CONFIRA O TEMA COMPLETO CLICANDO AQUI!

Temos certeza de que você já tem bastante conhecimento sobre o assunto da semana, afinal, todos nós, em algum momento da vida, já fomos alunos (ou somos) e tivemos relações diversas com nossos professores.

Chegou a hora de nos aprofundarmos um pouco mais neste tema, olhando para além das nossas vivências pessoais e discutindo o assunto com o amparo da opinião de especialistas ou com exemplos de filmes, séries etc.

Lembre-se: o foco deste tema é analisar a forma, o modo como a relação entre professor e aluno impacta o processo de aprendizagem. Já admitimos que, sim, essa relação tem um impacto direto nos resultados da aprendizagem.

Vamos às sugestões de estudo de hoje?

Read Texas Am GIF by Texas A&M University

  • Artigo científico sobre a relação entre professor e aluno.

Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf  Acesso em 05/04/2020.

Primeiramente, precisamos compreender qual é o conceito de relação entre professor e aluno, uma vez que o substantivo relação pode ter muitos sentidos.

Nada melhor do que analisarmos uma pesquisa científica para sabermos melhor sobre o tema.

Aqui, a autora Rita de Cássia Soares Lopes discute alguns conceitos básicos sobre o relacionamento professor/aluno e apresenta dados coletados ao longo de sua pesquisa científica.

Por haver uma pesquisa científica, o artigo ganha mais respeitabilidade e pode te auxiliar na sustentação dos argumentos da redação.

  • Resumo de artigo científico sobre a visão dos alunos a respeito da escola e do professor.

Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/resumos/resumos/2389.htm

Acesso em 05/04/2020.

Nesta indicação, também temos um artigo científico, mas de forma bastante resumida, por isso, temos acesso apenas às informações que são relevantes neste momento.

O tema central da sugestão é a visão que os alunos têm a respeito do papel da escola e do professor em seu processo de aprendizagem e formativo como um todo.

O artigo contém mais uma pesquisa de campo e quando tem pesquisa científica, você já sabe, nós simplesmente adoramos.

Apostar em pesquisas científicas como parte da argumentação faz com que a defesa do seu ponto de vista seja praticamente inquestionável.

  • Texto sobre a visão dos professores no mundo atual.

Disponível em: www.revistas.rcaap.pt>uiips>article>view  Acesso em 05/04/2020.

Mas e os professores, como se veem diante da situação atual da sala de aula? O texto sugerido aborda exatamente esse assunto.

Quando tratamos de temas que têm dois protagonistas (neste caso, professor e aluno), é muito importante termos as perspectivas de ambos os lados, pois isso nos faz ter uma visão mais ampla e mais aprofundada sobre o assunto.

  • Matéria sobre a real situação do professor.

Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2012/04/22/interna_nacional,290251/professores-se-veem-cada-vez-mais-acuados-por-alunos-em-salas-de-aula.shtml  Acesso em 05/04/2020.

Não é novidade que muitos professores têm sofrido com atos violentos nas escolas em que trabalham e é evidente que o medo de ser agredido afeta diretamente o relacionamento com os alunos.

Vamos saber um pouco mais sobre essa triste realidade?

Comedy Central Reaction GIF

  • Matéria sobre a relação entre o sentimento do aluno a respeito do professor e o nível de aprendizagem.

Disponível em: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/09/669619-gostar+do+professor+faz+aluno+aprender+com+mais+facilidade.html  Acesso em 05/04/2020.

Este é mais um caso daquele em que dizemos: com certeza, você já o sentiu na pele.

Lembra daquela disciplina na escola que você simplesmente detestava até que um novo professor muito legal apareceu e você começou a gostar da matéria? Então, é sobre essa relação que a reportagem vai tratar.

Não se esqueça de que o oposto também pode acontecer: um professor pouco afetivo pode acabar com seu gosto por uma disciplina.

  • Matéria sobre o papel docente atual.

Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/o-papel-do-docente-hoje-e-fazer-parceria-com-os-alunos  Acesso em 05/04/2020.

Muito bem, já vimos o ponto de vista dos alunos, dos professores, já sabemos as expectativas de ambos os lados e como a relação entre alunos e professores impacta de forma positiva ou negativa as formas e os níveis de aprendizagem.

Mas como o professor pode favorecer a aprendizagem em sua sala de aula? Como ele deve se relacionar com os alunos para que haja resultados benéficos na aprendizagem?

A revista da Unicamp traz algumas discussões sobre o assunto e propõe soluções para este problema sempre tão atual na educação.

  • Análise psicológica sobre a importância da afetividade na relação professor-aluno.

Disponível em: https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-escolar/importancia-da-afetividade-na-relacao-professor-aluno  Acesso em 05/04/2020.

Podemos olhar para a relação entre professor e aluno sob a perspectiva da educação, claro, mas também há aspectos psicológicos que precisam ser levados em consideração quando abordamos o assunto.

A autora Maria Gleuma Soares de Sousa faz, neste artigo, um levantamento sobre a temática com muitas referências bibliográficas para você rechear o desenvolvimento de sua redação.

  • Artigo sobre a amorosidade na educação para Paulo Freire.

Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/siqueira_eddlinger_barboza.pdf  Acesso em 05/04/2020.

Não podemos falar de afetividade na educação sem citar Paulo Freire, um dos nossos patronos educacionais.

Para saber um pouco mais sobre o que Paulo Freire dizia a respeito da importância da afetividade nos processos de aprendizagem, é só ler o artigo acima, que traz um apanhado bastante resumido, mas válido, acerca do assunto.

  • Série Merlí.

Disponível na plataforma Netflix.

Se você ama Netflix, muito provavelmente conhece ou já ouviu falar sobre a série espanhola Merlí.

Um professor de Filosofia nada tradicional (Merlí) consegue construir uma belíssima relação de confiança e afetividade com sua turma de alunos, ótimo exemplo de como a postura do professor pode influenciar o processo de aprendizagem do aluno.

Merlí | Por que vale a pena começar a assistir à série sobre um ...

  • Filme Escritores da Liberdade.

Disponível por aluguel no YouTube.

O filme é de 2007, mas continua atual da mesma maneira.

Uma jovem e idealista professora é destinada a ensinar uma turma com baixíssimo rendimento e interesse, além de diversos problemas pessoais e sociais. Pesado, né?

Mas a professora Erin Gruwell, após várias dificuldades, vai demonstrar belamente a diferença que um professor que ama seus alunos pode fazer. O enredo é simplesmente tocante.

Ah sim, o filme é baseado em fatos.

Ainda dentro da mesma ideia, você também assistir ao filme Coach Carter. Vale cada minuto em frente à TV.

  • Música e clip Another Brick in the Wall, de Pink Floyd.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YR5ApYxkU-U   Acesso em 05/04/2020.

Para terminar, o clássico clip de Pink Floyd que tem como assunto central a padronização que as escolas e os professores fazem dos alunos.

A visão adotada no clip é bastante exagerada e dramática, mas ainda assim retrata a realidade de ontem e hoje.

 

O assunto sobre a relação entre professores e alunos é muito rico e poderíamos te dar várias outras sugestões. De toda forma, esperamos que as opções aqui escolhidas sejam úteis e facilitem o processo de escrita da sua redação.

QUERO USAR ESSE TEMA!

Leia também:

Repertório para o tema ”Charlatanismo nas redes sociais

Repertório para o tema ”Sororidade e união entre as mulheres”

Repertório para o tema “Alienação parental no Brasil”

Repertório para o tema “Coronavírus e emergência na saúde global”

Repertório para o tema ”Gordofobia e o culto ao corpo padrão’

Repertório para o tema ”O mercado de cosméticos falsificados’

Repertório para o tema ”Os direitos e a condição das mulheres transgênero no Brasil’

 

 

 

Comentários do Facebook