Desafios na prática do estágio | Tema de Redação

por | jun 11, 2021

Confira os textos motivadores a seguir e escreva uma redação sobre o tema ”Desafios na prática do estágio”!

Leia os textos motivadores a seguir. Assim, com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo sobre o tema ”Desafios na prática do estágio”.

Use a modalidade escrita formal da língua portuguesa e apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Então, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

Muitos estagiários entraram no mercado de trabalho no meio da pandemia e tiveram que começar seu primeiro emprego, na maioria dos casos, já em home office. Segundo eles, a maior dificuldade é em relação à integração nas atividades, porque presencialmente eles conseguem obter um melhor acompanhamento do supervisor no início do estágio e entender como funcionará seu cargo dentro da empresa. 

A distância não os impede de receber as orientações de suas funções, mas às vezes precisam ir um pouco pelo feeling

Fonte: https://emtodolugar.facha.edu.br/2021/05/05/os-desafios-dos-estagiarios-que-estao-ingressando-no-mercado-de-trabalho-em-home-office/

TEXTO 2

De principal porta de entrada no mercado de trabalho, o estágio se tornou um obstáculo à formação de jovens que hoje encontram menos oportunidades e um grau de exigência mais elevado para contratação. Segundo especialistas em recursos humanos, a crise econômica fez crescer os casos de empresas que ignoram a finalidade principal do estágio.

No lugar de uma experiência prática supervisionada que contribui para a formação profissional, os alunos — vistos muitas vezes como fonte de mão de obra barata — são alocados em postos essenciais, independentemente da área de estudo. Há empresas que já exigem conhecimento aprofundado de uma segunda língua e experiência para estudantes que ainda não concluíram nem mesmo o ensino médio.

Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/na-crise-empresas-aumentam-exigencias-ate-para-estagio-21433727

TEXTO 3

Um ano depois da Covid-19 chegar ao Brasil, os universitários ainda sentem os impactos da crise econômica na hora de buscar estágio e ingressar no mercado de trabalho.

Levantamento realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) aponta que foram abertas cerca de 26 mil vagas ao mês de janeiro a fevereiro de 2021. O patamar é o mais alto desde o início da pandemia, mas ainda é 37,1% menor em comparação com os dois primeiros meses de 2020, quando a Covid-19 ainda não havia chegado ao país.

O percentual é semelhante ao enxugamento de vagas em 2020. No ano passado, 191.500 vagas foram abertas para jovens estudantes — 36,7% a menos que em 2019, quando 303 mil oportunidades foram ofertadas aos universitários.

Fonte: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2021/04/10/com-pandemia-vagas-de-estagio-recuam-37percent-no-pais-confira-lista-com-mais-de-480-oportunidades.ghtml

TEXTO 4

Todos sabem que o período de estagiário tem por objetivo o aprendizado, o conhecimento do aluno no ambiente de trabalho que esteja vinculado à área que escolheu estudar e atuar. Por essa razão, cabe à empresa designar um supervisor para acompanhar o desenvolvimento desse jovem em seu dia a dia dentro da empresa; além de auxiliá-lo, ensiná-lo e cobrá-lo sobre as atividades que lhe foram designadas.

A sobrecarga de funções pode causar uma série de problemas tanto para o aluno quanto para a empresa. O trabalho excessivo pode gerar estresse, abrindo espaço para falhas, inseguranças, confusões, esquecimentos e, muitas vezes, ineficiência.

O preconceito é outro fator comum sofrido por aqueles que deveriam ocupar um cargo de auxiliar, ajudando um funcionário experiente a executar seu serviço e aprendendo como este deve ser feito. No entanto, não é difícil ouvirmos a frase “a culpa é do estagiário” quando algo sai errado. Pode até ser que o erro tenha sido cometido pelo jovem iniciante, mas toda a responsabilidade não deve cair exclusivamente sobre ele, mas também sobre seu supervisor direto, pois este deveria estar atento ao trabalho executado pelo jovem. O estagiário precisa de supervisão e orientação constantes.

Fonte: https://blog.humberseguros.com.br/post/como-lidar-com-problemas-no-estagio/

TEXTO 5

Fonte: https://lexysoares.blogspot.com/2014/02/a-culpa-e-do-estagiario.html?m=0

Confira agora uma lista de repertórios para o tema “Desafios na prática do estágio” . Após escrever a sua redação, envie em nossa plataforma e receba a correção em até 3 dias úteis!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ad-3-1-1024x536.jpg
<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/juliane-motta/" target="_self">Juliane Motta</a>

Juliane Motta

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Professora de Gramática e Redação. Graduanda em Pedagogia. Experiência de 7 anos com redação do ENEM.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM