Lucas Felpi, que tirou nota 1000 na redação do ENEM 2018, preparou uma dica de repertório sociocultural para vocês: como usar STAR WARS, a saga mais famosa do cinema, na redação! Anote tudo e que a força esteja com você!

GIF by Star Wars - Find & Share on GIPHY

SAGA: STAR WARS

1977-2019 • 9 filmes • 13+

Sinopse: “A princesa Leia é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader. Luke Skywalker e o capitão Han Solo precisam libertá-la e restaurar a liberdade e a justiça na galáxia.”

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Em Star Wars, o desenvolvimento científico é retratado como motor das inovações que permitem, entre outros, a viagem intergaláctica. Porém, também é mostrado o “lado sombrio” da tecnologia: a possibilidade de criação de super armas, como a Estrela da Morte, que pode aniquilar planetas inteiros.

RELIGIÃO

Não há dúvidas de que George Lucas cria a Força como uma alegoria a diversas religiões ocidentais e orientais, com referências bíblicas. Teóricos apontam semelhanças entre o personagem Luke Skywalker e Moisés. Em 2001, o ‘Jediísmo’ era a quarta maior religião no Reino Unido (Fonte: ONS-UK).

USO DA VIOLÊNCIA

Com filmes de ação e aventura, a saga apresenta um considerável teor de violência. Entretanto, os Jedi transmitem a mensagem do pacifismo: no Episódio V – O Império Contra-ataca, Mestre Yoda explica a Luke que um Jedi usa a Força somente para meios de informação e autodefesa – e nunca para agressão.

Luke Skywalker GIF by Star Wars - Find & Share on GIPHY

RESPEITO AO IDOSO

Mestre Yoda é o principal membro do Conselho Jedi, admirado por suas habilidades com a Força e sua vasta sabedoria. Embora personagem fictício, o pequeno verde ancião manifesta a importância da valorização dos mais velhos em quesitos de experiência e ensinamentos.

TRANSTORNOS MENTAIS

Em um artigo de 2015, psicólogos argumentam que Star Wars é um exemplo de temas psiquiátricos: C3PO tem TOC; Yoda tem dislexia superficial; Luke Skywalker, esquizofrenia prodrômica. E Jar Jar Binks é um exemplo facilmente identificável de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

TIRANIA E QUEDA DA DEMOCRACIA

A segunda trilogia mostra como democracias viram ditaduras. Sheev Palpatine, que é chanceler da República, conspira para atacar a imagem dos Jedi, provocar o medo e tomar o controle como imperador. A lição é sintetizada nas palavras da senadora Padmé Amidala: “Então é assim que a liberdade morre, com um estrondoso aplauso”.

Star wars the last Jedi on We Heart It

MOVIMENTOS ATIVISTAS

Após a ascensão do Império galático, Jedis e forças opositoras se unem para formar a Aliança Rebelde em prol da liberdade e da volta da democracia. O sentimento de revolta popular dos heróis se assemelha ao de movimentos contemporâneos de ativismo por direitos fundamentais ao redor do planeta.

DISCURSO DE ÓDIO

Declarando os Jedi como traidores, Palpatine solicitou a execução da Ordem 66: autorização para um genocídio dos Jedi pelos stormtroopers. Milhares foram mortos ao redor da galáxia pela ordem fascista. O nome dos soldados espaciais não era coincidência: a ala paramilitar original do Partido Nazista era chamada de Sturmabteilung (Storm Division).

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO

Tema: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” (Enem 2016)

“No universo de ‘Star Wars’, os mestres Jedi foram aniquilados pelos lordes Sith, seguidores de uma seita inimiga. Liderados por Darth Sidious, eles depuseram a República e instauraram um regime ditatorial. Fora dos cinemas, a intolerância religiosa é uma realidade no Brasil, tornando necessário o seu combate, para a manutenção da liberdade individual e da cidadania.”

*Introdução por Débora Aladim, usada no Enem 2016 com nota 920

APROVEITE O CUPOM HELPDOFELPI PARA GANHAR 35% DE DESCONTO EM NOSSA PLATAFORMA! CLIQUE AQUI!

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir nosso perfil no instagram: @redacaonline

QUERO APRENDER REDAÇÃO!

LEIA MAIS:

Como usar HARRY POTTER na redação?

Como usar JOGOS VORAZES na redação?

Como usar a série GAME OF THRONES em suas redações?

Como usar a série GREY’S ANATOMY nas redações?

Como usar a série ELITE em suas redações?

Comentários do Facebook