Lucas Felpi, que tirou nota 1000 na redação do ENEM 2018, trouxe uma dica de um repertório sociocultural icônico dos anos 2000 para vocês: como usar o filme  MENINAS MALVADAS na redação! Bora fazer o barro acontecer?

Primeiramente, confira a ficha técnica e sinopse do filme antes de conferir como usar MENINAS MALVADAS na redação:

MENINAS MALVADAS (filme): 2018 • 2h13min • 14+

Sinopse: “Cady Heron cresceu na África e sempre estudou em casa, nunca tendo ido à escola. Após retornar aos Estados Unidos com seus pais, ela se prepara para iniciar sua vida em uma escola pública. Logo Cady percebe como a língua venenosa de suas novas colegas pode prejudicar sua vida e, para piorar ainda mais sua situação, Cady se apaixona pelo garoto errado.”

ENSINO DOMICILIAR

Pelos últimos 12 anos, Cady Heron foi educada pelos pais em casa enquanto vivia na África. Ao se mudar para Evanston, EUA, ela passa a frequentar uma escola pública, sendo obrigada a se adequar a protocolos de socialização estranhos a ela. O filme originalmente seria intitulado “Homeschooled”.

ESTEREÓTIPO DO CONTINENTE AFRICANO

A personagem principal não revela o seu país de origem, sendo referido apenas como “África”. Tal fato, somado às cenas de alusões com animais selvagens na escola, reafirma a generalização do continente africano a uma massa homogênea de território dominado pelo mundo animal e visto como “terceiro mundo”.

BULLYING NAS ESCOLAS

Ao entrar no Colégio North Shore, Cady é apresentada ao grupo mais importante da escola: Regina George, Gretchen Wieners e Karen Smith. Elas são a elite do mundo feminino no colégio, admiradas porém temidas por serem cruéis com os comportamentos e aparências das demais. Afinal, elas são as Meninas Malvadas.

RIVALIDADE FEMININA

As três garotas guardam um Burn Book: um livro de anotações com defeitos e xingamentos sobre as outras mulheres da escola, exemplo de rivalidade feminina na adolescência. A comparação exacerbada e a competição entre as meninas é prejudicial a todas: são inseguranças internas projetadas umas nas outras.

CULTO AO CORPO

“Meninas Malvadas” retrata bem a obsessão de jovens com sua imagem corporal: até mesmo a abelha-rainha Regina George e suas amigas sofrem com a imagem de seus corpos no espelho. Um episódio marcante é quando Cady, para atacar Regina, entrega barras de proteína à colega para que ela ganhe peso.

HOMOFOBIA

Janis e Damien são melhores amigos do grupo de artistas da escola, constantemente alvos de homofobia pelos demais. Durante uma apresentação musical, Damien leva um tênis atirado no rosto pelos garotos do colégio; Janis é alvo de rumores sobre sua sexualidade criados por Regina George.

FEMINISMO

Ao final do longa, a mensagem é de sororidade e união feminina. As garotas deixam de brigar por garotos e de rebaixarem umas às outras, para abrir espaço às suas verdadeiras identidades. A autora do livro que originou o filme, Rosalind Wiseman, viaja o mundo ensinando adolescentes a serem gentis nas escolas.

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO

Tema: “A prática de bullying nas escolas brasileiras”

No filme “Meninas Malvadas”, Regina George e suas colegas são consideradas as abelhas-rainhas que aterrorizam as demais garotas do Colégio North Shore. Ao longo da trama, Cady, a garota nova, percebe que o bullying praticado tem como origem a insegurança das próprias meninas malvadas. Fora das telas, é fato que grande parte das escolas brasileiras apresentam práticas semelhantes de bullying, que são responsáveis por gerarem efeitos a longo prazo em suas vítimas e são muitas vezes causadas por inseguranças internas dos opressores.

Agora que você já sabe como usar MENINAS MALVADAS na redação, não deixe de enviar sua redação pra gente conferir como ficou, hein?

QUERO APRENDER REDAÇÃO!

Comentários do Facebook