logo redação online

Como usar JOGOS VORAZES na redação?

Lucas Felpi, que tirou nota 1000 na redação do ENEM 2018, preparou uma dica de repertório sociocultural para vocês: como usar a série de filmes e livros JOGOS VORAZES na redação! Bora anotar tudo?!

Gifs – Jogos Vorazes | Meu mundo Invisível

JOGOS VORAZES

2012-2015 • 3 livros • 4 filmes • 12+

Sinopse: “A antes América do Norte, agora formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pelo Presidente Snow. Uma das formas com que a Capital demonstra seu poder é pelos ‘Jogos Vorazes’, competição anual em que um garoto e uma garota de cada distrito são selecionados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã participe, Katniss se oferece em seu lugar. Até onde ela estará disposta a ir para ser vitoriosa nos ‘Jogos Vorazes’?”

CONCENTRAÇÃO DE RENDA

Panem é um país construído à base de desigualdades sociais. Os 12 distritos são vistos como meras propriedades do Estado que servem apenas para abastecer a Capital, sede do luxo e da riqueza. No Brasil, os cinco homens mais ricos detém o mesmo que 50% da população mais pobre, segundo estudo da Oxfam em 2018.

FOME

Como classes sociais, os distritos mais altos na hierarquia, 1 e 2, são os mais ricos, enquanto os mais baixos, 11 e 12, são os com piores condições de vida, habituados com a miséria e com a fome. Para sobreviver, Katniss Everdeen, uma moradora do distrito 12, aprende a caçar nas áreas florestais proibidas.

Autora de Jogos Vorazes lançará livro que se passa 64 anos antes ...

TOTALITARISMO/VIGIAR E PUNIR

Assim como diz Foucault no livro “Vigiar e Punir”, o papel do Estado totalitário de Snow é o de controlar a subversão pela guarda policial (ironicamente chamados de Pacificadores) e o de impôr punições. Os ‘Jogos Vorazes’ é o maior exemplo: após uma rebelião, jovens de cada distrito são selecionados para lutarem até a morte em um reality show.

SOCIEDADE DO ESPETÁCULO

Os Jogos Vorazes traçam claras relações com a Sociedade do Espetáculo de Guy Debord e a Indústria Cultural da Escola de Frankfurt. Inicialmente um marco de lembrança da opressão, tornaram-se entretenimento com tecnologia de ponta, transmitidos ao vivo e parte da estratégia de alienação em massa.

PAPEL DA MÍDIA

Ao dar início a uma nova revolução, Katniss se torna símbolo e rosto da rebelião. Durante “A Esperança”, vemos o processo de produção de propagandas políticas e o papel que as chamadas televisivas desempenham no levante da população. Pequenos detalhes como cenário, figurino e entonação são cruciais.

De "Jogos Vorazes: A Esperança - O Final': GIFs que aumentam a ...

CRIMES DE GUERRA

A saga reflete de início a fim sobre o caráter dos crimes de guerra. Nos Jogos, matar é equivalente a sobreviver. Gale acredita que seja impessoal; Katniss discorda. Durante a guerra à Capital, diversos crimes são cometidos, como explosões a hospitais e massacre de crianças. Seria guerra justificativa?

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO

Tema: “O poder de manipulação das mídias na sociedade brasileira”

Na célebre trilogia “Jogos Vorazes” de Suzanne Collins, o Estado autoritário de Panem contém os motins populares por meio da repressão e da realização dos chamados Jogos Vorazes. O evento anual é televisionado e a violência selvagem imposta aos participantes é construída de modo a aparentar culpa dos distritos e repreender revoltas contra o status quo. Paralelamente, a propaganda política é um grande mecanismo de manipulação midiática no Brasil, que usa de fake news e efeitos emocionais para alienar eleitores.

APROVEITE O CUPOM HELPDOFELPI PARA GANHAR 35% DE DESCONTO EM NOSSA PLATAFORMA! CLIQUE AQUI!

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir nosso perfil no instagram: @redacaonline

LEIA MAIS:

Como usar HARRY POTTER na redação?

Como usar a série DARK em suas redações

Como usar a série GAME OF THRONES em suas redações

Como usar o filme CORINGA nas redações?

Como utilizar o filme PARASITA na redação

Como usar o filme O POÇO nas redações?

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes