A jornada pela aprovação no ENEM é desafiadora. A principal prova do vestibular, a redação, é aquela que mais demanda esforço por parte dos estudantes e das escolas. O desafio deve-se ao fato de a redação exigir que o aluno integre conhecimentos e demonstre capacidade argumentativa. Além disso, é notável que o perfil dos estudantes mudou nos últimos anos. É pouco comum que os adolescentes desenvolvam, por conta própria, o hábito da escrita.

O acesso às tecnologias e às novas formas de comunicação afasta os estudantes da prática de escrita manual, principalmente, de textos dissertativos-argumentativos. Por isso, a escola precisa desenvolver novas metodologias para ajudar os estudantes neste percurso. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada. Preparamos este artigo para explicar como utilizar a tecnologia na preparação de estudantes de ensino médio para a redação do ENEM e dos principais vestibulares do país.

Acer introduces new Windows 10 PC tailor-made to help students and ...

Leia até o final e descubra:

  • Como preparar estudantes de ensino médio para a redação.

  • Como construir uma rotina de estudos para a escrita da redação.

  • Como acompanhar o desenvolvimento dos estudantes;

  • Como avaliar habilidades, oportunidades e dificuldades de aprendizado.

  • Como aplicar tecnologia para aprimorar a metodologia de ensino.

Como preparar estudantes de ensino médio para a redação?

Muitos estudantes de ensino médio têm dificuldades na preparação para as provas de redação nos vestibulares. Essas dificuldades podem ter como origem a falta de preparação durante o ensino fundamental ou, ainda, a frustração com os desafios da dissertação argumentativa. Afinal, o caminho para ir das primeiras linhas à nota mil é marcado por inúmeros erros, acertos e novas tentativas.

A redação é a prova com maior carga de complexidade, porque requer do estudante a habilidade de relacionar conteúdos de áreas distintas para defender seu argumento. Além disso, é uma prova que testa a capacidade de resolver problemas e propor soluções a partir dos conhecimentos obtidos durante a formação. Por isso, é importante que o estudante aprenda:

  • Características estruturais da redação do ENEM e dos vestibulares;

  • Construir argumento embasados nos conhecimentos científicos de sua trajetória escolar;

  • Utilizar as regras gramaticais corretamente para aprimorar sua comunicação escrita.

Para desenvolver uma metodologia que garanta o sucesso dos estudantes nestes três pilares é preciso aplicar recursos tecnológicos que aumentem a qualidade didática do processo de ensino e aprendizagem. Essas tecnologias precisam otimizar os aspectos fundamentais da preparação para a prova de redação:

  • Rotina de estudos consistente;

  • Acompanhamento da evolução do estudante;

  • Ampliação da capacidade argumentativa.

Rotina de estudos para Redação do ENEM

A prática periódica da escrita de redação aprimora a habilidade do estudante. No entanto, é difícil para as escolas proporem esta rotina de estudo que, é claro, vai além de solicitar uma redação por semana. É preciso estruturar o programa de treinamento de escrita, indicando para o estudante quais os objetivos de cada etapa. Dessa forma, é possível criar um programa com as seguintes etapas:

  1. Compreensão do tema

  2. Levantamento de teses e argumentos

  3. Estrutura da introdução

  4. Escrita de argumentos e argumentações

  5. Levantamento de propostas de solução

  6. Escrita da conclusão

Você pode alinhar estas etapas entre as aulas teóricas e as tarefas práticas de escrita. Há duas formas básicas de utilizar esta estrutura. Você pode propor aos estudantes a escrita de cada etapa ou propor que escrevam redações completas, indicando qual será o foco da avaliação e do feedback. Aliás, as duas principais características de um plano de aprendizagem de redações, que mantenha os estudantes em uma rotina de estudos, são os objetivos e os feedbacks.

Primeiro, porque é importante que os vestibulandos criem um pensamento mais estruturado sobre as partes da redação. Logo, estabelecer uma divisão de objetivos de aprendizagem facilita essa compreensão. Além disso, o feedback personalizado de cada redação é enriquecedor para o estudante. Assim, ele saberá quais são suas habilidades já desenvolvidas e aquelas que precisam de maior dedicação.

Como funciona a correção da redação do Enem? | Blog Catho Educação

Acompanhamento do estudante vestibulando

O processo de aprendizagem da redação exige da escola a gestão de competências dos estudante. Isso significa que, para ajudar o aluno a desenvolver suas habilidades, a escola precisa conhecer:

  1. As habilidades que o estudante já desenvolveu;

  2. As habilidades que precisa desenvolver;

  3. As oportunidades de aprendizagem;

  4. As dificuldades de aprendizagem.

O plano de treinamento de habilidades desenvolvido para a rotina do estudante deve considerar estes quatro aspectos. Abaixo, vamos demonstrar como você pode avaliar o estudante para construir um plano personalizado.

Avaliação de habilidades

Tradicionalmente, as provas bimestrais ou semestrais teriam como objetivo avaliar as habilidades dos estudantes. No entanto, para além dos requisitos legais para aprovação, existem outros métodos de avaliação. No que se refere à redação, é possível avaliar os estudantes na prática. De forma simples, basta pedir que escrevam uma redação no modelo do ENEM e, depois, avaliar o estado atual das habilidades do estudante. Para isso, você precisa listar as competências exigidas pelo ENEM e, então, verificar se o estudante já consegue cumprir tais diretrizes.

O ENEM avalia cinco competências na prova de redação:

  1. Domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

  2. Compreensão do tema e aplicação de conceitos de diferentes áreas do conhecimento, dentro da estrutura do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

  3. Seleção, organização e interpretação de informações, fatos e argumentos em defesa da tese levantada;

  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos para construção da argumentação;

  5. Proposta de intervenção para o problema abordado.

Diante da primeira redação do estudante, você pode fazer uma avaliação quantitativa e uma avaliação qualitativa dessas competências. Para isso, atribua uma nota, conforme o padrão de avaliação do ENEM e descreva como cada competência pode ser melhorada. Com base nos resultados, você pode construir um plano de estudos personalizado para cada estudante. Se preferir, também é possível criar pequenos grupos de estudos com alunos que possuem dificuldades semelhantes.

Oportunidades e dificuldades de aprendizado

Após mapear as habilidades dos estudantes, você precisa conhecer suas principais dificuldades de aprendizado e as oportunidades para facilitar o desenvolvimento das competências necessárias. Há diferentes formas de conhecer estes aspectos. Citaremos algumas:

  • Verificação do desempenho dos estudantes nas demais disciplinas;

  • Reunião com professores sobre as dificuldades dos estudantes e os métodos já aplicados que foram efetivos para o aprendizado;

  • Entrevista com os pais para conhecer o dia a dia dos estudantes;

  • Entrevista com o próprio aluno para compreender suas preferências, motivações e dificuldades.

Com este levantamento, você pode conhecer características do estudante que, normalmente, não são identificadas na sala de aula. Isso é útil para a construção do plano de aprendizagem, porque possibilita organizar metodologias mais eficazes. Por exemplo,

  • Se o estudante tem dificuldade de concentração à noite, evite inserir muitas tarefas para casa. Prefira grupos de estudos durante a tarde ou durante a manhã.

  • Se o estudante tem preferência por aprender assistindo vídeos ou ouvindo conteúdos em áudio, indique material suplementar nestes formatos.

  • Se o estudante tem dificuldade com exatas, proponha jogos ou atividades extraclasse sobre como argumentar com matemática.

Além de propor maior um maior engajamento, deixará claro os diferenciais da sua escola.

Segurança na Relação Professor e Aluno | Colégio Divino Salvador

Redação Online: plataforma prepara estudantes para Redação do ENEM

Mostramos que é possível facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes com

  • Construção de um plano de estudos personalizado;

  • Acompanhamento do estudante;

  • Avaliação de habilidades;

  • Levantamento de oportunidades e dificuldades de aprendizado.

A pergunta agora é: como a tecnologia pode deixar este processo ainda melhor?

Com a plataforma da Redação Online, você consegue fazer o planejamento, acompanhamento, avaliação do aprendizado e muito mais. Além disso, consegue delegar processos repetitivos como a correção de redações. Assim, com a Redação Online, seus alunos recebem feedbacks rapidamente com o detalhamento necessário para desenvolver seu conhecimento na escrita da redação.

Dentro da escola, você pode fazer todo planejamento metodológico e contar com a parceria da Redação Online para colocá-lo em prática. Muitos estudantes já utilizam plataformas digitais para se preparar para os vestibulares. Ao firmar uma parceria com a Redação Online, você utiliza esta tendência dos vestibulandos para aprimorar a didática da sua escola. Como resultado, pais, estudantes e professores ficarão satisfeitos com o desempenho no ENEM. Na prática, os estudantes serão aprovados e a média da escola aumentará significativamente.

USE A PLATAFORMA DO REDAÇÃO ESCOLAS GRATUITAMENTE POR ATÉ 60 DIAS CLICANDO AQUI!

Comentários do Facebook