Redação Online

Ministérios para usar na proposta de intervenção | REDAÇÃO ENEM

ministérios-redação-enem

Você sabia que escolher corretamente o ministérios como agente e detalhar sua função na proposta de intervenção é essencial para garantir até 80 pontos na competência 5 e arrasar na conclusão da sua redação do ENEM?

Nesse sentido, a escolha correta dos ministérios  para usar na redação contribui para eficácia e a clareza no detalhamento, além de serem elementos-chave, sobretudo, para uma proposta de intervenção bem-sucedida.

Dessa forma, neste artigo, apresentamos uma lista atualizada dos ministérios do governo brasileiro, bem como  explicaremos como cada um pode ser utilizado na sua redação

Logo, essa informação é vital para construir uma proposta de intervenção assertiva! Vamos lá?

O que você irá encontrar aqui:

Quais órgãos usar na proposta de intervenção, os GOMIFES?

Você já se perguntou quem pode colocar em prática a sua proposta de intervenção na redação do ENEM? Os GOMIFES representam os principais agentes: governo, organizações não governamentais, mídia, iniciativas privadas, indivíduo, família, escola e sociedade.

Nesse sentido, neste artigo, vamos focar no governo, especificamente nos ministérios. Mas por que eles são tão importantes? o governo, através dos seus ministérios, possui um papel central na implementação de políticas públicas e soluções para problemas sociais.

Então, vamos explorar os ministérios atualizados e como cada um pode ser utilizado na sua redação. Por exemplo, se o tema é saúde pública, qual ministério você acha que poderia intervir? 

Quais ministérios usar na redação?

Os ministérios são órgãos fundamentais do governo, cada um com responsabilidades específicas em diversas áreas, como educação, saúde, meio ambiente.

De fato, na redação do ENEM, mencionar os ministérios é uma maneira de enriquecer sua argumentação e proposta de intervenção. Afinal, são mais de 30 ministérios no atual governo brasileiro, cada um com seu papel e área de atuação. 

Dessa maneira, escolher o ministério correto para citar em sua redação pode fortalecer seus argumentos e demonstrar sua compreensão sobre como soluções práticas podem ser implementadas, entre outros.

>> Leia também: o guia completo escrever redações do Enem e vestibulares

Qual a lista completa com todos os ministérios para usar na redação?

Agricultura e Pecuária

De início, como você pode imaginar, este ministério cuida de atividades ligadas aos produtores e aos produtos rurais. Diante disso, se sua proposta de intervenção, sobretudo,  tem a ver com controle de pragas na agricultura, doenças do gado e preservação do meio ambiente concomitantemente com a atividade agrícola, é este ministério que vai cuidar de tudo.

Ministério das Cidades

Em seguida, para soluções ligadas a saneamento básico, transportes públicos e mobilidade urbana, moradia e habitação e trânsito, este é o ministério que você deve citar, já que  temas relacionados a esses tópicos são bem comuns na redação do Enem. Em suma, o Ministério das Cidades é que cuida do Minha Casa Minha Vida, sabia?

Ciência, Tecnologia e Inovação

Por outro lado, suponhamos que sua proposta de intervenção exija atuação em uma área mais tecnológica, mais científica. Aqui está o ministério que vai cuidar disso, dado que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações  é responsável pela biossegurança e até pelos serviços postais.

Ministério das Comunicações

Em contrapartida, caso sua redação trata de temas como tecnologia da informação, telecomunicações ou inclusão digital, o Ministério das Comunicações é o agente ideal. 

Afinal, esse ministério é responsável por desenvolver políticas e diretrizes para o setor de comunicações, incluindo internet, radiodifusão e serviços postais. Salvo que ele atua na expansão e modernização das infraestruturas de comunicação.

Cultura

Agora, se sua redação aborda temas culturais, patrimônio histórico ou artístico, o Ministério da Cultura é o agente ideal, visto que é responsável por políticas de incentivo às artes, preservação do patrimônio cultural e promoção da diversidade cultural brasileira.

Ministério da Defesa

Também, é válido mencionar que em propostas relacionadas à segurança nacional, defesa ou questões militares, o Ministério da Defesa é essencial, isto é, ele supervisiona as Forças Armadas e atua na proteção do território nacional.

Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

Já para temas como reforma agrária, agricultura familiar ou desenvolvimento rural, o Ministério do Desenvolvimento Agrário é o indicado, ou seja, ele foca em políticas de apoio ao pequeno agricultor e na gestão de terras.

Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Do mesmo modo, se sua redação trata de assistência social, políticas para famílias ou combate à fome, este ministério é a escolha certa. Isso porque ele desenvolve e coordena políticas sociais voltadas para as camadas mais vulneráveis da sociedade.

Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Similarmente, em assuntos relacionados à economia, indústria e comércio, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços é o agente chave, ou seja,  ele atua na promoção do desenvolvimento econômico e apoio ao setor industrial e comercial.

Direitos Humanos e da Cidadania

Sob o mesmo ponto de vista, se o foco da sua redação são os direitos humanos, igualdade social ou questões de cidadania, este ministério é o ideal, dado que  ele também trabalha na promoção e defesa dos direitos humanos e na garantia da cidadania.

Ministério da Educação

Semelhantemente, para propostas que envolvem educação, políticas educacionais ou reformas no ensino, o Ministério da Educação é o agente mais apropriado, uma vez que ele é responsável pela gestão e desenvolvimento das políticas educacionais no país.

Agora, confira no nosso Instagram os agentes poderosos para usar na proposta de intervenção e arrasar na escolha para redação do Enem:

Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Apesar de ser focado em pequenas empresas e empreendedorismo, este ministério, antes de tudo,  é vital em redações sobre economia e negócio, dado que ele  apoia o crescimento de micro e pequenas empresas, um motor chave da economia.

Esporte

Por outro lado, para temas de esporte, atividades físicas e políticas públicas nessa área, este ministério é, sem dúvida, a escolha certa, já que promove o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano.

Ministério da Fazenda

Agora, em assuntos econômicos, gestão fiscal e políticas financeiras, o Ministério da Fazenda é essencial, uma vez que gerencia as finanças do país, influenciando, com certeza, a economia brasileira.

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Certamente, este ministério é fundamental,  em propostas sobre a melhoria e inovação dos serviços públicos, porque busca modernizar e tornar mais eficiente a administração pública.

Ministério da Igualdade Racial

Também, para temas de igualdade racial e políticas de inclusão, este ministério é crucial, haja vista que ele trabalha para promover a igualdade e combater o racismo em todos os níveis da sociedade.

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Outrossim, em questões de desenvolvimento regional e integração nacional, este ministério desempenha um papel importante, isso porque ele foca em reduzir desigualdades regionais e promover o desenvolvimento equilibrado do país.

>> Leia também: Proposta de intervenção: quais órgãos do governo citar?

Justiça e Segurança Pública

Todas as vezes que as propostas abordarem sobre segurança pública, justiça e direitos civis, dado que que ele é responsável, sobretudo,  pela gestão da segurança pública, controle de fronteiras e ações de combate ao crime.

Meio Ambiente e Mudança do Clima

Ademais, esse ministério é focado em questões ambientais, como conservação e mudança climática. Isto é, também é vital para redações sobre sustentabilidade, proteção da biodiversidade e políticas ambientais.

Ministério de Minas e Energia

De maneira análoga, esse é importante em temas de energia e recursos minerais, já que gerencia a exploração de recursos naturais, energia renovável e o setor energético do país.

Ministério das Mulheres

Ao mesmo tempo que aborda políticas para mulheres, igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher, sem dúvida é  fundamental em redações sobre direitos femininos e empoderamento.

Ministério da Pesca e Aquicultura

Nessa perspectiva, ele é responsável por políticas de pesca e aquicultura, como também é importante em propostas sobre desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro e conservação marinha.

Planejamento e Orçamento

Assim como  ele gerencia o planejamento e orçamento do governo, por vezes é  relevante para temas de gestão pública, alocação de recursos e políticas de desenvolvimento.

Portos e Aeroportos

Nesse ínterim, este é focado na gestão de portos e aeroportos, por isso é importante em redações sobre infraestrutura, logística e transporte.

Ministério dos Povos Indígenas

Antes de tudo, ele é dedicado às questões indígenas, com efeito é  fundamental em redações sobre direitos indígenas, preservação cultural e políticas para povos nativos.

Ministério da Previdência Social

Certamente, esse ministério é crucial em propostas sobre aposentadoria, benefícios sociais e seguridade. Afinal, é responsável pela gestão da previdência e políticas de assistência social no Brasil.

Ministério das Relações Exteriores

Com toda certeza, ele é importante para temas de diplomacia, relações internacionais e políticas externas, pois atua na representação do Brasil no exterior e na negociação de acordos internacionais.

Ministério de Saúde

Essencial, sobretudo,  em redações sobre saúde pública, políticas de saúde e gestão de crises sanitárias, bem como gerencia o sistema de saúde pública e promove iniciativas de saúde no país.

Ministério do Trabalho e Emprego

Da mesma forma, esse é focado em questões trabalhistas e empregatícias, além de ser importante para redações sobre direitos trabalhistas, emprego e relações de trabalho.

Ministério dos Transportes

Sem dúvida esse ministério é responsável pela infraestrutura de transportes. Por esse motivo , seu papel é vital, sobretudo, em propostas sobre mobilidade urbana, infraestrutura de transportes e logística.

Ministério do Turismo

Em resumo, esse ministério é chave em redações sobre turismo, desenvolvimento turístico e promoção de destinos, uma vez que que ele atua na gestão do turismo e na promoção do Brasil como destino turístico.

Bônus: como escrever de forma correta os nomes dos ministérios

Antes de tudo, não erre mais na escrita dos agentes em sua redação! Embora o ENEM possa ser flexível quanto à escrita dos ministérios com letras minúsculas, escrever corretamente é essencial. 

Afinal, mostrar domínio na escrita não só evita erros, mas também demonstra seu conhecimento e habilidade linguística. Vamos ver como escrever os ministérios  corretamente:

Em primeiro lugar, use iniciais minúsculas para:

  • governo;

  • governo federal;

  • governo brasileiro;

  • poder público.

Aliás, essas expressões são comuns e não representam uma entidade específica, por isso, as iniciais são minúsculas.

Em seguida, use iniciais maiúsculas para:

  • Estado;

  • Ministério da Saúde (e demais ministérios, como Ministério da Educação, Ministério do Trabalho, etc.);

  • Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário;

  • Federação.

Dessa maneira, esses termos são nomes próprios ou representam entidades específicas, portanto, requerem iniciais maiúsculas.

Dica importante:

Desse modo, não esqueça, escrever corretamente não é apenas uma questão de evitar erros, mas de demonstrar competência e cuidado com sua redação

Além do mais, aprecie a chance de mostrar aos avaliadores que você tem domínio pleno da língua portuguesa! 

>> Leia também: quando usar letra maiúscula na redação?

Por fim, com essa lista detalhada de ministérios para usar na redação do Enem, seu agente não será apenas o “governo”! E sabe o melhor jeito de decorar todos para usar na redação? Então, escolha um tema no nosso blog, faça uma redação e mande para nossa equipe de corretores!

Sair da versão mobile