CONFIRA O TEMA CLICANDO AQUI!
Cultura do cancelamento, um termo que há pouquíssimo tempo nem ouvíamos falar sobre e que hoje já está tão presente em nosso dia a dia digital que nos parece natural.
Inicialmente, é muito importante que você compreenda como um comportamento se transforma em cultura, afinal, existem princípios para isso e entendê-los é parte fundamental para a compreensão deste tema.
Neste roteiro, procuramos criar para você um percurso lógico, que faça todo o sentido e que te permita traçar uma linha comparativa entre pontos positivos e negativos a partir de uma mesma temática.
Além disso, não se esqueça de que, apesar de bastante comentada atualmente, ainda é uma novidade e sua redação, nesse caso, pode conter uma pequena definição ou contextualização do que é (ou deixa de ser) esse fenômeno.
Vamos conferir o que separamos para você?
1- Artigo de revista sobre a transformação provocada pela internet.
Disponível em: https://exame.com/negocios/dino_old/a-internet-transformou-a-vida-das-pessoas-shtml/
Acesso em: 03/08/2020.
Pode parecer óbvio, mas muitas vezes nos esquecemos de começar as coisas pelo início e gostaríamos que você desse uma olhadinha mais atenta na forma como a internet revolucionou o modo de viver das pessoas, principalmente aquelas com idade igual ou superior a 30 anos.
O artigo da Revista Exame traz um pequeno levantamento com índices sobre hábitos digitais das pessoas desde o início da internet no Brasil (em 1988) até 2015.
2- Artigo universitário sobre os benefícios e malefícios da internet para a cidadania, cultura e cidade.
Acesso em: 03/08/2020.
Falar sobre os malefícios e benefícios da internet, é, como diriam muitas de nossas avós, “chover no molhado”, pois o assunto já está até meio batido.
Mas a universidade UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) propôs uma discussão mais apurada e aprofundada a respeito do tema e que, por seus diferenciais, merece a leitura.
3- Série Control Z.
Disponível na Netflix.
Ano da primeira temporada: 2020.
Intrigas, mistérios, segredos e muitos babados são alguns dos elementos que você encontrará nesta série que estreou há pouco tempo na Netflix.
De modo resumido (mas sem spoilers), a série contará a história de um grupo de adolescentes que estuda na mesma escola e que terá seus segredos mais íntimos revelados on-line.
Inclusive, aqui no blog, temos um texto que te conta como a série Control Z pode ser usada em suas redações. CLIQUE AQUI PARA CONFERIR!
4- Artigo on-line com as definições
Disponível em: https://canaltech.com.br/comportamento/o-que-e-cultura-do-cancelamento-164153/
Acesso em: 03/08/2020.
Está se sentindo perdido (a) e quer saber um pouco mais sobre o que é, na verdade, a tal cultura do cancelamento? O artigo do Canal Tech te ajuda a esclarecer suas dúvidas.
E o melhor: o artigo é de maio de 2020 e, por isso, está com informações hiperatualizadas.
5- Artigo on-line sobre o termo do ano de 2019.
Disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/a-cultura-de-cancelamento-foi-eleita-como-termo-do-ano-em-2019-156809/
Acesso em: 03/08/2020.
Gente, este assunto não está fraco não, tanto que ele ganhou o prêmio de termo do ano em 2019 por tanto ser utilizado.
Também do Canal Tech, o artigo te conta um pouco sobre a cultura do cancelamento e o processo até que ela ganhasse o prêmio em 2019.
6- Artigos com opiniões diversas sobre a cultura do cancelamento.
Disponíveis em:
Acesso em: 03/08/2020.
Como te dissemos no início, é muito importante que você seja capaz de formular um paralelo entre visões positivas e negativas a respeito do tema da cultura do cancelamento e, para isso, nada melhor do que ler variadas opiniões. Com esse objetivo, selecionamos quatro artigos para sua análise.
7- Vídeo no YouTube sobre a cultura do cancelamento.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rXcsfwL0K6g
Acesso em: 03/08/2020.
O vídeo selecionado é mais um bate-papo entre o filósofo Luis Felipe Pondé e o jornalista e escritor Leandro Narloch. A produção está repleta de muitas ideias boas e considerações relevantes que, com certeza, vão te fazer refletir mais aprofundadamente sobre a cultura do cancelamento.
8- Reportagem sobre os efeitos danosos da cultura do cancelamento.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53554306
Acesso em: 03/08/2020.
Um simples gesto de ok interpretado erroneamente nas redes sociais custou o emprego do americado Emmanuel Cafferty e nesta reportagem ficamos sabendo um pouco mais sobre o ocorrido.
O texto também é essencial para que possamos perceber que a cultura do cancelamento carece de critérios e não pode ser aplicada de qualquer forma, já que existem sérios prejuízos caso isso ocorra.
9- Vídeo com relato pessoal sobre a cultura do cancelamento.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0n6bdyNF7hQ
Acesso em: 03/08/2020.
Que tal conhecer mais um relato de alguém que viveu os efeitos da cultura do cancelamento na própria pele? Luan Poffo, palestrante, vai te contar a experiência dele neste TED.
https://youtu.be/0n6bdyNF7hQ10- Vídeo no YouTube com conteúdo filosófico sobre o tema da semana.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0HRzVtrcMQ
Acesso em: 03/08/2020.
E é claro que não poderia deixar de constar um pouco de aparato e suporte teórico neste roteiro, mas, para que a referência fique mais dinâmica, selecionamos um vídeo que aborda a relação entre a cultura do cancelamento e a filosofia de Michel Foucault.
Para quem precisa de referências para colocar no desenvolvimento da redação, essa é a indicação perfeita.https://youtu.be/F0HRzVtrcMQ
11- Notícia sobre a carta aberta contra a cultura do cancelamento.
Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2020/07/10/carta-aberta-acirra-debate-sobre-cultura-do-cancelamento-nos-eua.htm
Acesso em: 03/08/2020.
Se você leu a proposta de redação, viu que há uma carta sendo assinada por pessoas bastante influentes a respeito da cultura do cancelamento e que tem causado muita polêmica nos Estados Unidos, por isso, com certeza vale a pena ler a notícia que explica um pouco mais sobre a tal carta e os desdobramentos dela.
Existem muitos outros exemplos de pessoas que foram seriamente prejudicadas pelos efeitos da cultura do cancelamento e você pode, e deve, lê-los e incluí-los, na medida em que forem coerentes, em seu texto.
Conte para nós se você já teve alguma experiência pessoal com a cultura do cancelamento e, principalmente, qual é sua opinião a respeito do movimento. Ficaremos muito felizes em termos mais e mais informações por aqui.
Leia também:
Tema de redação: Charlatanismo nas redes sociais
Tema de Redação: Redes sociais e a nova era da comunicação
Tema de redação: Redes Sociais e o novo conceito de felicidade
Tema de Redação: Saúde mental no século XXI
Tema de Redação: O Suicídio entre Jovens no Brasil e no Mundo