E o que você pensa sobre isso? Certamente, você tem uma opinião formada!

Então, para que você possa argumentar melhor sobre o tema “Desafios da produção científica no Brasilna sua redação, escolhemos alguns repertórios que para usar na sua argumentação. Boa leitura!

Cinebiografia: Radioactive

Algumas figuras ficaram mundialmente conhecidas por causa das suas descobertas científicas. Uma delas – já bastante mencionada em muitas redações – é a química Marie Curie. Nesta obra cinematográfica, são mostradas as dificuldades que a cientista encontrou para conseguir apoio para suas experiências devido ao fato de ser uma mulher.

Então, ao conhecer Pierre Curie, ela logo se surpreende pelo fato dele conhecer seu trabalho. Assim, o filme pode ajudar a mostrar como, sem apoio, fica muito complicado desenvolver projetos que podem mudar e melhorar o mundo.

Vídeo: Panorama | O desconhecimento da ciência no Brasil

Para tratar da produção científica no país, nada melhor do que conhecimento. No entanto, muitos brasileiros não sabem o que é produzido aqui. Então, é fundamental que se procure saber mais sobre como a ciência funciona em nosso país.

Nesta reportagem, porém, você vai ver que a maioria dos brasileiros não conhece quem e onde se faz ciência no Brasil. Além disso, verá o quanto é investido no setor e o que os cientistas tem a dizer sobre isso. Confira!

Institutos de pesquisa brasileiros

Com a pandemia, nomes como Fiocruz e Instituto Butantan passaram a fazer parte da nossa rotina. Vale a pena você entrar nos sites oficiais e, assim, conhecer um pouco mais da história desses dois locais em que se produz ciência no país.

Palestra: Perspectivas sobre a ciência e a tecnologia no Brasil | Carlos Henrique de Brito Cruz | TEDxUNIFESP

Neste vídeo, o palestrante conversa sobre o futuro da produção científica no Brasil. Afinal, você sabe onde o Brasil está inserido, em um contexto global, na geração de novos conhecimentos e tecnologias?

Se não sabe, então é assista ao vídeo e conheça um pouco mais. Assim, poderá escrever melhor sobre a questão da produção científica e os desafios que ela enfrenta.

Artigo: Por que é tão difícil produzir ciência no Brasil?

Você sabia que o Brasil faz parte de importantes pesquisas no contexto mundial? E que aqui há cientistas de ponta em diversas áreas? Porém, mesmo assim, os desafios da produção científica nacional ainda são imensos. Neste artigo da History Brasil você poderá entender por que isso acontece.

Artigo: Brasil de costas para a ciência

Mais um artigo para você ler. Nesta material produzido pela revista Piauí você saberá a quantas anda o investimento no setor de ciência e como isso impacta na nossa sociedade.

Você sabia que os brasileiros são os que menos acreditam em seus cientistas? Então, por que você acha que isso acontece? Leia e descubra!

Unesco: Ciência, tecnologia e inovação no Brasil

Acesse este material produzido pela Unesco para saber mais sobre a produção científica brasileira. Assim, relacione os dados e informações com a importância desse setor e como ele poderia ser melhor desenvolvido.

Saiba mais sobre a ciência aberta, inteligência artificial, entre outros temas. Além disso, você consegue acessar os relatórios que mostram a evolução da área. Então, não perca tempo e acesse agora mesmo!

Faça sua própria pesquisa

Sempre gostamos de frisar que você precisa fazer a sua própria pesquisa sobre o tema antes de pensar o seu projeto de texto. Desse modo, além de aumentar seu repertório, você aumenta as chances de fazer uso produtivo dele.

Afinal, como você sabe, não basta apenas citar alguém ou algo, é preciso que faça sentido à sua tese. Portanto, reserve um tempo enquanto está na fase do treino para estudar a temática e anotar algumas informações.

Certamente, elas serão úteis para mais temas semelhantes. Afinal, quem sabe o que pode cair na prova, não é mesmo? Por isso, é fundamental ler bastante, assistir filmes, séries ou mesmo tentar lembrar de algo que você já viu/leu e que tenha a ver.

Então, esta lista é apenas o pontapé inicial. Vá além!

Precisa de ajuda?

Mas se você ainda estiver perdido(a), não sabe por onde começar, que tal ter uma ajudinha dos nossos corretores para mandar bem nas competências do ENEM? Já conhece a nossa plataforma? Se não conhece, está esperando o quê?

Conheça nossos planos e garanta o melhor acompanhamento para os textos, com garantia de sucesso! Então, venha para o Redação Online e descubra como arrasar na escrita!

Assine um plano do Redação Online
<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online

Posts relacionados

Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM