Ser alfabetizado digital é mais que saber usar as redes sociais: é ter mais chances no mercado de trabalho. Até aí você concorda, não é? A questão é que nossas escolas não estão fazendo sua parte… como resolver isso?
Que tal treinar esse tema na nossa redação semanal do Enem?
É um tema com grandes chances de cair na prova deste ano (grandes mesmo!). Então sua tarefa é escrever uma redação dissertativa-argumentativa para o tema “Obstáculos para uma implementação efetiva da alfabetização digital no Brasil”.
Argumente usando os textos motivadores que estão abaixo, para ter ideias originais, e dê suas propostas de intervenção usando os repertórios, que você encontra depois dos textos.
Vamos ao trabalho!
Texto 1 sobre a alfabetização digital
fonte: portal tcu – política pública de inclusão digital
Texto 2
Barreira
De acordo com a pesquisa, a principal barreira para o acesso à internet é a falta de habilidade com as tecnologias digitais (61% dos entrevistados), seguido pela falta de necessidade/ interesse (44%), falta de condições para pagar o acesso (23%) e não ter onde acessar (21%).
Os locais mais utilizados para acessar a internet são centros públicos de acesso pago, as lan houses, que chegam a mais de 90 mil em todo País, responsáveis por 48% dos acessos; em casa (42%); na casa de outra pessoa (22%); no trabalho (21%); na escola (14%); e no centro público de acesso gratuito, os telecentros (4%). Para Santanna, o fenômeno das lan houses está essencialmente ligado à ausência de banda larga. “Quanto mais pobre a região for, menos acesso à banda larga ela tem”. Assim, os usuários acabam recorrendo a esses estabelecimentos.
fonte: ipea – Inclusão digital – Banda larga em todo o País
Texto 3
Pesquisa revela como desigualdade à internet afeta qualificação do trabalho
A falta de acesso à tecnologia na maioria das escolas brasileiras é também um dos maiores problemas da educação, que influenciará diretamente na geração de talentos nos próximos anos. O índice de conexão é menor entre os estudantes de escolas públicas em comparação com a rede privada – o que acentuou ainda mais o déficit de ensino na rede pública durante a crise sanitária.
Hoje, 21% dos alunos matriculados em escolas públicas da educação básica não têm acesso à banda larga, essencial para o ensino virtual. Isso significa que mais de 8 milhões de estudantes estão desconectados.
fonte: em – pesquisa revela como desigualdade a internet afeta qualificacão do trabalho
Texto 4
CCB WebTV
Outra experiência interessante foi desenvolvida por estudantes de uma escola municipal no Rio Grande do Sul, que criaram uma WebTV, a CBB. O desenvolvimento do projeto envolve gravação, edição e postagem digital de vídeos abordando questões ligadas à escola. Certamente, nesse processo se desenvolvem competências relacionadas aos novos letramentos.
Segundo relato do professor Jorge Cesar Barboza Coelho, responsável pelo projeto e um dos ganhadores do Prêmio Professores do Brasil, em 2012, o trabalho permitiu desenvolver inicialmente questões ligadas à expressão comunicativa dos jovens.
fonte: cenpec – letramento digital e professores experiências inspiradoras
Texto 5
Inclusão digital como fator de inclusão social
O relato de Meg é um retrato contundente do que acontecia até pouco
tempo:
Com essa história de meus pais brigarem, se matarem o tempo todo, a gente sempre
tinha de mudar de casa quando não dava mais o convívio com os vizinhos. Então
estudei em oito, nove escolas públicas (em São Bernardo do Campo, SP), ou seja, eu
nunca terminei o ano inteiro em uma escola. Eu nunca tive aula de informática. Eu
ia ter aula de informática no 3º ano (em Salvador, Bahia), mas nunca funcionou
porque a sala nunca estava aberta. Diziam que ia ter aula, mas essa aula nunca
aconteceu. E como eu não tinha dinheiro para pagar curso básico, esses de R$ 400,
então nunca tive contato. Eu só tive contato (com computador) foi na Kabum1
mesmo.
1 Oi Kabum é um projeto de formação de jovens carentes, nas áreas de vídeo, fotografia, computação gráfica e designer gráfico. É gerido, em Salvador, pela Rede Cipó, uma entidade não governamental, com patrocínio do Instituto Oi Futuro. Tem unidades também no Rio de Janeiro, Recife e em Belo Horizonte
fonte: Inclusão digital como fator de inclusão social
Repertórios socioculturais relacionados ao tema “Obstáculos para uma implementação efetiva da alfabetização digital no Brasil”
vídeo – entenda a importância da alfabetização digital, com esta entrevista com uma autoridade absoluta na alfabetização digital: a professora estadunidense Renee Hobbs (use como repertório!)
lei – sabia que existe um Projeto de Lei que garante alfabetização digital a PCDs? veja que ótimo repertório aqui!
projeto – o Proinfo já está em implementação: é um programa do Governo que garante a alfabetização digital em escolas públicas do Brasil – conheça-o.
artigo – este conteúdo tem dicas ótimas para sua proposta de intervenção: ele detalha o que é necessário para alfabetizar digitalmente os alunos brasileiros.
estudo – o Cecierj é uma fundação de pesquisa do RJ e você encontra aqui o que alfabetização digital tem a ver com inclusão social.
livro – aproveite este material da UFMG com dicas de como levar a alfabetização digital para a sala de aula!
artigo – entenda aqui como a alfabetização digital ajuda no pensamento crítico!
notícia – se são números o que você quer como repertório, veja aqui quanto os próprios professores são alfabetizados digitalmente.
artigo – por que ainda é difícil levar a alfabetização digital para todas as escolas? entenda lendo este artigo.
E então? O que você pretende escrever em sua redação sobre obstáculos para uma implementação efetiva da alfabetização digital no Brasil? Conta pra gente! Ou melhor… envia pra gente sua redação – vamos corrigir pelo modelo Enem!