logo redação online

Tópico Frasal: Entenda de uma vez o que ele é com estes exemplos

Pois é, muitos assim como você também se perguntam o que é tópico frasal e, olha, em algum momento de sua vida — mesmo que seja lá no fundo do profundo do que já não existe mais — você já deve ter ouvido sobre isso, ainda que não tenha notado.

E pode ter certeza: enquanto você estudar redação, a temática de tópico frasal é inevitável.

Quem primeiro usou o termo “tópico frasal” foi o gramático Othon Moacyr Garcia, que em seu livro Comunicação em Prosa Moderna (vai cursar Letras? Prepare-se, esse livro estará na sua lista de leitura e ele é simplesmente incrível), de 1967, definiu-o como:

…um ou dois períodos curtos iniciais que contêm a ideia-núcleo do parágrafo em texto dissertativo, descritivo ou narrativo.” (GARCIA, 1967).

E aí, entendeu tudo? Bora pra redação então? Se você pensa que só essa sentença não é explicação suficiente, vem ler o conteúdo explanado tim-tim por tim-tim no portal Redação Online:

O que é tópico frasal?

O tópico frasal, de fato, nada mais é do que é uma estrutura textual utilizada para iniciar uma argumentação. Sua conceituação é realmente simples, mas não se engane que, por conta disso, utilizar um tópico frasal é absolutamente dispensável.

Muito pelo contrário: se você quer tornar o seu parágrafo argumentativo (numa estrutura textual argumentativa) muito mais organizado e interessante, tanto a construção textual como a do conteúdo ali inserido faz toda a diferença. Por isso mesmo, inclusive, o tópico frasal também pode ser conhecido como a ideia central ou nuclear de um parágrafo de desenvolvimento.

Tipos de tópicos frasais

Segundo a pesquisa do nosso amigo gramático lá em cima, o Moacyrzinho, apesar de existir uma porrada de formas de se escrever um tópico frasal, 60% deles estão inseridos em 6 classificações distintas:

1. Declaração inicial

Tanto na forma positiva quanto na forma negativa, o tópico frasal por declaração inicial traz uma ideia muito forte já de cara. Tão forte que o leitor tem até mesmo dúvidas se ele pode questionar aquele ponto de vista ou não. É praticamente como colocar todas as cartas na mesa de uma vez e pedir truco.

Mas é preciso tomar cuidado, pois, quando um parágrafo é iniciado por declaração inicial, espera-se que as ideias secundárias, mesmo que estejam em segundo lugar, também sejam bastante relevantes com relação ao assunto do texto.

Se houver uma queda de intensidade muito grande entre o tópico frasal por declaração inicial e as ideias secundárias, isso pode dar a impressão ao leitor/corretor que faltou unidade no parágrafo ou que você não tinha argumentos suficientes para desenvolver o tópico frasal – ou pior ainda, os dois.

Vamos dar uma olhadinha num exemplo de redação com nota máxima no ENEM e que tem o parágrafo introdutório com tópico frasal por declaração inicial?

Não há ligação direta entre a violência urbana e a pobreza ou o racismo. Suas raízes estão lançadas, na verdade, sobre uma sociedade desigual, que privilegia uma minoria, deixando todos os demais à margem da sociedade, distante de oportunidades iguais”.

Outro exemplo montado por nós, só para você perceber como é possível desenvolver um raciocínio completo a partir de um tópico frasal:

A saúde mental é tão indispensável quanto a saúde física. Isso porque, em um corpo são, também deve co-existir uma mente que caminha em paridade com o bem-estar externo”.

A parte em negrito corresponde à declaração inicial. Percebeu o quanto essa ideia é forte e não deixa nenhuma dúvida a respeito do ponto de vista de quem a redigiu? E, novamente, tudo o que vem depois são explicações secundárias.

2. Definição

Técnica muito utilizada quando o tema da redação traz termos relativamente desconhecidos ou novos. O tópico frasal por definição é aquele que apresenta o sentido de uma palavra que seja extremamente relevante para o tema.

Observe o exemplo:

A palavra intolerância tem o sentido de falta de habilidade ou vontade de reconhecer as diferenças como válidas, mas sua aplicação mais comum tem acontecido com o significado de rejeição, separação, diferenciação, preconceito.”

Essa ficou mais fácil, né? Afinal, definir palavras não é algo assim tão estranho para nós.

Se você optar por esse tipo de tópico frasal, tome cuidado para não fazê-lo simplesmente por achar bonitinho exercer o trabalho de dicionário. Essa definição precisa ter ligação com o tema e te ajudar a desenvolvê-lo de alguma forma.

Não se esqueça de que o leitor/avaliador muito possivelmente sabe o significado das palavras, por isso a relevância é tão essencial. Tenha uma boa razão para escolher esta técnica.

 

3. Contraste ou comparação

Precisa colocar dois ou mais assuntos lado a lado para diferenciá-los ou para apontar a semelhança entre eles? Essa técnica é a que você está buscando.

De novo, nada de comparar ou diferenciar só por fazer algo diferente. Tenha um propósito com isso, uma razão que ficará clara ao longo do desenvolvimento do parágrafo.

Vamos ver como a técnica funciona na prática?

Num oposto, alunos desinteressados e desmotivados, no outro oposto, professores cansados, esgotados, sem força para mais nada. Esse é o retrato de grande parte das relações educacionais atuais.”

4. Divisão

O objetivo aqui é separar ideias que estão ligadas a um mesmo assunto, porém com a função de acrescentar clareza a quem lê.

A técnica da divisão é muito usada em temas que possuem etapas de realização, por isso, ele aparece com menor frequência nas redações.

O parágrafo abaixo terá um tópico frasal por divisão.

A vida dos homens divide-se três fases diferentes: infância, adolescência e idade adulta. Cada uma delas tem seus desafios, bem como seus pontos positivos.”

É muito comum haver dois pontos em tópicos frasais por divisão. Os dois pontos anunciam a divisão que virá em seguida.

5. Alusão histórica

Iniciar um parágrafo utilizando uma alusão histórica faz com que o leitor se situe no tempo e no espaço, compreendendo de forma mais aprofundada o caminho que você quer dar ao texto.

Não escolha a alusão histórica só para citar um fato histórico. Ele precisa ser usado como explicação ou sustentação de um ponto de vista e não como um enfeite.

Veja na sequência como esse tipo de tópico frasal pode ser construído:

Após o 11 de setembro, não só os Estados Unidos, mas o mundo ficou sob alerta diante de tão grande ato de violência contra a humanidade.”

Notou que a alusão aos ataques do 11 de setembro nos Estados Unidos foi utilizada como exemplo de um ato de violência contra a humanidade? É como já dissemos anteriormente, tudo que está no texto precisa ter um propósito para estar lá!

 

6. Interrogação

Super comum, e também muito válida. É possível construir um tópico frasal utilizando uma pergunta, principalmente pelo fato de que a interrogação faz com que o leitor “entre no texto”, pois ele se sente questionado.

Não se esqueça jamais: todas as perguntas que forem feitas ao longo do texto precisam ser respondidas dentro do texto. Nunca deixe seu leitor com um ponto de interrogação no meio da testa.

Analise o exemplo que se segue:

As medidas tomadas pela reforma da Previdência vão de fato ajudar o Brasil? Índices econômicos apontam que sim, mas há muitas evidências que demonstram que a solução pode não ser efetiva.”

Simples, não é mesmo?

Em seu texto, você tem toda a liberdade de escolher o tópico frasal que for mais coerente aos caminhos que você quer percorrer na escrita. É possível, inclusive, iniciar cada parágrafo com um tipo de tópico frasal, desde que haja justificativa e contexto para isso.

À primeira vista, este pode parecer um conteúdo difícil, mas, com um pouco de treino, rapidamente você pegará o jeito e será capaz de criar tópicos frasais incríveis e que forneceram maior qualidade à sua produção textual e até um embasamento na sua tese. Gostou do conteúdo? Vem estudar conosco!

Leia também:

10 erros que você NÃO DEVE cometer na redação do ENEM

Canais do YouTube para escrever melhores redações

Conjunto de temas cobrados em vestibulares de 2019.2

Como fazer uma boa proposta de intervenção na redação do ENEM?

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes