Estude com o Redação Online em 2021! Aproveite nosso cupom de desconto VOUPASSAR35 em qualquer plano do site.

A importância da educação financeira | Repertórios para o tema

por | dez 2, 2020

Precisa escrever um texto, mas não lembra de nada que explique sobre a importância da educação financeira na vida das pessoas? Veja a nossa lista!

Nesta semana lançamos o tema de redação “A importância da educação financeira”. Você já viu nos textos motivadores que a relação dos brasileiros com o dinheiro é bastante emocional. Além disso, não temos uma cultura que privilegie o ensino sobre esse assunto no dia a dia. Assim, para poder argumentar melhor no seu texto, selecionamos alguns conteúdos que você poderá acessar para se informar melhor e poder desenvolver a sua tese. Quem sabe até se empolgue para cuidar das suas próprias finanças com mais responsabilidade, não é mesmo? Boa leitura!

1. Filme: Os delírios de consumo de Becky Bloom (2009)

Quem nunca, na infância, imaginou que cartões de crédito eram mágicos, pois com eles não era necessário ter dinheiro? Pois bem, infelizmente a gente cresce e logo se depara com as famigeradas faturas . Geralmente, elas contêm diversos itens de “última necessidade” e levam boa parte do salários das pessoas comuns. Nessa comédia, Rebecca é uma dessas pessoas que se deslumbra com a facilidade dos cartões e não leva a sério seu consumismo. Dessa forma, acumula dívidas e precisa encarar o problema. No meio disso tudo, ainda vira colunista que dá dicas sobre finanças pessoas. Como isso funciona? Assista ao filme e saberá!

2. Palestra: O poder do não e o dinheiro | Nathalia Arcuri | TEDxDanteAlighieriSchool

Partindo de uma experiência pessoal sobre a sua primeira meta financeira, Nathalia Arcuri conta como finanças passaram a ser preocupações suas desde os seus 8 anos de idade. Na história, ela conta situações com as quais muitos de nós se identificam, pois pensar sobre dinheiro não é comum para a maioria dos brasileiros. Assim, reforça como o hábito de cuidar da própria grana depende de questões culturais e familiares que a psicologia econômica explica. Também mostra a importância da economia para conseguirmos atingir metas maiores. Assista! Tem pouco mais de 15 minutos e muito aprendizado!

3. Palestra:  Os três piores conselhos sobre dinheiro | Thiago Nigro | TEDxSantos

Aproveite o embalo e assista a mais esta palestra em que o educador financeiro Thiago Nigro comenta alguns dos piores conselhos que recebemos sobre dinheiro. Além disso, ele reforça como um histórico econômico instável do país há alguns anos criou gerações que não aprenderam a pensar no conceito de poupar. Assim, educação financeira tem sido uma problemática recente e que, se desenvolvida, pode mudar a vida das pessoas. Tem menos de 10 minutos, não deixe de assistir!

4. Podcast: Drops de Inteligência Financeira

Hora de colocar os fones de ouvido! Nesse podcast, o educador financeiro Gustavo Cerbasi disponibiliza conteúdo sobre inteligência financeira, investimentos e finanças pessoais. São áudios curtos com diversos esclarecimentos e dicas que vão desde como lidar com dívidas até aumentar sua renda. Portanto, vale a pena acompanhar e quem sabe seguir algumas das sugestões desse especialista quando o assunto é a importância da educação financeira.

5. Caderno de Educação Financeira Gestão de Finanças Pessoais – Banco Central do Brasil

Se você não tem medo de encarar um obra um pouco mais extensa (mesmo que seja só para dar uma olhadinha), acesse esse caderno de educação financeira do BCB. O conteúdo pretende estimular os cidadão a desenvolverem habilidades para melhorar sua qualidade de vida. Dessa forma, estimula decisões assertivas a partir de uma gestão de finanças pessoais para aplicar no dia a dia. Assim, , ajuda na redação e ajuda a ter um bom relacionamento com o dinheiro.

Além desse caderno, diversas entidades fizeram cartilhas sobre o tema que podem ser acessadas on-line. Então, como sempre dizemos por aqui: faça também a sua própria pesquisa para poder defender a sua tese!

6. Artigo:  Como trabalhar a educação financeira na escola?

Nesta matéria publicada no G1, comenta-se a inclusão na Base Nacional Comum curricular da educação financeira como tema transversal. Assim, corrobora a importância de o assunto ser abordado desde a infância. Desse modo, criam-se hábitos mais conscientes sobre consumo, também propiciando um planejamento para a vida. O artigo ainda trata da importância da educação financeira e de como isso pode ser trabalhado na sala de aula. Quem sabe não rolam umas ideias para proposta de intervenção aí? Leia o conteúdo na íntegra!

7. Vídeo: DESABAFO: SAÚDE MENTAL NA VIDA FINANCEIRA | Finanças com a Nath

Além de abalar a saúde financeira, o descontrole com os gastos afeta, e muito, a saúde mental das pessoas. Muitas pessoas perdem até o sono porque não sabem como lidar com esse tipo de problema. Nesse vídeo, a Nath desabafa sobre essa questão e sobre como é difícil para pessoas de baixa renda começar a organizar suas finanças. Na descrição do vídeo, ela disponibiliza uma série de cursos gratuitos e outros conteúdos para pensar sobre o tema de uma forma realista para todos. Confira!

Depois de consumir esses materiais selecionados por nós, pesquise, leia e escreva seu rascunho da redação sobre o tema A importância da educação financeira. Precisa de ajuda para saber qual seria a sua nota caso esse fosse o tema do Enem? Mande sua redação pela nossa plataforma. Nossos corretores estão esperando para dialogar com você e ajudar a chegar à nota 1000! Bora treinar!

[maxbutton id=”5″]

propaganda redação online

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/claudiabechler/" target="_self">Cláudia Bechler</a>

Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
Assine um plano do Redação Online

Posts relacionados

Romantização da produtividade excessiva | Repertórios para o Tema

Romantização da produtividade excessiva | Repertórios para o Tema

Confira repertórios socioculturais para usar na sua redação sobre a Romantização da produtividade excessiva! O trabalho dignifica o homem. A nossa sociedade cresceu e se desenvolveu em torno dessa premissa. Mas, hoje, o que se vê é uma corrida pela produtividade como...

Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM