Se você está se preparando para o ENEM, deve saber sobre a importância da competência 5 para o seu texto!
É o segundo ano seguido que o ENEM troca de banca e o segundo ano seguido que geral balança na base com a mudança. Ano passado, a banca foi a Vunesp e esse ano será a FGV, que já era a encarregada de corrigir a parte objetiva da prova. Sabemos que as coisas nesse brazilzão são um pouco doidas, mas, meu bem, se acalma: nada pode mudar após a publicação do edital quanto à correção. E se não muda na correção, não muda para vocês. Dito o que tinha que ser dito, vamos aproveitar o espaço pra te ensinar a escrever a proposta de intervenção perfeita! Vamos ver sobre Reforma da Competência V!
Afinal, ELA VALE 200 PONTOS na sua redação, assim como todas as outras competências, mas digamos que esse é um texto sobre competência V, ou seja, você tem que saber o quanto ela é importante, cabeção! Ela é o que faz a redação do ENEM ser bastante característica, ou seja, ser uma dissertação argumentativa com proposta de intervenção. Nada de só criticar, meu amigo, o ENEM quer ver você resolvendo essas buchas, se você é um cidadão brasileiro que procura soluções, como um protagonista, para os problemas do seu país.
Nós já ensinamos você a escrever a conclusão aqui, mas nem pense em não terminar de ler esse texto!
Os 200 pontos que valem essa competência fazem toda a diferença na hora da nota final e podem te ajudar a conseguir a sua vaga ou, em outro caso, podem te fazer perder ela para outra pessoinha que estava mais sabido sobre essa competência do que você. Então não vacila e vem com a gente!
Vamos te ensinar tudo que você precisa saber pra conseguir a nota máxima nesta competência.
A competência 5 se refere à proposta de intervenção que deve ser inserida na conclusão do seu texto, ou seja: você precisa aprender a como finalizar o seu texto!
Você sabia que o desenvolvimento da conclusão, assim como a introdução e o desenvolvimento do tema em si, é tudo uma questão de técnica?
Então, tá na hora de te mostrar as técnicas pra se dar bem nissaê! Vamos te dar uma cola dos níveis da competência V.
Antes de tudo, é preciso saber de que tipo de dissertação e de que tipo de tema estamos falando.
Quando falamos sobre o ENEM, estamos falando de um tipo de prova que traz temas mais objetivos e de cunho social para a redação. Assim, conclusões de redações de temas objetivos, como estes do ENEM, requerem soluções para um determinado problema. Por isso, é importante conhecer as provas anteriores, assim você já vai estar bem preparado e vai saber encarar a redação com tranquilidade!
Você sabia que a proposta de intervenção pode não estar na conclusão? Estamos te contando isso só a nível de curiosidade, mas, evite escrever a intervenção em outra parte do seu texto, porque colocando ela na conclusão, o texto ficará melhor organizado.
Tá bom, tá na hora de sabermos como encarar a intervenção! Já avisamos que ter medo da competência 5 é ABSOLUTAMENTE normal! Isso acontece porque a matriz de referência do ENEM não é muito clara com o que se espera e, na escola, não aprendemos a fazer a conclusão desta maneira, né?
Então, para entender a competência 5, é necessário ter em mente que ela exige que o aluno reflita sobre o problema apontado e construa uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos e que promova uma mudança efetiva na realidade.
Em primeiro lugar, a gente não pode esquecer que, assim como as outras partes do texto, a conclusão também exige uma organização específica. Assim, ela deve ser construída em um parágrafo específico e ter a seguinte estrutura:
- Conexão; ou seja, escolha um conectivo conclusivo. Quer ver um exemplo? “Portanto” é um deles!
- Depois disso, é preciso reafirmar a tese, que já foi desenvolvida. Como em “medidas são necessárias para resolver esse problema/problemática/questão”. O “esse” retoma a tese;
Depois disso, é preciso trazer a solução do problema relacionado à tese. Ao falar sobre a solução do problema, você precisa escrever algo bem completo, com 5 elementos:
- Ação (o que faz?)
- Agente (quem faz?)
- Modo/meio (como faz?)
- Efeito ou objetivo pretendido (para quê?)
- Detalhamento do modo ou da ação.
A falta de um destes elementos faz com que você não atinja a pontuação máxima. Não entendeu nada?
Vamos ver aqui um exemplo de intervenção para uma redação que trata sobre o tema do ENEM do ano passado:
“Portanto (olha aqui o elemento coesivo), com o fito de superar os desafios da formação educacional de surdos no Brasil (conseguiu identificar aqui a retomada da tese?), propiciando a existência da sociedade equilibrada idealizada por Émile Durkheim (a definição do efeito/objetivo pretendido), compete às instituições educacionais (detalhamento do agente) – públicas e privadas – estimular (ação a ser desenvolvida), por meio da introdução da disciplina de Libras no currículo escolar (olha só! Aqui está o meio, mostrando como a ação deve ser realizada), a aprendizagem, por todos, desse código comunicacional tão importante para a nação. Outrossim, com o mesmo objetivo, os governantes devem, por intermédio de campanhas educativas veiculadas na mídia televisiva, elucidar a população sobre a importância da educação inclusiva, incitando, por exemplo, a realização de denúncias anônimas concernentes ao descumprimento, por órgãos de ensino, da Lei. Assim, será possível alcançar uma sociedade equilibrada.”
Uma última dica: Fique ligado nos Direitos Humanos! Se você feri-los, vai zerar sua proposta de intervenção e já vai ter 200 pontos a menos!
Viu como não é tão difícil assim conseguir desenvolver uma boa proposta de intervenção? É com a prática que você vai pegando o jeito, então, ESCREVA, ESCREVA, ESCREVA! Na hora da prova você vai olhar para o tema de redação e soltar uma gargalhada gostosa com gosto de “hahahahahaha já sei como resolver isso, ENEM bobinho!”.
Você sabe que a gente corrige redação, né? E que o nosso preço é bem bacana? E que já ajudamos muuuuitos alunos a serem aprovados nos cursos dos sonhos? Não? Então clica nessa botão aqui embaixo que te mostraremos o caminho, jovem gafanhoto, à nota 1000!