Ícone do site Redação Online

Projeto de Texto: passo a passo para elaborar de estratégica na sua Redação

projeto de texto

E aí, RedAluno! Você sabia que um bom projeto de texto é crucial para garantir uma redação organizada e coerente, especialmente na Competência III, que avalia a capacidade de selecionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista? Um projeto de texto bem elaborado pode fazer toda a diferença na sua pontuação final na redação do Enem.

Desse modo, vamos te mostrar como fazer isso passo a passo. Isso por que um projeto de texto é essencial para elaborar um texto claro e bem estruturado. Confira como fazer um projeto de texto eficaz!

Primeiramente, o conceito de projeto de texto é definido por Abaurre (2012) como um esquema geral da estrutura de um texto, no qual se estabelecem os principais pontos pelos quais deve passar a argumentação a ser desenvolvida. P=Nele também devem ser determinados os momentos de introduzir argumentos e a melhor ordem para apresentá-los, de modo a garantir que o texto final seja articulado, claro e coerente. 

Por isso, trata-se de um planejamento prévio à escrita da redação e que se mostra subjacente no texto final. Como se vê, diferentemente de um texto que se configura como um aglomerado caótico de palavras, um texto com projeto já possui um fio de sentido.

Muitas vezes, a dificuldade que se tem em identificar e analisar a qualidade de um projeto de texto está relacionada ao fato de que ele é implícito no texto final. Por esse motivo, nem sempre fica tão evidente se um projeto é bom ou ruim, pois a análise depende daquilo que o participante apresentou concretamente em seu texto. 

Além disso, os projetos de texto podem ser classificados em três tipos principais:

  1. Sem foco temático
  2. Com foco temático distorcido
  3. Estratégico

Um projeto de texto sem foco temático é aquele em que o participante, embora esbarre em elementos do tema, não é capaz de sustentá-los ao longo de toda a redação. Isto é, ele é composto por frases sem combinação ou ordenação mínima, ou seja, o que dá a impressão de que o participante apresenta o tema solicitado pela prova quase que por acidente.

Por exemplo:

Por outro lado, diferentemente dos textos sem foco temático, os projetos de texto com foco temático distorcido constroem um foco temático claro, porém, focam em um assunto/tema que não é aquele solicitado na proposta de redação, já que o participante esbarra no assunto/tema solicitado, mas o conjunto do texto está predominantemente baseado em outro tema.

Por exemplo:

Aliás, no extremo oposto, temos os projetos de texto estratégicos. Nesse tipo de texto, a defesa de um ponto de vista relacionado ao tema proposto é feita de forma gradual e organizada. O participante faz uma boa seleção de fatos, informações e opiniões, relacionando e interpretando esses elementos para a defesa desse ponto de vista.

Exemplo:

Sem dúvida, para fazer um projeto de texto, siga os seguintes passos:

  1. Planejamento prévio: antes de começar a escrever, faça um esquema dos principais pontos e argumentos que você deseja abordar.
  2. Introdução: é preciso apresentar o tema e indicar as duas teses que serão abordadas ao longo da argumentação. Pode haver menção aos elementos da solução de problemas.
  3. Desenvolvimentos: mantenha o tema e retome as teses. Apresente as ideias de forma completa e organizada.
  4. Conclusão: retome o tema e as teses, oferecendo uma solução para os problemas debatidos.

Afinal, a finalidade do projeto de texto é organizar suas ideias e argumentos de forma coerente e lógica, garantindo que o texto final seja claro e bem estruturado. Portanto, isso facilita a leitura e a compreensão, além de melhorar seu desempenho na Competência III.

  1. Leia o tema atentamente: entenda o que está sendo solicitado.
  2. Determine as possibilidades de análise: identifique diferentes ângulos para abordar o tema.
  3. Reúna argumentos e repertórios: colete argumentos sólidos e repertórios socioculturais relevantes.
  4. Leia os textos motivadores: utilize os textos motivadores para enriquecer sua argumentação.
  5. Organize suas ideias: estruture seus argumentos em uma sequência lógica.
  6. Construa uma proposta de intervenção: relacione-a com o tema abordado.

Ademais, um projeto de texto estratégico é aquele que não só organiza suas ideias, mas também destaca seus pontos fortes, utiliza repertórios relevantes e faz uma argumentação sólida, ou seja, seguindo uma estratégia argumentativa clara e eficaz.

🚶 Encaminhamento Argumentativo:

🔎 Exposição dos Argumentos no Tópico Frasal:

🎁 Para não esquecer:

Por fim, agora que você sabe como elaborar um projeto de texto de forma estratégica, é hora de colocar em prática! Aliás, na nossa plataforma, você encontra mais de 400 temas de redação para treinar e corretores preparados para ajudar você a alcançar uma redação nota 1000.

Sair da versão mobile