Como ensinar interpretação e redação no ensino fundamental?

por | mar 2, 2020

O processo de ensino aprendizagem das habilidades e competências para escrita de redação é desafiador para as escolas. O desafio deve-se à impossibilidade de dedicar um profissional para atender às especificidades de cada estudante. Nesse sentido, a redação é, muitas vezes, o principal motivo para reprovação no ENEM e em vestibulares. Além disso, o perfil dos discentes mudou.

A atual geração, com acesso às tecnologias e à informação, tem necessidades de aprendizagem diferentes das gerações anteriores.
Por isso, uma escola que consegue aprimorar seus processos de ensino e aumentar a nota de seus alunos ganha destaque no mercado. Nossa missão na Redação Online é ajudar sua escola a inovar.

As melhorias nesses processos devem trazer, sobretudo, eficiência para a escola. Neste artigo, mostraremos como preparar os estudantes de ensino fundamental para a redação e, ainda, reduzir os custos operacionais. Leia até o final e descubra:

  • Como preparar estudantes de ensino fundamental para a redação?

  • Como reduzir custos na preparação para redação?

  • Plataforma online que prepara estudantes para redação.

Como ensinar redação para alunos de ensino fundamental?

Muitas escolas têm dificuldades ao ensinar as habilidades necessárias para escrita de redações. A redação é uma prova com maior carga de complexidade, pois exige do estudante a transmissão formal da integralização de seu conhecimento. Afinal, além do estudante dominar os aspectos formais da redação, em cada tipologia textual, é preciso interpretar e apresentar argumentos contundentes e embasados. Este embasamento resulta da integralização dos conhecimentos obtidos ao longo da formação. Logo, o ensino da redação deve objetivar:

  • Transmitir os aspectos estruturais do texto;

  • Garantir o uso correto de gramática e vocabulário;

  • Praticar a utilização de diferentes conhecimentos como base argumentativa.

Para garantir o sucesso nestes três pilares, é preciso disponibilizar:

  • Metodologia inovadora;

  • Motivação dos estudantes;

A metodologia aplicada às aulas de redação e interpretação para estudantes do ensino fundamental deve estar alinhada com as exigências do ENEM e dos principais vestibulares do país. Dessa forma, além de contribuir para a formação integral do estudante, as aulas de redação serão um preparatório para a continuidade dos estudos, com ingresso na Universidade.

Além de aprimorar a metodologia, é importante criar estratégias para motivar os estudantes. Para isso, é necessário conhecer o perfil de estudantes na sala de aula. Faça uma rápida observação e você perceberá que os alunos já possuem acesso à informação. Portanto, o ensino das habilidades para compor redações deve ir além da mera transmissão de regras, normas e diretrizes.

O percurso para qualificar a escrita de redações é árduo. Por isso, tenha propostas para o engajamento da comunidade escolar. Uma das estratégias possíveis é a organização de um livro com as redações corrigidas. Alunos e professores podem separar as redações por temática e por anos. Além disso, o livro pode ser finalizado em versão digital. Dessa forma, não há custos para a escola e todos os estudantes podem compartilhar com familiares e amigos.

Como reduzir custos na preparação para redação?

Metodologia e motivação mantêm os estudantes no caminho do sucesso na escrita das redações. Agora, é preciso pensar no ponto de vista operacional. Como fazer o gerenciamento dessa inovação sem aumentar os custos?

Saiba que é possível aplicar essas inovações reduzindo os custos da escola. Basta utilizar tecnologia! Além de reduzir custos financeiramente, a utilização de tecnologia também é estratégica em outras perspectivas. Portanto, é possível reduzir custos:

  • Monetários;

  • Comportamentais;

  • Temporais;

  • Psicológicos.

Os custos monetários ao implantar tecnologia em seu processo de ensino são reduzidos significativamente. No entanto, não são apenas os aspectos monetários. Com tecnologia, você também reduz o número de atividades da sua equipe profissional. Afinal, para corrigir redações internamente, é preciso:

  • Contratar corretores;

  • Treinar os professores;

  • Escanear redações;

  • Arquivar redações corrigidas;

  • Preencher formulários de notas.

Com recursos tecnológicos, muitas dessas atividades serão automatizadas ou excluídas.  Seus professores de redação certamente investem muito tempo nas correções. Sem tecnologia, a solução seria contratar mais pessoas. Com tecnologia, você consegue manter o número de professores e acelerar as correções. Há também uma economia de recursos psicológicos, no sentido de reduzir o esforço de estudantes e professores no processo de ensino e aprendizagem. Veja abaixo como isso é possível.

Redação Online: plataforma prepara estudantes em parceria com escolas

Agora que você já sabe quais estratégias aumentam a qualidade da metodologia e percebeu que é possível reduzir os custos do ensino de redações, você deve se perguntar como fazer isso. Basta utilizar a melhor plataforma de preparação de estudantes para redação de ENEM, vestibulares e concursos públicos.

A Redação Online faz parceria estratégica com as principais instituições de ensino do país. A sua escola também pode fazer parte dessa revolução. Há diferentes benefícios para sua escola, entre eles:

  • Benefícios funcionais

  • Benefícios experimentais

  • Benefícios sociais

Os benefícios de nível funcional são aqueles associados à finalidade da escola. O propósito das aulas de redação é facilitar o desenvolvimento das habilidades necessárias para que o estudante aprimore sua escrita. Então, quando as dificuldades do aluno persistem, é preciso transformar o método e os recursos aplicados para atingir o propósito da instituição. A inovação tecnológica traz este benefício, pois qualifica os estudantes, com eficiência operacional. O estudante recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita. Será que o número atual de professores na sua escola consegue entregar as redações rapidamente com esta correção detalhada?

enem 2020

No mesmo sentido, há benefícios experimentais para a escola. Afinal, somente as melhores instituições de ensino do país investem em inovação. Com a tecnologia, seus alunos estarão qualificados e sua gestão também. Por isso, os benefícios sociais são consequências lógicas. Ao estruturar uma escola com gestão inovadora, focada no ensino de qualidade e na inovação, a instituição ganhará maior visibilidade. A aprovação dos egressos nos vestibulares é um diferencial importante para os pais que procuram uma escola para seus filhos.

Conclusão

Neste artigo, você descobriu:

  • Como preparar estudantes de ensino fundamental para a redação?

  • Como reduzir custos e aumentar a qualidade do ensino?

Além disso, conheceu alguns dos benefícios da plataforma Redação Online para sua escola. Sabemos que gestores de escolas têm diferentes níveis de responsabilidade, tais como:

  • Pedagógica

  • Financeira

  • Social

  • Administrativa

Por isso, você precisa avaliar se os recursos utilizados na escola estão facilitando sua gestão. Com uma plataforma online de ensino e correções de redação, todas essas responsabilidades serão atendidas. Como explicamos, a tecnologia qualifica a metodologia utilizada. Portanto, há um impacto direto em suas responsabilidades pedagógicas. Além disso, impacta o orçamento da escola com uma significativa redução de custos.

Outro fator que corrobora a implementação de tecnologia é sua responsabilidade direta com o processo de aprendizagem. Ao reconhecer que a nova geração de estudantes precisa de metodologias diferentes da sua própria geração, você tem o compromisso de escolher as melhores inovações. O reconhecimento da sua gestão é a consequência de escolhas centradas no desenvolvimento da nova geração.

Finalmente, as responsabilidades social e administrativa dos gestores de escolas também são atendidas. O aspecto social está relacionado com um ganho de visibilidade e atenção ao propósito da instituição. Já os aspectos administrativos serão atendidos considerando uma maior retenção dos estudantes. Afinal, ao perceberem o avanço de seus filhos, os pais estão mais propensos a manter a matrícula e avançar a parceria para o ensino médio.

A retenção dos estudantes em decorrência do sucesso na aprendizagem é a marca de uma gestão escolar estratégica e qualificada. As melhores escolas do país investem em inovação. Por isso, esteja entre os gestores inovadores e invista com estratégia na formação dos estudantes do ensino fundamental.

Tenha nossa plataforma na sua escola! Dúvidas?

[maxbutton id=”7″ url=”https://wa.me/554891829492?text=Ol%C3%A1%2C%20como%20funciona%20o%20Reda%C3%A7%C3%A3o%20Online%20para%20Escolas%20e%20Faculdades%3F” text=”Falar com um consultor” ]

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM