logo redação online

O poder das redes sociais na exposição de comportamentos polêmicos

O poder das redes sociais na exposição de comportamentos polêmicos | Tema de redação

Claro que dá vontade de denunciar comportamentos incorretos nas redes sociais! É só postar vídeos ou prints e pronto: a justiça é feita.

Quer dizer, às vezes dá muito errado… E é esse problema que virou tema de redação do Enem desta semana.

Alguns textos que você vai ver abaixo parecem fazer parte de uma revista de fofocas, mas não se engane: a coisa é bem séria. Leia-os e escreva uma dissertação argumentativa para o Enem. 

Temos aqui o passo a passo para fazer uma estrutura bem organizada.

Role a tela e vai encontrar repertório suficiente para sua redação.

Texto 1 sobre redes sociais

Twitter e abuso racista no futebol: como combater?

Na segunda-feira, Paul Pogba perdeu um pênalti do Manchester United contra o Wolves e a partida terminou empatada. Pouco depois, várias mensagens – algumas supostamente de torcedores do Manchester United – apareceram no Twitter abusando de Pogba. Usaram a palavra “n”, substituíram o rosto de Pogba nas fotografias pelo de um gorila e disseram-lhe para “voltar a vender bananas na Colômbia”.

Logo, os tweets foram divulgados pelos fãs do United e relatados ao Twitter. Na manhã seguinte, o United emitiu um comunicado condenando as mensagens: “Os indivíduos que expressaram estas opiniões não representam os valores do nosso grande clube”.

O que vai acontecer?

Embora alguns dos abusos tenham ocorrido em outras plataformas – Méïte, por exemplo, recebeu mensagens no Instagram – é o Twitter que se tornou o foco de mais críticas.

Desse modo, a empresa concordou em se reunir com a United, Kick it Out e “outras partes interessadas da sociedade civil” nas próximas semanas para discutir quais planos a empresa tem para tomar medidas mais proativas contra os racistas.

Traduzido livremente de the guardian – twitter racist abuse football tackled

Texto 2

Victor Cantillo, do Corinthians, tem traição exposta por DJ amante nas redes sociais

O jogador Victor Cantillo, volante do Corinthians, acabou tendo a exposição pública de um ato de traição nas redes sociais pela própria amante em questão.

Além disso, A DJ Monaliny Soares, com quem o colombiano acabou se envolvendo, realizou um vídeo de roupão na casa do atleta em São Paulo, expondo as fotos do atleta com a sua família.

Cantillo é casado Geraldine Pineda Herrera, também colombiana, com quem o jogador possui dois filhos. Nas filmagens, Monaliny ainda descreveu uma legenda em tom de deboche, sobre o ato. Ela descreveu: “E essa traição? (risos), Jogador do Corinthians, Cantillo, não se importou muito em me levar para a casa dele com tudo da esposa”.
fonte: terra – victor cantillo do corinthians tem traição exposta por dj amante nas redes sociais

Texto 3

Caso Rubiales: após suspensão da Fifa, dirigente espanhol que beijou jogadora à força perde salário e benefícios de R$ 4,8 milhões

Um vídeo filmado por alguém do público que acompanhava a cerimônia de premiação da seleção da Espanha campeã da Copa do Mundo, no último sábado, mostra um outro ângulo do momento em que o então presidente da federação de futebol do país, Luis Rubiales, segura a cabeça da jogadora Jenni Hermoso e dá um beijo na boca dela.

Nas novas imagens, é possível ver que, assim que a jogadora chega para cumprimentar o dirigente, ele se pendura nela enquanto dá um abraço, antes de se afastar ligeiramente, segurá-la pela cabeça e dar um beijo.

Nesta segunda-feira, os dirigentes das federações territoriais, convocados pelo presidente interino da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Pedro Rocha, pediram a demissão imediata de Rubiales, afastado de presidência da entidade após a repercussão do caso.

No sábado, o presidente do Comitê Disciplinar da FIFA, Jorge Ivan Palacio, anunciou a suspensão provisória de Rubiales de todas as atividades relacionadas ao futebol em âmbito nacional e internacional.

fonte: terra – victor cantillo do corinthians tem traição exposta por dj amante nas redes sociais

Texto 4

Entenda as consequências mentais do vazamento de imagens íntimas na internet

O avanço tecnológico,a grande oferta de possibilidades de ações e atividades nas redes sociais, principalmente em tempos de pandemia, vêm demonstrando que o número do compartilhamento de  conteúdo íntimo (“nudes”), cresceu em mais de 50% nos últimos 2 anos, por exemplo.

Essa expressão  é permitida na internet desde que haja o consentimento do outro. Sendo assim, é crime divulgar fotos ou vídeos íntimos de alguém sem a permissão e autorização dela. Além disso, essa exposição pode ser extremamente perigosa e trazer sérios danos emocionais para a vítima.

(…)

Infelizmente, o compartilhamento indevido de fotos ou vídeos pode levar a um adoecimento mental muito severo, ou seja, despertando sintomas característicos de ansiedade generalizada, depressão, alucinações, fobias intensas e, até mesmo, o suicídio.

Inclusive, muitos jovens já atentaram contra a própria vida por sofrerem essa violência e não serem capazes de lidar com os efeitos de uma exposição não consentida. Ou seja, podem ocorrer impactos psicológicos irreparáveis caso não haja uma intervenção e acompanhamento de um profissional de saúde mental, além do acolhimento de uma rede de apoio preparada e estruturada para amparar essas vítimas.
fonte: linkedin – entenda consequências mentais do vazamento de imagens andré ladislau

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “O poder das redes sociais na exposição de comportamentos polêmicos”

notícia – sem dúvida, você precisa saber do #exposedcariri: várias vítimas de abuso revelaram os casos de forma anônima na internet – saiba como foi tudo aqui

legislação – as redes sociais ajudam a revelar e punir abusos, mas é preciso tomar cuidado porque a própria vítima pode se prejudicar em certos casos; este artigo conta um desses casos e é bem interessante para seu repertório.

vídeo – o Tribunal de Justiça de Mato Grosso produziu este conteúdo bem didático, alertando sobre consequências de se usar redes sociais para divulgar abusos.

notícia – veja o resultado de se divulgar um caso extraconjugal pelas redes sociais – este aconteceu no Amazonas, por exemplo.

legislação –  nesse sentido, veja o que diz a Defensoria Pública do Ceará: há uma lei que proíbe divulgação de fotos íntimas (já ouviu falar da pornografia de vingança?)

filme – “Atleta A“ é um documentário sobre os abusos de Larry Nassar, médico da equipe de ginástica dos EUA, contra as atletas; neste caso os repórteres foram os que denunciaram os casos; mas é um repertório e tanto, sem dúvida!

vídeo – quando um vídeo com denúncia pode ser divulgado em rede social? será que o treinador Rubiales, da Espanha, poderia processar quem divulgou o vídeo que o fez perder o emprego? Aqui especialistas explicam.

Por fim, que ótimo que você levou a sério o tema! Com tantas notícias na mídia, o Enem bem que pode pedir o tema do poder das redes sociais na exposição de comportamentos polêmicos!

Leve a sério também a necessidade de ter sua redação bem corrigida, por um professor de verdade!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes