logo redação online

A banalização de cirurgias plásticas nas redes sociais | Repertórios para o tema

várias cirurgias plásticas

Conheça repertórios socioculturais para usar na sua redação a respeito da banalização de cirurgias plásticas nas redes sociais.

Confira a proposta de redação sobre o tema “A banalização de cirurgias plásticas nas redes sociais”.

Confira alguns filmes, vídeos e reportagens especiais que poderão ajudar na hora de desenvolver seus argumentos no texto sobre a banalização de cirurgias plásticas. Além disso, não se esqueça de que é fundamental saber selecionar e organizar fatos e opiniões de modo que seu ponto de vista seja defendido. Ah! E lembre-se de fazer também a sua própria pesquisa, visando demonstrar autoria ao seu texto. Boa leitura!

1. Filme: Linda de morrer

Quem nunca quis tomar apenas um comprimido e ver as celulites desaparecerem? Médica famosa, Paula (Gloria Pires) descobre como resolver esse “drama” das mulheres modernas: o recém-criado Milagra. Porém, a protagonista toma o remédio e morre de um inesperado efeito colateral. Agora, seu espírito preso à Terra precisa denunciar o próprio remédio e salvar as futuras vítimas de seu inescrupuloso sócio. Nessa comédia de 2015, é possível ver em alguns momentos como a exposição midiática pode influenciar na procura do mesmo “remédio” por diversas pessoas. Especialmente quando famosos mostram que é um jeito “fácil” de resolver uma insatisfação com o corpo. O filme tem duração de 1h55 pode ser encontrado no Youtube e no Google Play.

2. Vídeo: Vida de modelo – Cirurgias plásticas banalizadas e autoestima das influencers – De quem é a culpa?

No cana Chá das 8, da modelo Isis Sampaio, ela comenta sobre a banalização das cirurgias plásticas no Brasil. Segundo ela, jovens de 18 anos estão fazendo a famosa LIPO LED, prótese de silicone, rinoplastia. Para Isis, é revoltante ver os internautas julgando essas meninas como se elas não fossem tão vítimas da mídia e da indústria da beleza quanto todas as outras mulheres. A partir de sua vivência no mundo da moda, a modelo conta como isso mudou a sua percepção sobre si mesma. O vídeo tem pouco mais de 21 minutos.

3. Artigo: Lipo LAD e o polêmico debate sobre a romantização das cirurgias plásticas

Ainda dentro do tema do momento na área de procedimentos estéticos, vamos saber mais sobre a Lipo LAD. Assim, no artigo da Revista Cláudia, discute-se como o sucesso entre as celebridades que fizeram a Lipo HD reacendeu o debate sobre pressão estética. Certamente você deve ter ouvido falar da atriz Fernanda Concon, que usou recentemente as redes sociais para se posicionar sobre o assunto. Ela criticou a romantização e a naturalização da lipo LAD, entre outras cirurgias plásticas, em seu Instagram. Além disso, ela levantou a questão:  por que influenciadores digitais não costumam falar dos riscos de tais procedimentos e os motivos por que fizeram?

Você pode acessar o perfil da atriz e, desse modo, além do texto, ver na fonte o que ela falou sobre o tema.

4. Artigo: Da estética ao financeiro: como os filtros do Instagram estão nos influenciando

Então, quem não curte colocar um filtro antes de publicar uma foto no story? Pois é, as possibilidades de mudar o rosto virtualmente são muitas, desde ficar mais bonita, mudar a cor do cabelo (ou ficar sem) até ficar mais jovem ou mais velho. No entanto, os filtros que aumentam a boca ou causam  efeito “harmonizado” são alguns dos preferidos, especialmente na quarentena. Assim, nesta matéria é mostrado como criar filtros para melhorar a autoestima das pessoas pode virar um negócio. Ao mesmo tempo, essa faz crescer em muitas pessoas uma insatisfação com sua imagem real. Por isso, vale a pena ler tudo para entender como esse fenômeno tem mudado nossa forma de pensar sobre nós mesmos.

5. Artigo: Como as redes sociais reforçam padrões de beleza irreais e incansáveis

Chega mais! Aqui, mais um artigo para você pensar sobre como as redes sociais acabam nos influenciando de alguma forma com relação à estética. Nesta matéria, menciona-se um estudo de 2017 que mostrou que o Instagram é a rede social mais prejudicial para a saúde mental dos jovens. Além disso, fala da normalização das cirurgias e procedimentos estéticos, que nem mesmo o movimento “body positive”, também em alta nas redes, tem conseguido frear.

6. Podcast: #17 Cirurgias plásticas e os seus exageros

Para não perdermos o hábito de dar uma opção para aqueles que preferem aprender ouvindo um podcast, separamos essa dica. Nesse episódio, discute-se o aumento de procedimentos estéticos em todo mundo, como se não houvessem riscos. Assim, comenta-se que existe muita falta de clareza dos pacientes. Mas, ainda, há muitos profissionais que, por meio de atitudes antiéticas, realizam procedimentos desnecessários ou não recomendados, especialmente em pessoas muito jovens. Já sabe, né? Coloque os fones de ouvido e ganhe mais um repertório sociocultural!

7. Notícia: Arrependido, Lucas Lucco reverte harmonização facial: “Perdi a identidade”

E o que acontece quando o procedimento, em vez de aumentar, acaba diminuindo a autoestima? Foi o que aconteceu com o cantor Lucas Lucco. De fato, em setembro ele contou no Instagram a saga para reverter o procedimento de harmonização que realizou há cerca de um ano. Antes de fazer o procedimento, ele já era considerado por muitos fãs como um homem bonito. Assim, o que faz com que pessoas dentro do “padrão”, como muitos famosos e influencers, acabem fazendo essas intervenções no corpo e no rosto? Até que ponto vale a pena mexer na sua marca pessoal para seguir uma moda? Pense sobre isso!

Então, curtiu?!

Esperamos que essas dicas ajudem a escrever uma redação nota mil! Conhece algum filme, vídeo ou reportagem interessante sobre este tema? Compartilhe conosco nos comentários! Ah! E se precisar de ajuda com o seu texto, cadastre-se na nossa plataforma e aproveite a promoção da black friday!

propaganda redação online

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes