logo redação online

REPERTÓRIOS: 45 filmes e séries que abordam o tema DEPRESSÃO

Se você acompanha todos os nossos posts por aqui, sabe que usar filmes e séries para justificar nossos argumentos na redação pode ser muito enriquecedor. Por isso, preparamos uma lista de 45 filmes e séries que abordam a temática da DEPRESSÃO. Confira:

Filmes e séries: As Horas (2002)

O filme companha a vida de três mulheres: Virginia Woolf, famosa escritora e poetisa depressiva que viveu no início do século 20, uma dona de casa dos anos de 1950 e uma mulher nos dias atuais. Virginia, na época, tentava terminar o seu livro “Mrs. Dalloway” enquanto lidava com a depressão, enquanto as outras mulheres de alguma forma estavam ligados a ele – e também a ela.

Mary e Max – Uma Amizade Diferente (2009)

É uma animação que acompanha uma solitária garota australiana que desenvolve uma linda amizade com um velho judeu na cidade de Nova York. Um filme sensível, cheio de pequenos momentos e de encher o coração.

As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Charlie é um adolescente depressivo que tem tendências suicidas, pois viu seu amigo se matar. Após passar um tempo internado em um hospital psiquiátrico, ele começa a ir na escola e acaba conhecendo um grupo de amigos que o ajudam.

gifs as vantagens de ser invisivel renovador •

As Virgens Suicidas (1999)

Acompanha um casal conservador e suas filhas, que são alvos de investidas dos garotos da vizinhança e da escola. Uma das filhas luta contra a depressão.

Geração Prozac (2001)

Uma jovem é aceita em Harvard e lida com depressão clínica. Ela encontra dificuldades para aceitar sua condição e procurar um tratamento para poder seguir a vida.

Melancolia (2011)

Este filme trata da Melancolia – um dos aspectos da depressão. A maneira como este sentimento é mostrado é devastadora. O longa acompanha duas irmãos que vêem o mundo acabar aos poucos – enquanto uma lida calmamente com a situação e a outra se desespera.

Moonrise Kingdom (2012)

Apesar de ser um lindo filme com pitadas de comédia, trata também de assuntos que assolam a humanidade. Se passa em 1965, em uma região onde as pessoas formam uma comunidade possivelmente imune aos problemas do mundo afora. Dois adolescentes, Sam e Suzy, se apaixonam e decidem fugir antes que uma tempestade chegue ao local.

This is Us (2016)

Em diversos episódios a série retrata a crise de ansiedade e ataque de pânico, vividos pelo Randall. Além dele, também tem a depressiva Kate, que sofre de compunção alimentar, e o Kevin, que vive um alcoólatra. Os três irmãos sofrem de depressão e ansiedade, cada um de um modo diferente, e a série sempre aborda a importância do suporte familiar e o caminho para o tratamento.

This Is Us: Vem chorar com essa série na Fox Life | Paula Carvalho

Pequena Miss Sunshine (2006)

Apesar de ser um filme de comédia e não parecer, este longa se trata de depressão, e como uma garotinha é vista pela família como a “última esperança” para que eles se sintam bem, em meio a tantas emoções negativas em torno dela.

Terapia de Risco (Side Effects, 2013)

Conta a história de um homem que sai da prisão depois de ser condenado por abuso de informação privilegiada. Quando chega em casa, porém, sua esposa tem um episódio grave de depressão e começa a tomar um novo remédio.

Se Enlouquecer, Não se Apaixone (2010)

O filme tem como protagonista um garoto de 16 anos que se torna muito depressivo. Por isso, ele se interna voluntariamente em um hospital psiquiátrico.

Explicando a Mente (2019)

O terceiro episódio da série Explicando a Mente, da Netflix, traz 22 minutos sobre ansiedade. Ele mostra efeitos da ansiedade no nosso corpo, como são os sintomas da ansiedade e de um ataque de pânico, como as redes sociais contribuem com o transtorno, e como a terapia cognitiva comportamental ajuda a controlar a mente para evitar novas crises.

Cake: uma Razão para Viver (2014)

O luto pode desencadear uma depressão devastadora. Este filme mostra a vida de uma mãe após perder o filho em um acidente de carro. Ela fica sem esperanças, até que resolve desapegar de tudo que conhece para dar novo sentido às coisas de sua vida.

The Fundamentals of Caring (2016)

O Filme mostra como o exercício da empatia pode ser fundamental para ajudar a lidar com a depressão. Após sofrer uma perda trágica, o Ben perde o rumo e resolve tornar-se cuidador pessoal. Seu primeiro paciente é Trevor, um adolescente de 18 anos com distrofia muscular e um senso de ironia afiadíssimo. Esta relação torna-se importante para ambos.

Not Alone (2017)

Trata-se de um documentário que tem como mote a perda de Jacquline, cuja melhor amiga se suicidou aos 16. Para compreender melhor o que motivou a garota a tomar uma atitude tão radical, ela entrevistou vários jovens. Nas conversas intimistas que são mostradas para o público, foram abordados temas como depressão, ansiedade, automutilação, tentativas de suicídio etc.

Foi Apenas um Sonho (2008)

O longa se passa nos anos 1950 e conta a história de Frank e April. Em princípio, os dois formam um casal feliz e idealista, que despreza a rotina suburbana e se gabam de serem autênticos. À medida que o tempo passa, porém, Frank se consome em um emprego medíocre e April leva um dia a dia monótono de dona de casa. Para espantar a depressão que vem destruindo os dois e o relacionamento, April propõe que recomecem a vida em Paris.

Divertida Mente (2015)

Com um enredo complexo, mas compreensível para as crianças, essa animação apresenta lições cruciais também para o público adulto. Conta a história de Riley, uma garotinha de 11 anos que enfrenta mudanças importantes em sua rotina.

When your boss asks you to stay late on a Friday to finish an ...

13 Reasons Why (2017)

A controversa série adolescente foi acusada de glamourizar o suicídio e de mostrar cenas pesadas de bullying e estupro para um público vulnerável. Contudo, há estudos como um da Universidade Northwestern que indicam que o seriado abriu espaço para conversas difíceis, porém necessárias, entre pais e filhos. A série começa com os fatos que desencadearam na depressão e o suicídio de Hannah Baker.

O Babadook (2014)

Além de tratar das diversas perdas que a decisão de ter um filho impõe à vida da mulher, o filme aborda o tema da solidão materna e os impactos de uma depressão pós-parto não tratada.

O Mínimo para Viver (2017)

O enredo fala da falta de esperança e de perspectivas de Ellen, que encontra-se em depressão por conta de um distúrbio alimentar sério, a anorexia. Ao encontrar um médico pouco convencional e outros jovens com outros problemas, ela passa a encarar o futuro com mais otimismo.

Por Lugares Incríveis (2020)

O filme aborda temas como luto, depressão, ansiedade, suicídio e solidão na ótica de dois adolescentes. Violet e Theodore se conhecem em circunstâncias estranhas, mas constroem uma amizade forte.

por lugares incríveis | Tumblr

Reine Sobre Mim (2007)

Charlie Finema, um homem que perdeu toda a sua família no atentado de 11 de setembro, entra em uma depressão profunda. No meio de todo esse caos, ele reencontra um amigo da faculdade e, aos poucos, começa a ver sentido novamente na vida.

A História sem Fim (1984)

Bastian é um menino com imaginação fértil. Ao tentar fugir de garotos que o atormenta, entra em um livraria e começa a ler um livro que o transporta para um mundo de fantasias. O filme aborda com delicadeza a depressão infantil.

A Liberdade é Azul (1994)

O filme nos apresenta Julie, que perdeu o marido e a filha em um acidente de carro. Devastada, ela tenta cometer suicídio, mas não consegue. No entanto, em certo momento, a protagonista encontra uma obra inacabada do seu marido e isso dá a ela esperança para continuar.

As faces de Hellen (2000)

Neste filme podemos ver a luta da protagonista contra a depressão. Assim como na vida real, a depressão é cheia de altos e baixos, e a pessoa acometida com a síndrome tenta conciliar uma “vida normal” perante os demais, enquanto sozinha, luta com seu instinto suicida. É um filme forte, mas muito realista sobre o tema.

Últimos dias (2005)

O filme é dedicado ao vocalista do Nirvana, Kurt Cobain. Relata os últimos momentos de vida de um artista introspectivo, que está tentando fugir de tudo o que conhece vivendo isolado.

Entre vales (2013)

Filme nacional que mostra a vida de Vicente, um economista casado e pai de família. Ele acaba perdendo a esposa e o filho, e ainda é traído por seu sócio. Esses acontecimentos mexem com seu estado mental e o levam a morar na rua, onde ele aprende a se redescobrir e retomar os eixos de sua vida.

Gente como a gente (1980)

Uma família acaba perdendo um de seus filhos num trágico acidente de carro. O filho mais novo, que estava com o irmão na hora da morte, fica severamente deprimido com a perda. Após tentar cometer suicídio, é internado num hospital psiquiátrico por quatro meses. O filme trata também da falta de tato dos familiares para lidar com a depressão.

Sylvia: paixão além das palavras (2003)

O filme mostra os acontecimentos que levaram ao suicídio da escritora Sylvia Plath. Quando jovem, ela já havia tentando se matar e já sofria de depressão, mas escondeu isso do marido quando o conheceu na faculdade. Durante a vida, a autora dá claros sinais de seus problemas e os problemas no casamento só os acentuam, culminando em sua morte.

Garota Interrompida (1999)

A jovem Susanna Kaysen de 18 anos é diagnosticada com a Síndrome de Borderline e é internada numa clínica. Por lá, conhece a realidade de várias garotas que sofrem com transtornos psicológicos, alimentares e traumas.

Garota interrompida. (с изображениями) | Анджелина джоли, Мрачные ...

O estranho em mim (2008)

O filme relata um dos tipos de depressão que mais acomete mulheres no mundo: a depressão pós-parto. Rebecca, a personagem principal, passa a sofrer com o transtorno após dar a luz e rejeita seu filho, sendo internada pelos familiares. O longa retrata a realidade dessas mulheres, que são julgadas pela sociedade e família.

Um novo despertar (2011)

Walter é um homem que sofre há muitos anos com a depressão e acaba encontrando uma válvula de escape para a sua vida ao começar a usar um fantoche de castor em sua mão. O problema começa quando “a brincadeira” o afasta das pessoas e até dele mesmo.

Ela (2014)

Theodore Twombly é um homem complexo, emotivo e depressivo que trabalha escrevendo cartas pessoais para outras pessoas. Com o coração partido após o final de um relacionamento, ele acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador chamada Samantha.

Anomalisa (2015)

Conta a história de Michael Stone, um autor de livros motivacionais que, apesar de ser um especialista em ajudar as pessoas a viverem melhor, está clinicamente deprimido.

Anomalisa GIFs - Get the best GIF on GIPHY

O Melhor Pai do Mundo (2009)

O filme faz um comparativo entre a falta de empatia de grande parte das pessoas em relação aos indivíduos deprimidos e a comoção que ocorre quando alguém tira a própria vida.

Irmãos Desastre (2014)

Maggie e Milo são irmãos gêmeos e estavam afastados, porém, ao saber que o irmão tentou tirar a própria vida, Maggie se reaproxima dele. Juntos os dois começam a lutar para encontrar um propósito em suas vidas.

Interiores (1978)

Neste filme a depressão é contada do ponto de vista dos familiares do indivíduo com depressão, que também sofrem com o problema.

Hora de Voltar (2004)

Andrew Largeman acredita que foi o responsável pelo acidente que fez com que sua mãe se tornasse deficiente e, tempos depois, viesse a falecer. O fardo dessa culpa fez com que ele se tornasse cada vez mais deprimido.

Numb (2007)

Conta a história de um roteirista de sucesso cujo psiquiatra o diagnostica com depressão e distúrbio de despersonalização, receitando a ele uma série de medicamentos.

O Lado Bom da Vida (2012)

O filme mostra a história de um homem e uma mulher que sofrem de transtornos emocionais e que, após se conhecerem, começam a descobrir juntos o lado bom da vida.

o lado bom da vida gifs | WiffleGif

Beleza Americana (1999)

Lester é casado, tem filhos, um emprego, mas de repente tudo deixa de fazer sentido para ele, que se torna cada vez mais deprimido. Tudo parece mudar quando ele conhece uma jovem e se encanta por ela, entretanto, nem tudo sai da forma como esperava.

Direito de Amar (2009)

George vê sua vida perder o sentido após o falecimento do seu companheiro, um homem com quem se relacionou por dezesseis anos. Então, começar a planejar como irá tirar sua própria vida.

Veronika Decide Morrer (2009)

Veronika é uma jovem que vive aparentemente uma vida perfeita, porém não sente vontade de viver e tenta o suicídio. Após duas semanas em coma, ela acorda no hospital de uma clínica onde ficará internada para tratamento e descobre que ficou com graves sequelas. Durante a sua internação, Veronika percebe que gostaria de aproveitar da melhor maneira o tempo de vida que lhe resta.

After Life (2019)

A série tem como protagonista Tony, que entra em depressão após a morte de sua amada esposa. Ele pensa em suicídio e acredita que não vale mais a pena ser educado com ninguém, e todo o carinho que restou dentro de si, vai para a sua cachorra. Mas seus amigos e familiares não desistiram de ajudá-lo a superar a perda.

O Psicólogo (2009)

Henry é um psicólogo de celebridades em Los Angeles. Desiludido com sua carreira e vida pessoal, a única esperança de salvação para Henry poderia ser seu primeiro caso fora das celebridades, uma bela, porém problemática garota, Jemma.

LEIA MAIS:

Tema de Redação: Ansiedade e depressão em tempos de pandemia

Tema de redação: Depressão e seus impactos na sociedade brasileira

Tema de redação: Depressão no meio acadêmico

Tema de Redação: Excesso de trabalho e saúde mental

Tema de Redação: Saúde mental no século XXI

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes