logo redação online

Whitewashing e o racismo no cinema e na TV: Repertórios para o tema

racismo na tv e no cinema

Conheça repertórios e referências para poder escrever sobre o tema “Whitewashing e o racismo no cinema e TV”.

Agora que você já conferiu o tema de redação sobre whitewashing, aposto que já lembrou de situações que ocorreram no Brasil sobre o assunto, não é mesmo? Pois é, em 2016, a novela “Sol Nascente” apresentou atores brancos como representantes de uma família asiática. Assim, no ano de 2020, em uma live, a atriz Dani Suzuki trouxe à tona novamente o tema do racismo no cinema e na TV. A seguir, apresentamos alguns conteúdos para que você saiba um pouco mais sobre o tema e utilize situações como referências socioculturais na sua redação. Então, acompanhe a leitura e depois coloque a mão na massa!


1. O que é whitewashing?

Saber conceitos é superimportante na hora de escrever o seu texto. Assim, dê uma olhada nesse material feito pela FOLHA que explica, de forma didática e com exemplos, o termo. Certamente você lembrará de outras situações que pode usar no seu projeto de texto a partir dessa leitura. Acesse agora mesmo!

2. Artigo: Remakes de filmes e séries: há limite para troca de etnias?

Leia na íntegra um artigo cujo trecho está nos textos motivadores do nosso tema de redação. Assim, saiba um pouco mais sobre com o racismo no cinema e na TV se apresentam e o que pode ser feito para repensar essas ocorrências.

3. Artigo: ‘Whitewashing’: relembre críticas à escolha de atores com pele mais clara que seus personagens

Se é de exemplos que você precisa, seus problemas acabaram! Leia este artigo e relembre alguns casos famosos de atores escalados para papéis que poderiam trazer mais representatividade e diversidade para a TV e o cinema.

4. Podcast: Lista Preta – #3 – Hollywood: Estereótipos Racistas,White Savior e whitewashing

Chegou aquele momento de colocar os fones de ouvido e adquirir repertório enquanto laça a louça ou leva o cachorrinho para passear. No episódio 3 do podcast Lista Preta. A ideia foi discutir os estereótipos racistas, a figura do “branco salvador”e o whitewashing que têm espaço, até hoje, no cinema. Às vezes é complicado entender certas questões quando elas não no afetam diretamente, então, não deixe de ouvir para aprender mais!

5. Vídeo: CASOS de WHITEWASHING MAIS ABSURDOS nas NOVELAS

Neste vídeo do canal Melodramáticos são comentados os casos de embranquecimento nas novelas que, segundo o canal, foram os “mais descarados”. Assim, clique e confira!

6. Vídeo: racismo e Entretenimento – “Whitewashing”

Então, aproveite que você já está na plataforma de vídeos e assista também essa discussão proposta pelo canal “Papo de Preta”.

7. Vídeo: Embranquecimento e falta de representatividade na mídia | Paula Kim

Vídeo bastante necessário para entendermos como as pessoas asiáticas são representadas de forma estereotipada na mídia. Certamente você vai aprender bastante nesses menos de 3 minutos de vídeo. Portanto, assista!
Então, agora é com você! Faça sua própria pesquisa, relembre outros casos de whitewashing e racismo no cinema e na tv e, assim, escreva uma redação bem articulada sobre o assunto. Precisa de ajuda com a correção? Conheça nossos planos e comece agora mesmo a se preparar para as próximas provas. Venha com a gente!

POSTS RELACIONADOS

Dia do Escritor | 25 de Julho

O Dia do Escritor é comemorado em 25 de julho, e tem como objetivo lembrar da importância do trabalho desses profissionais, que têm o poder